Páginas

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

UMA QUESTÃO DE COERÊNCIA...

TODO O MUNDO USA A WIKIPEDIA...
POR MÊS SÃO REGISTADAS CERCA DE 470 MILHÕES DE CONSULTAS...
A WIKIPEDIA CONTEM MAIS DE 1.000.000 DE ARTIGOS, EM MAIS DE 40 LÍNGUAS...
A WIKIPEDIA FOUNDATION É UMA INSTITUIÇÃO SEM FINS LUCRATIVOS...
A FUNDAÇÃO SOBREVIVE GRAÇAS AOS DONATIVOS QUE RECEBE...
APESAR DE UTILIZADA POR MILHÕES, APENAS UM EM CADA 500, CONTRIBUI...
DO QUE É QUE ESTÁ À ESPERA PARA FAZER UM DONATIVO?
QUE A WIKIPEDIA ENCERRE POR FALTA DE SUPORTE FINANCEIRO?
SEJA COERENTE:  AJUDE A WIKIPEDIA QUE TANTO O AJUDA A SI...

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

GOOD-BYE, CHEETAH...


COM OITENTA ANOS - MUITOS DOS QUAIS VIVIDOS FRENTE A CÂMARAS DE FILMAR - MORREU "CHEETAH" O MAIS CÉLEBRE CHIMPANZÉ DE SEMPRE, CELEBRIZADO PELOS FILMES DE "TARZAN" DOS ANOS 40-50 DO SÉCULO PASSADO...BYE, CHEETAH!

O PASTOR E O REBANHO...


Com a pompa digna de um Paxá indiano, foi a enterrar o falecido "pastor" da Coreia do Norte, numa cerimónia que mais parecia um desfile militar, não fosse o choro lancinante de milhares de figurante que representavam o "rebanho" do grande líder, o pai da pátria, o iluminado, o benfeitor, enfim, um deus que, mau grado todo o poder, não conseguiu envelhecer...O espectáculo prosseguirá, com outros actores, dentro de momentos...

O SEGREDO DOS CROMOSSOMAS...


Dos vários que os humanos possuem, dois deles mereceram, sempre, especial atenção: os cromossomas X e Y que determinam o sexo da pessoa humana aquando da fecundação.
Antes, porém, de nos alongarmos noutros pormenores, uma rápida viagem ao um passado, mais ou menos distante, quando a gente ouvia os homens defenderem as ideias as poligamia pois, segundo constava, existiam sete mulheres e meia por cada homem...Mesmo que isso fosse verdade, não queria dizer que haveria 7,5 mulheres PARA cada homem o que seria um exagero mesmo em termos muçulmanos. A ciência moderna, entretanto, parece já ter destruído esse mito, provando que, em termos estatísticos e a nível mundial, o  numero de homens e de mulheres tende a ser igual...Mas, ainda não conseguiu foi explicar uma série de contratempos que ocorrem desde a fecundação até à idade de procriar da pessoa humana...Vejamos.
Calcula-se que, por cada 270 mulheres fecundadas, 100 te-lo-ão sido com o cromossoma X e 170 com o cromossoma Y (100 do sexo feminino para 170 do sexo masculino)...Durante as três primeiras semanas de gestação, entretanto, essa proporção já terá descido para 100 por 120 e, aquando do nas-cimento, para 100 por 106. Quando se atinge a idade de procriar  relação já estará estabilizada nos 100 para 100. ..Estes segredos ligados a esta hecatombe de fetos do cromossoma Y ainda estão completamente desvendados mas, pelo menos, ficamos com a ideia dessa coisa de dizer que há muito mais mulheres do que homens, apenas para estes justificarem a libido excessivo, não tem  base científica. É bem feito! 

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

BRANDY V.S.O.P. ...

O COLEGA "PRAIA DE BOTE" ACABA DE PUBLICAR MAIS UMA CRÓNICA NOSSA,
SOB O TITULO DE "BRANDY V.S.O.P." EM QUE O BOM GROGUE DE
SANTO ANTÃO TEM FIGURA DESTACADA...

SERÁ TRIGO? SERÁ CEVADA?

OU SERÁ "BOA COMO O MILHO"?

LUZ CHINESA...

Agora, quando você acender a luz é provável que ela pareça mais amarela do que o habitual...O Governo de Portugal acaba de vender a sua posição na E.D.P., que produz a energia que nos ilumina, à China, onde a luz é LÚ SI... Aliás, a "share" foi vendida à empresa TRÊS GARGANTAS, que gere a maior central hidroeléctrica do mundo, construída na China...Não admira que, com tanta garganta tenhamos sido engolidos, deixando de fora, apenas, 4% das acções da EDP...Venha de lá muita LÚ SI, que é o que interessa...

EUSÉBIO...

Embora adepto do rival do lado de lá da 2ª Circular de Lisboa, devo a este homem muitas das alegrias da minha juventude e não só, enquanto integrante da Selecção Nacional de Futebol....
Nesta hora ingrata, desejo que o Menino coloque no sapatinho de Eusébio as melhoras de saúde que todos lhe desejamos...CORAGEM, PANTERA!!!

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

O FIEL AMIGO, GOURMET...


Este Natal, já nos vamos poder dar ao luxo de uma consoada com mais "pedigree" se bem que, provavelmente, menos opulenta...Isto a propósito de o bacalhau de cura tradicional portuguesa, poder e dever, agora, ostentar o selo da UE para ESPECIALIDADES TRADICIONAIS GARANTIDAS...
Parece, finalmente, que os manda-chuvas acabaram por ser convencidos de que a técnica centenária de salga, cura e seca do bacalhau à portuguesa acaba por transformar um peixe vulgar numa autentica iguaria sem paralelo em todo o Mundo..O bacalhau, que os portugueses conhecem sob a designação de "fiel amigo" atinge, finalmente, o estatuto de "gourmet"...Bem o merece!

MORREU KIM JONG, VIVA KIM JONG...

VITIMA DE ATAQUE CARDÍACO, ENTREGOU A ALMA AO DIABO O DITADOR DA COREIA DO NORTE,  KIM JONG-IL QUE DEIXOU COMO HERDEIRO POLITICO O FILHO MAIS NOVO, KIM JONG-UN... ASSIM, O DITADOR, FILHO DE DITADOR CEDE LUGAR A UM NOVO (29 ANOS) DITADOR, NÃO SENDO PREVISÍVEL QUALQUER MUDANÇA NO REGIME DE FERRO QUE HÁ DÉCADAS REINA NA NAÇÃO MAIS FECHADA DO PLANETA...MORREU JOVEM (69 ANOS), KIM JONG-IL; RESTA SABER O QUE SE TERÁ  GANHO COM A SUA  EXISTÊNCIA...

domingo, 18 de dezembro de 2011

ESTACA INICIAL...


O exército americano abandonou, finalmente, o Iraque...No terreno, ficam, apenas 157 elementos com funções de treinamento dos militares iraquianos...Foi há nove anos que tudo começou e os números do confronto são terríveis:
- Para cima de 25.000 soldados iraquianos mortos;
- Mais de 4.500 soldados americanos mortos;
- Cerca de 38.000 soldados americanos feridos;
- Mais de 120.000 iraquianos civis mortos.
Atrevo-me a dizer que hoje se regressa à estaca zero e, se não existissem sunitas, era provável que se estivesse a inaugurar uma época de paz...Não acreditamos, sinceramente...

O PRINCÍPIO DO FIM...


Foi há 50 anos - 1961 - que o exército indiano invadiu Goa, a  jóia do Estado Português da Índia, dando inicio à sua reanexação e, simultâneamente, a um processo de auto determinação que haveria de levar à independência de todas as colónias, então denominadas Províncias Ultramarinas...Mau grado, no entanto, subsiste em Goa uma parcela da população que mantém laços de uma certa afectividade com Portugal, conservando hábitos alimentares, costumes e musicas dos tempos coloniais, para além de continuarem a comunicar-se em português...De resto, é vasta a colónia goesa em Portugal onde muitos desempenham funções em elevados cargos na Administração, Medicina, Ensino, etc. As muitas igrejas e as edificações com as caracteristicas próprias da arquitectura colonial portuguesa constituem parte do património ali erguido durante centenas de anos de convivência pelos portugueses.

O VOO DO MOSCARDO...

O "Voo do  Moscardo" é um  interlúdio musical fantástico composto pelo conde e compositor russo Rimsky-Korsakov para a ópera "O Tzar Saltan", entre 1899 e 1900. É um verdadeiro "tour de force" musical inicialmente composto para violino. Algum tempo mais tarde o próprio Korsakov reescreveu a peça para piano. Contudo, é uma técnica tão difícil que quando o pianista Vladimir Pachmann (1841-1930) ao ler a partitura a julgou impossível de ser tocada. Anos depois, Sergei Prokofiev (1891-1053) aceitou o desafio e abriu a porta para que pouquíssimos colegas realizassem essa proeza...A jovem pianista chinesa, YUGA WANG, considerada uma das cinco maiores  executantes do mundo dá aqui uma lição de virtuosismo.

MORTE DE VACLAV HAVEL...

AOS 75 ANOS, MORRE VACLAV HAVEL O PRIMEIRO PRESIDENTE
DA CHECOSLOVÁQUIA DA ERA PÓS-SOVIÉTICA...

SE BEBEU, NÃO CONDUZA...

- Eu tinha bebido uns pares de bjecas, naquela tarde e, pela primeira vez na vida, resolvi que não ia correr riscos e, em vez de levar o meu carro, resolvi ir de autocarro...Cheguei a casa são e salvo e, sobretudo, contente comigo mesmo: é que eu nunca tinha conduzido um autocarro, antes!!!

JPFS solutions " Good Music is Love. "