Páginas

terça-feira, 31 de julho de 2012

EFEMÉRIDE DE 31 DE JULHO...


O célebre "Leão da Metro" rugiu pela primeira vez no ecrã em 31 de Julho de 1928, na apresentação do filme "White Shadows on the South Seas"... Passaria a ser exibido n o genérico de todos os filmes da Metro Goldwyn Maser.

MARIA GUIMARÃES...

MARIA GUIMARÃES - A BONECA-ÍCONE DE
GUIMARÃES CAPITAL EUROPEIA DA CULTURA
2012

HOMENAGEM A MRVADAZ - IV

A Ilha do Fogo é. do  meu ponto de vista, aquela que possui maiores potencialidades em diversos domínios, do turismo à agricultura cujos vértices apontam para o café - um dos melhores do mundo - e a vinha...Recordemos, a propósito,  que o Fogo exportava, há pouco mais de 100 anos, vinho para os USA...S.Filipe, a capital, é uma cidade-presépio, onde abundam os "sobrados" tão característicos da era colonial...


Este, por exemplo, é o sobrado da Família Pina, onde há muitos anos bebi o meu primeiro gole de tinto do Fogo, servido por um orgulhoso Nhô Tuntum, um homem enorme e afável...S.Filipe é uma cidade aconchegante, limpa, pintada, um sobe e desce constante pelas ladeiras que serpenteiam colina acima, calcorreadas por gente "morabe" que canta mais do que fala...
-oOo-
Termino aqui o meu périplo pelas ilhas, todas menos S.Tiago que, essa, o nosso homenageado conhece-a bem...Claro que as  memórias que guardo delas remontam  a muitos anos atrás mas, como costuma dizer-se, há coisas que nunca mudam...Estou a ver Mrvadaz, daqui a uns anos, a transmitir aos seus netos as impressões por ele colhidas na visita aos DEZ CANTINHOS do seu País, movido pela curiosidade destas despretenciosas crónicas...

quinta-feira, 26 de julho de 2012

DIA DOS AVÓS...


NO DIA DOS AVÓS
APRESENTO OS MEUS NETOS
SILVIA, VERA, MIGUEL, MARTA E PEDRO
E A VÓVÓ...

OBRAS - EPISÓDIO II...



Umas poucas linhas só para informar que as obras na m/ casa de banho,,,estão quase! Claro que em vez dos 4 dias inicialmente previstos já vamos no 10º mas, como dizem os artistas, a culpa é minha que optei por uma solução extremamente difícil de pôr em prática... Só que eu, em matéria de conforto e beleza estética,  não facilito!

quarta-feira, 25 de julho de 2012

EFEMÉRIDE DE 25 DE JULHO...

DEAN MARTIN & JERRY LEWIS FORMAM, EM 25 DE JULHO DE 1946, UMA DUPLA DE COMEDIANTE.  


DURANTE MAIS DE DE UMA DÉCADA ELES FIZERAM AS DELICIAS DE MILHÕES DE PESSOAS, QUER NO CINEMA QUER EM CABARETS...


O SEU PRIMEIRO ESPECTÁCULO FOI REALIZADO NO "CLUB 500", DE ATLANTIC CITY.

terça-feira, 24 de julho de 2012

VISUALISAÇÕES DO "ARROZCATUM"...

ATÉ ESTE MOMENTO, 17h25m DO DIA 24 DE JULHO DE 2012. ESTE NOSSO PONTO DE ENCONTRO REGISTOU JÁ 181.439 VISUALIZAÇÕES.
REGISTAMOS O "TOP TEN" DOS NOSSOS VISITANTES:
BRASIL...............................................79.628
PORTUGAL...................................73.499
U.S.A...........................................5.248
CABO-VERDE......................3.921
FRANÇA........................2.596
ALEMANHA............2.236
RUSSIA...............1.771
ITÁLIA..........1.083
ESPANA........508
HOLANDA.428

segunda-feira, 23 de julho de 2012

EFEMÉRIDE DE 23 DE JULHO...


WOODSTOCK III - 250.000 PESSOAS EXULTARAM TRÊS DIAS
DE JULHO DE 1999 (23-24-25),,,LOUCURA COMPLETA !!!

ERA ASSIM, EM 1966...

PROVAS DE UM EXAME DA 4º CLASSE
- 4º ANO -





PIECE OF CAKE...

MORTE AOS RATOS...


A Humanidade, cada vez mais, utiliza produtos químicos, mais ou menos tóxicos, com as mais diversas finalidades, desde desentupir o lava-loiça, limpar gordura do forno, lavar o chão da cozinha, os vidros das janelas e...matar ratos!
Os "venenos" de matar ratinhos, ratos e ratazanas são, via de regra, perigosos para outros animais - gatos e cães - e, obviamente, para os humanos, começando pelas irrequietas crianças que gatinham pela casa toda...Quando, afinal, está tudo resolvido com uma chávena de feijão cru...Mesmo sem lavar, coloque no misturador e triture até virar uma farinha bem fina mas não pó. Coloque pequenas quantidades desta farinha (uma colher de chá) em todos os percursos dos ratos,  buracos, fendas, janelas, etc...Os ratos domésticos, e não só, chamam um figo a esta farinha, ignorando, claro, que se estão envenenando...Na realidade, o sistema digestivo do rato não contém nenhum suco que permita a digestão do feijão pelo que, ao fim de três dias, o guloso morrerá vítima da fermentação da "gostosa" farinha Não sorria, como quem diz, "lá vem este com histórias da carochinha"...Isto resulta e é o corolário de um estudo científico levado a cabo por uma Universidade do Brasil, tendo em conta acabar com o flagelo dos ratos em S.Paulo. De resto, só custa uma chávena de feijão, experimentar!

domingo, 22 de julho de 2012

A EFEMÉRIDE DE 22 DE JULHO...


A CONSTITUIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE FOI ADOPTADA PELA 
CONFERENCIA INTERNACIONAL DA SAÚDE, QUE TEVE LUGAR EM N.YORK
DE 19 A 22 DE JULHO DE 1946. FOI ASSINADA, A 22, POR 61 PAÍSES
E ENTROU EM VIGOR EM 7-04-1948. OS SEUS FUNDAMENTOS
MANTÉM-SE INALTERADOS DESDE 1946.

sábado, 21 de julho de 2012

ADEUS, IRMÃO...


MINDELO FICOU ÓRFÃO DO SEU MAIOR CRONISTA...COM A MORTE DE ZIZIM
DESAPARECE O MAIS INSPIRADO, MAIS CONHECEDOR, MAIS DEVOTADO
CONTADOR DE HISTORIAS DA SAGA MINDELENSE DESDE SEMPRE...
PEQUENAS DELÍCIAS DE LITERATURA ESCORREITA A ESCRITA
DE ZIZIM TEM OS SONS DA TERRA QUE ELE TANTO AMOU
E A PROFUNDA SINGELEZA DA AUTENTICIDADE DE
QUEM VIVEU O SEU TEMPO INTENSAMENTE,
INTERESSADAMENTE, DE CORPO E ALMA
INTEIROS, COM  A SERENA PAIXÃO
QUE É APANÁGIO, APENAS,
DOS PREDESTINADOS!
ADEUS, IRMÃO!

EFEMÉRIDE DE 21 DE JULHO...

HEMINGWAY
21-7-1899 * 2-7-1961

sexta-feira, 20 de julho de 2012

A EFEMÉRIDE DE 20 DE JULHO...


O HOMEM CHEGA À LUA...
.-oOo-.
O Módulo Lunar Apolo XI pousa no Mar da Tranquilidade...Neil Armstrong e Edwin Aldrin alunam, a bordo do módulo...Neil foi o primeiro homem a pisar solo lunar, eram 21H15M...Enquanto milhões seguem o acontecimento pela TV, Armstrong, dentro do seu volumoso escafandro espacial desce as escadas do módulo lunar e pousa o seu pé direito sobre a poeira lunar enquanto declara: "É um pequeno passo para o homem mas um pulo imenso para a Humanidade..."
O seu compnanheiro Edwin Aldrin segui-lo-ia, pouco depois...O HOMEM HAVIA CHEGADO À LUA!!!

MORREU O PROFESSOR...


AOS 92 ANOS, MORRE O PROFESSOR JOSÉ HERMANO SARAIVA, UM HOMEM CULTO QUE TINHA DA VIDA E DA HISTORIA DO SEU POVO UMA VISÃO HUMANISTA E DIGNA...A SUA BAGAGEM INTECTUAL E UM EXPRESSIVO DOM DE COMUNICABILIDADE FIZERAM DELE UMA DAS FIGURAS MAIS CARISMÁTICAS DA TELEVISÃO, FALANDO, DURANTE DÉCADAS DAQUILO QUE O EMPOLGAVA: A HISTÓRIA, OS LUGARES, AS GENTES. R.I.P.

PROBLEMA CULTURAL...


O DIREITO DEMOCRÁTICO 
À INDIGNAÇÃO
ESTÁ-SE A TRANSFORMAR
EM AUTÊNTICO
DEBOCHE POLÍTICO !

quinta-feira, 19 de julho de 2012

HA OBRAS EM CASA...

Foram necessários vários anos para o meu senhorio perceber que a casa necessitava de obras...E foi, também, necessário que ele morresse para os herdeiros se darem conta dos problemas com a minha cozinha e a minha casa de banho, coisa para começar na 2ª feira e acabar na 5ª mas que começou na 3ª e não acabará na 6ª...Porquê? Porque o homem se tinha esquecido de tirar as medidas para serem substituídos os mosaicos do chão que, de resto, ainda nem sequer foram comprados e só serão aplicados por altura do Natal. É isso: aprendi algumas coisas sobre eficiência laboral numa obra que deve ser de empreitada, com um pedreiro que trabalha das 9 às 20 com uma hora para almoçar e um canalizador que faz umas horas das 5 às 8...
Por motivos que não me atrevo a desvendar, o canalizador deixa a mala das ferramentas na varanda de acesso ao meu apartamento...Assim, durante a sua estadia de mais ou menos três horas, ele faz dez viagens da casa de banho à varanda, percorrendo cerca de 40 metros de cada vez o que corresponde a quase meio quilómetro...Nas suas mais de 10 horas laborais diárias o homem deve andar o correpondente a meia-maratona o que explica a sua estrutura tipo pele-e-osso...Enquanto isso quem se lixa são os locatários que, em vez de cinco tem que ter a casa devassada dez dias ou mais, com pó por tudo quanto são coisas, porque há um profissional que resolveu fazer o seu "jogging" diário enquanto trabalha... Mas, pressa para quê?! Haja calma que o País espera por nós!
P.S. - É por causa destas obras que o "arrozcatum" está esfriando um pouco...


EFEMÉRIDE DE 19 DE JULHO...


A Pedra da Roseta é um fragmento de gramodiorite descoberto na vila de Rachid (Roseta) durante as campanhas de Napoleão no Egipto. Foi um oficial de génio, Pierre-François-Xavier Bouchard, que reparou nesta pedra negra com cerca de um metro de altura, aquando do desaterro numa antiga fortaleza turca, em 19 de Julho de 1799.
Mais tarde, em 1822, Jean-François Champollion haveria de anunciar ter descoberto o segredo para a tradução dos hieróglifos egípcios.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

ALTAMENTE PERIGOSO...


SE RECEBER UMA MENSAGEM COM O ANEXO "WINDOWS LIVE UPDATE", NÃO
ABRA E DESLIGUE O SEU PC DE IMEDIATO...VIRUS PERIGOSÍSSIMO !!!

terça-feira, 17 de julho de 2012

SER OU NÃO SER, EIS A QUESTÃO...


A dimensão de certas atitudes e vozes deste senhor, padre, oficial do exercito, reformado, comentador político, atinge por vezes um volume tal que os bons costumes e muitos tímpanos debilitados pelo rebentamento de ondas de contestação, afinadíssima como uma sinfónica paga a peso de ouro e cronométricamente omnipresente onde se esperaria que estivesse, realizando uma verdadeira Volta ao país em autocarros pagos por subscrição publica, bifanas e  frangos, oferta das forças vivas e uma pinga à mistura, que ninguém é de ferro e o Presidente da Cooperativa é um mãos largas, bons costumes e muitos tímpanos, dizíamos, se sentem incomodados pelo excesso de decibéis e aconselham a que o Senhor Torgal Ferreira faça uma opção de vida clara acabando com a promiscuidade que as suas muitas caras emprestam à suas "actuações"...

A EFEMÉRIDE DE 18 DE JULHO,,,

1918 -  2012

INACREDITAVEL


ÓCULOS DE SOL DE MARCA A € 19,00 EUROS, APENAS !!!

segunda-feira, 16 de julho de 2012

A EFEMÉRIDE DE 17 DE JULHO...


A CORRIDA AO OURO DO KLONDIKE...
O Navio "Excelsior" chega a S.Francisco com o primeiro grupo de prospectores de ouro. Mas foi necessário esperar até meados de Julho de 1897 para que o mundo exterior ficasse com a noção do que estava a acontecer, quando os pioneiros da "febre", tendo feito enormes fortunas, demandaram a costa oeste a bordo de um barco a vapor...

O METRO NO AEROPORTO...


Já lá vão 53 anos que o Metro de Lisboa foi inaugurado e, finalmente, após atribulada viagem, chega ao Aeroporto por onde, de resto, talvez devesse ter começado...Viagem atribulada e, dizem alguns especialistas, por preço exorbitante, que terá ultrapassado os 200 milhões de Euros e coloca os passageiros a cerca de uma hora de viagem do Centro...Efectivamente, esticando um pouco a linha verde, que passa a 300 metros do aeroporto, não só se gastava um quarto dos Euros, como se reduzia a 15 minutos o tempo de deslocação de e para o Centro... Isto, claro, é o que teria acontecido num país onde os patos-bravos não mandassem mais do que os governantes...


ERA UMA VEZ, ANGOLA - VII ...


Ao longo de tantos quilómetros de linha de caminho de ferro, são variadas as paisagens muito embora não haja grandes desníveis a vencer, ao longo de toda a viagem...A maior parte dela é feita com a linha assente sobre aterro, através das planícies imensas. Muito desse aterro era compactado, imagine-se, com abacaxis que dizem ter uma raiz irradiante e, portanto, óptima para compactar terrenos. Outra curiosidade, denunciada por senhora idosa que durante a viagem não se cansou de me ajudar a entender os "segredos" de África, é que a linha do C.F.Benguela, em determinada altura de uma recta de muitos e muitos quilómetros, faz uma súbita curva à direita sem nada que o justifique pois o terreno é todo plano  a perder de vista. Foram os engenheiros ingleses que supervisionaram a implantação da linha que a isso terão obrigado, evitando, assim, que Angola tivesse ficado com a maior recta de caminho de ferro do mundo...Invejosos!



Enfim, com mais ou menos curvas, lá nos íamos aproximando do nosso destino, passando por pequenos povoados ou simples aglomerados de cubatas, umas sobre estacas, outras não e, quando parávamos, sabia bem descer do comboio, por momentos e compra um abacaxi ou meia-dúzia de maracujás que, mais tarde, fariam as nossos delícias ao jantar. A ultima destas paragens mais prolongadas seria no Luso, capital da Província do Moxico, a que pertencia a Circunscrição Administrativa a que eu me dirigia.


A nossa próxima paragem seria a ultima, em Vila Teixeira de Sousa, a escassos quilómetros do, então, Congo Belga e o seu riquíssimo Katanga, em cuja cidade do Dilolo conheci uma figura célebre da História de África: Moyses Tchombé!
Continua...

A EFEMÉRIDE DE 16 DE JULHO...


A PRIMEIRA BOMBA ATÓMICA, CRIADA POR ROBERT OPPENHEIMER E A SUA EQUIPA DE LOS ÁLAMOS, EXPLODE DE ENCONTRO A UMA TORRE NO DESERTO DO NOVO MÉXICO...

domingo, 15 de julho de 2012

OS JOGOS DA CPLP - AS MEDALHAS...


OURO  +  PRATA  +  BRONZE  =  TOTAL
 ANGOLA  -  1  +  2  +  8  =  11
BRASIL  -  7  +  11  +  5  =  23
C. VERDE  -  0  +  1  +  3  =  4
MOÇAMBIQUE  -  2  +  6  +  7  =  15
PORTUGAL  -  17  +  6  +  4  =  27
S.T. PRINCIPE  -  0  +  0  +  0  =  0
TIMOR LESTE  -  0  +  1  +  0  =  1

JOGOS DA CPLP 2012...


CLASSIFICAÇÕES FINAIS
ANDEBOL
  1º Portugal, 2º Brasil, 3º Angola, 4º S.T.Principe.
BASQUETEBOL 
 1º Portugal, 2º Brasil, 3º Angola, 4º Moçambique-
TENIS FEMININO 
 1º Portugal, 2º Brasil, 3º Moçambique, 4º C.Verde.
TENIS MASCULINO 
 1º Brasil, 2º Portugal, 3º Angola, 4º C.Verde.
FUTEBOL 
 1º Portugal, 2º Timor, 3º Angola, 4º C.Verde.
VOLEI DE PRAIA FEMININO 
 1º Brasil, 2º Portugal, 3º S.T.Principe, 4º Angola.
VOLEI DE PRAIA  MASCULINO 
 1º Portugal, 2º Brasil, 3º Angola, 4º S.T. Principe.

PARA O MRVADAZ, C/ AMIZADE.- III..


A bem dizer, a Boavista é uma praia imensa, paradisíaca, inesperada e bela...Claro, conta a lenda que foi ali que nasceu a "Morna" e são da Boavista muitos dos melhores violistas caboverdianos de todos os tempos: tive a sorte de conhecer alguns! Diz-se que é, hoje, a mais turística de todas as ilhas de Cabo Verde, o que não é de espantar pois condições naturais não lhe faltam!


Impossivel é falar da ilha do Maio sem meter o queijo de cabra na conversa...Ainda recordamos os queijos antigos, em forma de cone, como se fossem "pães-de-açucar". Conhecemos pouco desta ilha mas, em 1968, ficámos deslumbrados com uma espécie de passe de mágica do Administrador, ex condiscipulo do Liceu... Pegando numa caneca de alumínio, levou-me pelo areal húmido da baixa-mar e, aí a uns cinco metros da rebentação quáse nula, covou a areia até que aparecesse água que, cuidadosamente, recolheu com a caneca...Foi a água "doce" mais fresca e saborosa que bebi até hoje!


 Quando, depois de trepar vários quilómetros por íngreme estrada se chega à Vila, compreende-se porque razão os fundadores lhe deram o nome de Nova-Sintra...Havia e, se calhar ainda haverá, mais flores na Brava do que, talvez, nas restantes ilhas...E moram lá as pessoas mais "morabes" que conheço, que falam o crioulo mais melódico das ilhas e cantam as mais belas mornas, frutos da inspiração de Tatai - Eugénio Tavares, o mais célebre bravense de todos...Difícil é encontrar na Brava alguém que não tenha, pelo menos, um familiar nos Estados Unidos, de onde chegam, com regularidade, os célebres "droma" (drum=tambor) com agasalhos e goluseimas e dezenas de bijutarias que, provavelmente, nunca ninguém usará...
Continua...

sábado, 14 de julho de 2012

A EFEMÉRIDE DE 15 DE JULHO...


Partidos de França em 1096, em reposta a um apelo do Papa Urbano II, os cruzados, sob o comando de Godofredo de Bouillon e  do Conde de Toulouse, chegam a Jerusalém a 15 de Julho de 1099. Todos os defensores da cidade, muçulmanos e judeus, foram massacrados. A tomada da Cidade Santa custou para cima de 100.000 vidas. Sob o titulo de Enviado Especial ao Santo Sepulcro, Godofredo assumirá a administração da cidade.

Amor com os defeitos.wmv

JOGOS DA CPLP - AS MEDALHAS...


OURO + PRATA + BRONZE = TOTAL
...oOo...
ANGOLA.....1  +  2  +  7  =  10
BRASIL.....7  +  11  +  5  =  23
C.VERDE.....0   +  1  +  3  =  4
MOÇAMBIQUE.....2  +  6  +  7  =  15
PORTUGAL.....16  +  6  +  4  =  26
S.T.PRINCIPE.....0  +  0  +  0  =  0
TIMOR LESTE.....0  +  0  +  0  =  0
...oOo...

OS JOGOS DA CPLP...


RESULTADOS DO DIA 14 DE JULHO
-oOo-
ANDEBOL
3º/4º - S.T.Principe - Angola  -  23/33
Final- PORTUGAL - Brasil  -  27/26
-oOo-
BASQUETEBOL
Moçambique - Brasil  -  51/64
-oOo-
FUTEBOL
3º/4º - Angola - C.Verde - 3/2
-oOo-
TENIS FEMININO
C.Verde - Brasil  -  0/3
Angola - Portugal - 0/3
TENIS MASCULINO
3º/4º - C.Verde - Angola  -  0/3
Final- Portugal - BRASIL - 0/3
-oOo-
VOLEI DE PRAIA FEMININO
3º/4º - Moçambique - Angola  -  2/1
Final- BRASIL - Portugal - 2/1
VOLEI DE PRAIA MASCULINO
3º/4º - S.T.Principe - Angola  -  1/2
Final- PORTUGAL - Brasil  -  2/0
-oOo-

DEDICADO A MRVADAZ - II ...


A ilha de S. Antão deve ser responsável por os humanos terem olhos...Não seria justo criar tanta beleza e depois deixá-la por lá, ignorada...É um espectáculo de grandeza telúrica, escarpas imensas, vales profundos, estradas impossíveis...Há muito tempo, cheguei a comer camarões de ribeira e S.Vicente deve muito da sua subsistencia à ilha vizinha, de onde vem a água, (pelo menos, vinha...), as verduras, as frutas e, claro o bom destilado da cana, o grogue que anima a malta, aquece os corpos e faz esquecer as agruras da vida...Santo-Antão, a ilha monumento!



A Ribeira Brava era uma vilasinha esperguiçando-se ao longo de um vasto vale o que, em certos lugares lhe dava o aspecto 
de presépio, numa ilha - S.Nicolau - de orografia difícil mas povoada de gente linda e hospitaleira com fama de letrada, herança do velho e célebre Seminário. São célebres os percebes de S.Nicolau, dos mais saborosos e maiores que já me foi dado degustar. Não esquecer, no entanto, o "Molho de Manuel António".


Este é o actual aspecto do Hotel Atlântico, nos Espargos, Ilha do Sal, profunda remodelação do antigo e único Hotel que havia na ilha, construído pelos italianos como, de resto, a primeira pista do aeroporto. Isto foi durante a ultima Grande Guerra, numa altura em que a Itália era aliada da Alemanha de Hitler e dizia-se que toda essas obras eram para esconder a "importação" de gasolina que, às escondidas, era fornecida a submarinos alemães, ao largo de Pedra-de-Lume... O Sal tem histórias interessantes de contar como a de ter sido considerada a zona de maior consumo de whisky, per capita, em todo o Mundo, aí pelos anos 60 do séc. XX...A água, na altura, era efectivamente, intragável!
Continua...

A EFEMÉRIDE DE 14 DE JULHO...


14 DE JULHO DE 1789
O POVO TOMA DE ASSALTO A BASTILHA
DANDO INICIO Á "REVOLUÇÃO FRANCÊSA"...
A EUROPA JÁMAIS FOI A MESMA...

sexta-feira, 13 de julho de 2012

BRRRRRRR....


OS JOGOS DA CPLP...


RESULTADOS DO DIA 13 DE JULHO
-*-
ANDEBOL
Angola-Brasil  -  15/28
Moçambique-S.T.Principe - 26/29
-*-
TENIS FEMININO
Portugal-Angola - 3/0
Brasil-C.Verde - 3/0
TENIS MASCULINO
Portugal-C.Verde - 3/0
Brasil-Moçambique - 3/0
-*-
VOLEI PRAIA FEMININO
Brasil-Portugal - 2/0
Portugal-Angola - 2/0
Angola-Moçmbique - 0/2
VOLEI DE PRAIA MASCULINO
Portugal-Brasil - 2/1
Portugal-Angola - 2/0
Angola-Brasil
-*-
FUTEBOL
Brasil-Moçambique
-*-
BASQUETEBOL
S.T.Principe-Brasil
-*-
ATLETISMO
400 metros - FEM. - Elisa Maia - PORT.
                    MAS. - Maxuel Oliveira - BRA.
                    ADP. - Maria Machava - MOÇ.
                    ADP. - Hugo Cavaco - PORT.
COMPRIM-- MAS,- Fábio Martins - PORT.
100 metroa .- FEM.- Vitoria Rosa - BRAS.
                     MAS,- Ricard Pereira - PORT.
                     ADP.- Esperança Gieasso - ANG.
                     ADP.- Hugo Cavaco - PORT.
ESTAFETA ) FEM.-  PORT.
OLIMPICA  ) MAS,- PORT.

UM ABRAÇO PARA MRVADAZ...


Prometi um "post" sobre as ilhas de C.Verde que conheço e que tive a oportunidade de visitar por duas vezes: em 1955 e em 1968...Como incentivo ao amigo Mrvadaz, caboverdiano a estudar no Porto, e que diz apenas conhecer duas ou três, para que venha a conhecer todas, logo que possa: ele e as ilhas merecem!
Começo por S.Vicente e pelo Liceu que conheci como Gil Eanes, a primeira escola de ensino secundário do, então, Ultramar Português...Gerações de caboverdianos ilustres, de todas as ilhas, por ali passaram, como milhares se passearam já pela Praça-Nova, de que ilustro um ângulo invulgar.



Claro que S.Vicente é mais do que isto e, por vezes, as máquinas fotográficas registam coisas que já não existem pois as paisagens também se alteram e os homens tudo mudam, às vezes para pior...O padrão já não está onde estava em 1955, portanto, esta fotografia é irrepetivel...



E há a vida nocturna, as moreninhas, Baía das Gatas, uma activa vida artística, bons petiscos e, sobretudo, amigos para toda a vida, gente irrequieta louca por um pé de dança porque, afinal, "depôs de sabe, morrê 'ca nada"!
Amanhã, sai mais um pouquinho, que as ilhas são muitas e sobre elas há sempre muito a dizer...