Páginas

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

[7578] - QUEM É QUE "EISPILICA"?!


XPLIKAM


PORQUÊ E COMO? 

...que da condição de país ex-território de Portugal que melhor falava Português, lá pelos anos 70s e 80s, passámos agora para um dos que pior fala, lê ou se expressa em Português? Se grande parte dos professores foram os mesmos durante estes anos desta alteração, o quê que mudou no ensino? 
Agora, nem Crioulo nem Português, nem nenhuma outra língua é falada e utilizada fluentemente e com qualidade pela grande parte dos cabo-verdianos. Porquê?
Quem sabe? César Schofield Cardoso, Germano de Almeida, os acérrimos defensores do Alupek, os defensores do bi ou multi linguismo nas escolas, os defensores da língua mãe e da língua comum? Quem? 
QUEM? Quem explica porque é que os jovens hoje não conseguem articular uma ideia, e tão pouco expressá-la oralmente? Nas reportagens da televisão, as respostas da juventude são: "sim, ... foi fixe, ... tá bom, foi giro, nunca tinha ouvido falar..." e pouco mais!  Isto é, os que conseguem utilizar este escasso vocabulário em Português, porque quando as respostas são em Crioulo, a quantidade de palavras, de expressões ou de ideias é reduzida a pouco mais do que " sabi, cool(Crioulo?), 'n ta gosta tcheu, 'n gosta sin, tav'interessante, foi fixe"!
Agora, venham lá, se fazem o favor, explicar que alupek é este?

In FaceBook

[7577] - PARTIDOS, PARA QUÊ?!

Vieira Lopes
Advogado - Jurisconsulto

Sob o título genérico "Constituição de Fachada e Falsa Democracia", o Dr. Vieira Lopes, fez publicar um extenso trabalho sobre as contradições da Constituição e da Democracia de Cabo Verde...Isto é, óbviamente, matéria para outras cátedras mas o trabalho contém uma espécie de parentesis dedicado aos partidos que, encerrando matéria com a qual nos identificamos, pedimos vénia para transcrever...No mínimo, para que conste!

...«O»...


"...terrível e inadmissível sofisma é pretender que sem partidos/organizações políticas não poder haver Democracia..."

 O que é necessário e imprescindível para que haja Democracia é que haja liberdade de opinião e de expressão, que cada um possa optar por uma opinião ou candidato ou por outra opinião ou candidato, sem que e independentemente de que cada eleitor ou cada candidato esteja organizado em partido/organização política: o que é necessário é que, sobre cada questão, candidato ou eleição, o eleitor possa tomar ponderada e livremente uma posição, uma opção, ou seja, possa tomar partido/opção política, sem ter e sem haver nenhum partido/organização política.

 Assim nasceu a Democracia, tanto na Inglaterra como nos Estados: Democracias na base da plena liberdade de opção política. Os partidos/organizações políticas surgiram posteriormente, motivados pela expansão dos grandes eleitorados e avultadas despesas, que excediam as possibilidades materiais dos candidatos individualmente considerados, assim impelidos a criarem “organizações de massas”, partidos/organizações políticas.

 Na Inglaterra anterior a 1830 e mais concretamente ao “Reform Bill of 1832”, não se encontram sinais de partidos/organizações políticas, sendo a “Treasury List of the Election Returns compiled on Sept. 1830” elucidativa de que as facções havidas no processo eleitoral não representavam partidos/organizações políticas (“mass organizations”), mas opções políticas.

 De igual modo, nos Estados Unidos, em que só posteriormente se esboçaram e se formaram os partidos/organizações políticas, sem que a sua anterior inexistência, nos Estados Unidos como na Inglaterra, tivesse impedido a Democracia de nascer e de existir.

 Pelo contrário, tanto na Inglaterra como nos Estados Unidos, os partidos/organizações políticas, desde o seu aparecimento, têm sido e continuam a ser motivos das mais sérias críticas e das mais justificadas apreensões.

 Na Inglaterra, não só vozes críticas acirradas desde as primeiras horas, mas também as críticas interpartidárias, os esforços partidários e dos dirigentes, para que “... the new extra-parliamentary party organizations must not be allowed to become Frankenstein’s monsters which might destroy (or at best enslave) their creators”: “... as novas organizações partidárias, extraparlamentares, sejam impedidas de se converterem em monstros de Frankenstein que possam destruir (ou, no mínimo, escravizar) os seus criadores”.

 Nos Estados Unidos, da premonitória e abalizada advertência de George Washington - no célebre “Farewell Address”: “... Let me ... warn you in the most solemn manner against the baneful effects of the spirit of party generally ... A fire not to be quenched, it demands a uniform vigilance to prevent its bursting into a flame, lest, instead of warming, it should consume...” “... Seja-me permitido ... alertar-vos da forma a mais solene contra os efeitos funestos do espírito partidário em geral ... Um fogo que, se não for apagado, exigirá forte vigilância para evitar que se deflagre em chamas, que em vez de aquecerem, destruirão ... - às recentes críticas contra a culpa dos partidos no “Government shut-down”, continuam vivos e actuais os justos receios e as fundadas críticas contra a existência de partidos/organizações políticas.

 Em resumo, os partidos/organizações políticas não são indispensáveis à existência da Democracia: surgiram como expedientes organizativos de tornear a expansão de vastos eleitorados e despesas das candidaturas nesses grandes eleitorados e, em fases do desenvolvimento económico em que o eleitorado de base já dispunha da suficiente capacidade e meios financeiros para sustentar os partidos, mas ainda assim motivando justificadas críticas de que envolvem sérios riscos para a autenticidade e bom funcionamento da Democracia e de que podem criar uma perigosa cultura de subalternização dos reais interesses da Nação.

 No que respeita a Cabo Verde, país extremamente pequeno (4.033 km2), subdesenvolvido, de escassos recursos, em que o eleitorado não dispõe da capacidade nem de meios para quotizar, financiar e sustentar nenhum partido/organização política, é aberração totalmente funesta a perniciosa existência, contra natura, de partidos/organizações políticas, que os textos normativos importados (“LsOPE”, “Constituição” de 1980/81 e “Constituição” de 1992) impuseram, para desgraça e falência moral, intelectual, social, política e material de Cabo Verde.

[7576] - SÍRIA, HOJE...

A IDADE DA INOCÊNCIA...


quinta-feira, 30 de outubro de 2014

[7575] - NOTÍCIAS DA BAHIA...


A nossa amiga Nouredini, Salvador, Bahia, Brasil, está de mudança para casa nova...Os acabamentos vão contar com azulejos portugueses - diz ela  -  em atenção a nós...E, adianta, só fica a faltar o "galinho"... É uma simpatia, esta mãe de duas filhas doutoradas que apareceu, em boa hora, no nosso caminho, cumprindo um designio de identidade transatlântica que remonta a 22 de Abril de 1500, quando Pedro Álvares Cabral e a sua frota aportaram a terras de Vera-Cruz...
Nouredini, um dia, você vai ter o seu galinho de Barcelos!

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

[7574] - OFICIALIZAR O CRIOULO, JÁ !!!


Parece que a problemática da "oficialização" da língua crioula de Cabo Verde regressou ao debate publico ou, se preferirem ao duelo público...E escrevemos "duelo" porque nos parece que as pessoas são incapazes de pensar e falar deste assunto com um mínimo de distanciamento ideológico, mau grado - como já vi escrito - a oficialização ser "um acto político"...Não discuto que o seja, mas a língua de um povo não se impõe por decreto!
E, para encurtar razões, atente-se na particularidade que parece estar ausente da maioria dos "bate-bocas", que,  em Cabo Verde, não há UM crioulo para ser oficializado: HÁ VÁRIOS... 
Há, pois, um longo caminho a percorrer, no domínio da ciência da linguística - e já se perderam 40 anos em discussões estéreis - antes do pronunciamento político sobre o assunto espelhar as reivindicações dos mais de 900.000 cabo-verdianos espalhados pelo mundo!
Andam por aí vozes que se assemelham àqueles árbitros de futebol que, na ânsia de parecerem imparciais, acabam por prejudicar a equipa da casa...

[7573] - C O N V I T E ...


[7572] - COSMÉTICOS DE CONTRABANDO...



Esta é uma das esquinas do edifício da ex-Conservatória dos Registos de S. Vicente (Cabo Verde) cuja recente pintura ainda mal secou e já começou a descascar...Está-se mesmo a ver que as paredes não foram tratadas antes da pintura final ... Esta, parece ser a tinta plástica que, evidentemente, não poderá aderir convenientemente a superfícies que, durante anos a fio, foram sujeitas ao depósito de impurezas, principalmente, provenientes dos escapes de veículos automóveis...Quase que apostaria que esta pintura não viu um pingo de primário...
Aí está o exemplo acabado do que pode acontecer às rugas quando se pretende esconde-las com cosméticos (e métodos...) de qualidade duvidosa!

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

[7571] - O PRINCIPIO DO MILAGRE...

"Cutchi midje" - José F. Lopes

Manhã cedo, quando o calor do sol ainda não dissolveu por completo a bruma da madrugada, ecoam pela serra as pancadas secas e ritmadas da vigorosa comadre dos confins de Santo Antão, pilando o milho que, horas mais tarde haverá de perfumar a encosta perigosamente próxima, até ao vale profundo que se adivinha, com o aroma de uma bela cachupa, acabada de cozinhar na negra panela bojuda de três pés, ao lume brando da lenha escassa das redondezas...O bucolismo desta cena de mais um dia de trabalho duro contrasta com a grandeza ciclópica  que a névoa disfarça mas não consegue esconder,  da montanha sempre presente, como sentinela protectora de um povo que, contra tudo e contra todos, teima em continuar a afirmar o seu direito a uma individualidade própria, natural, autêntica...
Senhores do poder, deixem o vosso povo seguir o destino que a Natureza lhe reservou!

[7570] - LAPSUS LINGUAE...

Tks. Valdemar Pereira

[7569] - A LEI DE TALIÃO...

EM ABRIL, UM ACIDENTE COM UM FERRY-BOAT COREANO´, CAUSOU A MORTE A MAIS DE 400 PASSAGEIROS E TRIPULANTES...



Um tribunal Sul-Coreano, condenou o motorista do ferry Sewol à pena de morte por homicídio involuntário. Le Joon-seok era o capitão do ferry no acidente que matou mais de 400 pessoas, a maioria jovens estudantes, ao largo da Coreia do Sul.

Naquele país, aguarda-se ainda pela sentença de mais três membros da tripulação, que também foram acusadas de homicídio. Estas informações foram adiantadas pela CNN.

N.E. - Nunca tivemos uma simpatia especial por esta "lei de talião", que nos remete para o primitivismo do principio do "olho por olho, dente por dente" uma forma de punir o crime falha de imaginação e do sentido da proporcionalidade...Será que  Le Joon-seok merece morrer, porque o navio que ele comandava sofreu um acidente do qual resultaram centenas de vítimas  mortais? O erro é, por natureza e definição, humano e, matar o vilão, não devolve a vida aos vitimados...Cremos que a privação da liberdade ainda é o melhor remédio, concedendo ao condenado tempo para reflectir sobre os seus pecados e, eventualmente, salvar a própria alma pelo exorcismo voluntário.


domingo, 26 de outubro de 2014

[7568] - O PASSADO MORREU...

Começou a ser distribuída, gratuitamente, a Revista "Vozes das Ilhas" (revista da Reforma do Estado), numa edição especial. Contém os pronunciamentos de personalidades cabo-verdianas dos mais diversos meridianos do pensamento político incluindo, evidentemente, um do próprio Primeiro Ministro de Cabo Verde...
Deste, respingamos um parágrafo que nos merece algumas reflexões:

"(...) você não pode analisar o passado, (...) com os dados de hoje. Houve erros e excessos, sim (...)mas desses momentos revolucionários em que todos estavam juntos, você não pode vir depois responsabilizar este ou aquele, deixando os outros de fora."

É claro, senhor Primeiro Ministro, que o passado não deve ser analisado à luz de contextos políticos e sócio-económicos diferentes dos vigentes à época, mas todos nós sabemos que, quando convém, ir buscar ao passado "bodes expiatórios" para justificar as nossas incapacidades actuais, não se hesita um momento em fazê-lo! Mas também achamos que os erros e excessos de um passado bem recente não devem ter o mesmo tratamento que o mau pagador recomenda: as contas velhas, não se pagam e, as recentes, deixam-se envelhecer!
Não sabemos se, ao tempo dos exageros (!?) que reconhece estavam, efectivamente, "todos juntos", até ao mais alto nível mas, a ser isso verdade, como também afirma, então muito mais grave a situação se apresenta, pois assume o estatuto de uma espécie de "solução final",  como alínea de uma estratégia política programática dimanada do poder partidário e estatal...
Não há por onde escapar e, se estavam "todos juntos" então, todos são culpados e, por muito que, pela via dialéctica ou pela via política, se pretenda minimizar a dimensão dos trágicos acontecimentos do verão quente de 1977, a História, decerto, não o fará!

sábado, 25 de outubro de 2014

[7567] - MINDELO, HOJE, 11.00 HORAS...

(John Leão)

À direita, pintado a azul, o edifício do que foi o Rádio Clube Mindelo e em cujo 1º andar, 
direito - virado ao Palácio - vivi durante vários e felizes anos... Quando ainda andava no Liceu, com os meus pais e, mais tarde, depois de casado, nos anos 60, por altura do nascimento dos meus filhos...
Agradeço ao John o reavivar de tão agradáveis memórias...

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

[7566] - A POLÍTICA DO MURRO...



sexta-feira, 24 de Outubro de 2014

EXCLUSIVO DC/PAIGC: Reunião da Comissão Permanente quase acaba em pancadaria...

A última reunião da Comissão Permanente do PAIGC, deu água pela barba ao primeiro-ministro Domingos Simões Pereira, e quase que ia acabando em pancadaria, envolvendo o Presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassama.

Cassama (contou ao DC quem esteve presente), acusou directamente DSP de nomear 'amigos' para governadores regionais, sem auscultar o partido. Quem evitou que chegassem a vias de facto, foi Baciro Dja, um dos vice-presidentes do partido e vice-primeiro-ministro do actual governo. Cipriano deu murros na mesa, ai se deu...AAS

Publicada por António Aly Silva às 18:05
In: Blogue "Ditadura do Consenso"

[7565] - ORQUESTRA NACIONAL DE CABO VERDE...


Depois de ter realizado o seu espectáculo de estreia na cidade da Praia, a Orquestra Nacional de Cabo Verde exibiu-se para o povo de S. Vicente, em plena Rua de Lisboa...O publico, que lotou cada metro do espaço disponível, não regateou aplausos aos 27 músicos - dos quais, 20 são cabo-verdianos - durante a hora-e-meia que durou o espectáculo...
Veja o vídeo da TCV, no Blogue "Praia-de-Bote.
A talhe de foice, cremos que muito boa gente terá deplorado o estado em que se encontra o Eden-Park. palco ideal para uma Orquestra Nacional, obrigada a exibir-se...ao ar livre!

[7564] - POEIRA DOS TEMPOS...





Tks. Amendes

[7563] - "TRÁS DE MONTE-VERDE"...


A escassa presença humana, como que amplia a beleza telúrica captada na Ilha de S.Vicente, Cabo Verde...

(Tks a José F. Lopes)

[7562] - TRISTE UNICIDADE..


O HOMEM, É O ÚNICO SER DA
CRIAÇÃO QUE MATA POR
PURA DIVERSÃO!

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

[7561] - A VOZ DA RAZÃO...


"Desobediência civil não é o nosso problema. O nosso problema é a obediência civil. O nosso problema é que pessoas por todo o mundo têm obedecido às ordens de líderes e milhões têm morrido por causa dessa obediência. O nosso problema é que as pessoas são obedientes por todo o mundo face à pobreza, fome, estupidez, guerra e crueldade. O nosso problema é que as pessoas são obedientes enquanto as cadeias se enchem de pequenos ladrões e os grandes ladrões governam o país.
É esse o nosso problema!" (Ramalho Enes)

Agradec. a Valdemar Pereira

  RAMALHO EANES

[7560] - VÊM AÍ OS SENADORES...

REFORMA DO ESTADO:
JMN ADMITE SENADO PARA CABO VERDE

O primeiro-ministro, José Maria Neves, presidente incumbente do PAICV, admite a possibilidade de Cabo Verde evoluir para o sistema bicameral, o que passa pela criação de um Senado de 22 representantes da nação (país e diáspora). Este ponto de vista é por ele defendido na revista “Vozes das Ilhas”, que a Unidade de Coordenação da Reforma do Estado (UCRE) lança hoje, na cidade da Praia, e que promete agitar as águas em vários aspectos da nossa vida social, cultural e política. (Jornal "A Nação"


Esta reforma vem no sentido do Memorando da Regionalização que o Grupo de Reflexão da Diáspora enviou ao governo de Cabo Verde há pouco meses. 
Do ponto de vista conceptual e das ideias os regionalista vão ganhando progressivamente a batalha, embora haja muito entulho para frente. Aquilo que era tabu há uns anos discute-se abertamente e sem complexos hoje. 
Neste aspecto conseguimos uma vitória moral sobre os nossos detractores e opositores que pouco ou nada têm contribuído para o debate, para além da chacota e do maldizer. Levamos sem medo as nossa ideias lá onde elas deveria chegar, no centro nevrálgico do Sistema. Agora resta-nos que o eventual futuro debate sobre a Regionalização seja aberto e franco e que não acabemos por desconversar sobre o essencial, evitando trocadilhos jogos de palavras e de conceito para enganar os incautos, tal como as tentativas que assistimos de baralhar a Regionalização, como o Municipalismo e de falar insistentemente de Regionalização Administrativa, quando todos sabemos que a Regionalização é um reforma política e administrativa e nenhum poder regional pode ser privado da sua componente política, o seu braço musculado. Com a aceitação da proposta de Senado tenderemos a caminha para o modelo alemão ou americano ou seja um federalismo regional que deverá ser o culminar de todo o processo, se os parceiros estiverem de boa fé. Mas a luta continuará estamos confiantes na justeza e na superioridade moral das nossa proposta e no longo prazo venceremos. Viva a Regionalização. Viva Cabo Verde autenticamente Livre, Democrático, Plural, Solidário e Honesto. (José F. Lopes)




[7559] - DEFININDO PRIORIDADES...


Agradec. Adriano M. Lima

[7558] - IMPERDÍVEL...


      Grande texto de Luís Fernando Veríssimo...
  (Para quem não sabe, é um dos grandes cronistas do Brasil, e filho do escritor Erico Veríssimo)

Quando tinha 14 anos, esperava ter uma namorada algum dia.

Quando tinha 16 anos tive uma namorada, mas não tinha paixão. Então, percebi que precisava de uma mulher apaixonada, com vontade de viver.

Na faculdade, saí com uma mulher apaixonada, mas era emocional demais. Tudo era terrível, era a rainha dos problemas, chorava o tempo todo e ameaçava suicidar-se. Então percebi que precisava de uma mulher estável.

Quando tinha 25 encontrei uma mulher bem estável, mas chata. Era totalmente previsível e nada a excitava. A vida tornou-se tão monótona, que decidi que precisava de uma mulher excitante.

Aos 28 encontrei uma mulher excitante, mas não consegui acompanhá-la. Ia de um lado para o outro sem se deter em lugar nenhum. Fazia coisas impetuosas, o que me fez sentir tão miserável como feliz. No começo, foi divertido e eletrizante, mas sem futuro. Então, decidi buscar uma mulher com alguma ambição.

Quando cheguei nos 31, encontrei uma mulher inteligente, ambiciosa e com os pés no chão. Decidi casar-me com ela. Era tão ambiciosa que pediu o divórcio e ficou com tudo o que eu tinha.

Hoje, com 40 anos, gosto de mulheres com mamas grandes. E pronto!

Agradec. Adriano M. Lima

[7557] - POEIRA DOS TEMPOS...

1940 - INAUGURAÇÃO DO ESTÁDIO DA FONTINHA
S.Vicente - Cabo Verde

Esta foto, disponibilizada por Miguel C. Monteiro e remetida por José F. Lopes, vem acompanhada de uma legenda que, além da inauguração em si, explica que o jogo inaugural se realizou entre as equipas do  Mindelense e do Sporting da Praia.
Sendo que o Sporting usaria as camisolas com riscas horizontais, os jogadores com riscas verticais seriam os do Mindelense, que sempre conheci de encarnado e sem riscas...Por outro lado, não sei se nessa altura já existiria o Sporting da Praia e se este Sporting da inauguração não seria, ainda, o de S.Vicente...
Quem quererá desfazer estas dúvidas?

[7556] - HUMOR NÃO PAGA IMPOSTO...(AÍNDA)!!!


Agradec. Tuta Azevedo

[7555] - O ADEUS AO MULTICULTURALISMO HOLANDÊS...

Demasiado doente para voar, o canário meio-morto arrasta-se em direcção à saída da mina. O mesmo governo que recentemente absolveu Geert Wilders pelo "crime" de alertar os holandeses para aquilo que o islão está a fazer ao seu país está a abandonar oficialmente a desastrosa doutrina do multiculturalismo.
Uma nova lei de integração apresentada ao parlamento pelo ministro do interior holandês Piet Hein Donner diz:

"O governo partilha da insatisfação social em torno do modelo multicultural da sociedade e planeia mudar em direcção aos valores dos holandeses. No novo sistema de integração, os valores da sociedade holandesa desempenham um papel central. Com esta alteração, o governo afasta-se do modelo multicultural da sociedade."

A carta continua:

"Uma integração mais obrigatória justifica-se porque o governo também exige isso dos seus próprios cidadãos. É necessária porque, de outra forma, a sociedade gradualmente se desfragmenta e eventualmente ninguém mais se sente em sua casa na Holanda. O plano de integração não será modificado segundo os gostos dos grupos distintos."

Esta nova lei de integração vai exigir mais dos imigrantes. Por exemplo, vai ser requerido aos imigrantes que aprendam a língua holandesa e o governo vai adoptar uma abordagem mais rígida aos imigrantes que ignorem os valores holandeses ou desobedeçam às leis holandesas.
O governo vai também parar de oferecer subsídios especiais aos imigrantes maometanos porque, de acordo com Donner, "não é o papel do governo integrar os imigrantes".

O governo vai também introduzir legislação que ilegaliza os casamentos forçados e vai impôr medidas mais severas contra os muçulmanos que reduzam as suas chances de arranjar um emprego devido à forma como se vestem.

- See more at: http://perigoislamico.blogspot.pt/2011/06/adeus-ao-multiculturalismo-holandes.html#sthash.e8DklLCe.dpuf

Fonte - Blogue "Perigo Islâmico"

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

[7554] - POEIRA DOS TEMPOS...



...oooOooo...

"O MISTÉRIO DE NHÔ QUIM”

…"Obrigado pela sua atenção! Mas estava mais interessado em saber das raízes francesas. Lembro-me de uma história em que se dizia descendente de um conde, que veio a Portugal juntar-se às forças de D. Miguel. Qual a veracidade disso?" 
… "Infelizmente nada sei sobre a família Saint Maurice, embora um irmão do meu Avô paterno tenha sido casado com Maria de Fátima Saint Maurice, n. em Angola em 1930, filha de Rudolfo de Saint Maurice e de Maria Leopoldina… Penso que era prima direita da escritora”…
… "Poderá dizer qual o nome deste Barão? É que recebi a informação que o primeiro membro desta família, em Portugal, foi Adolfo Más de Saint Maurice (origem francesa), casado com Maria da Purificação Ortega (origem espanhola), mas sem indicar as naturalidades e que tiveram, pelo menos, um filho, de nome Ricardo Adolfo Más de Saint Maurice, nascido em 1838, em Lisboa e que seguiu a vida militar”…
… "Chamo-me “….” e sou filha de uma prima direita de Odette de Saint Maurice, ou seja, Maria de Fátima de Saint Maurice. Os meus avós foram Rudolfo de S.M. e Maria Leopoldina Silva. 
Há muito mistério nesta família, da qual, apenas sei uma parte. Segundo a minha avó, tia da Odette, um nobre francês teria enveredado pela vida eclesiástica e teria ido para CABO VERDE, onde se enamorou de uma senhora da terra… Foi, portanto, excomungado da igreja "á boa maneira católica”, em Cabo Verde. O meu avô, Rudolfo de S.M., filho desta união, não só deixou de frequentar igrejas como se fechou em copas sobre do assunto”…
…”Não sei se ajuda mas, quem sabe? A minha avó, Maria Leopoldina Silva, é dos Lopes da Silva, uma família importante em Cabo Verde”…
… "A título de curiosidade sobre a ligação da sua família a Cabo Verde, note-se que nos arquivos da Fábrica de Loiças de Sacavém, existem várias referências a um JOAQUIM S.M. como “intermediário” da referida fábrica para o mercado local, neste caso, S. Vicente… Isto no início do século XX"!
… "É uma boa pista… Os meus avós, são de S. Vicente…. Sinceramente, nunca tinha ouvido falar em nenhum Joaquim. É curioso! A minha avó, é da família do Manuel Lopes da Silva, o escritor de S. Vicente”…
… "Porquê não contacta o autor “…” João Manuel de Oliveira? Ele é grande conhecedor de famílias portuguesas que viveram em Cabo Verde... Em breve será editado um livro, de sua autoria, com cerca de quinhentas biografias de famílias portuguesas que viveram em Cabo Verde”…
…” Bom, em primeiro lugar, deixa-me agradecer aqui a “….” e à “….” as suas palavras ao apresentarem-me como o maior entendido em Cabo Verde. Não é bem verdade, pois há outros investigadores que se dedicam à genealogia nas ilhas, e posso citar os nomes de Jorge de Brito, Luís Santos, Antero Barbosa e Armindo Barbosa, este último com livro publicado. (1)
Quanto à escritora Odette de Saint Maurice, já sei que os pais se chamavam Adolfo Amorim Y Ortega Más de Saint Maurice e Armanda Passos. Adolfo, era filho de Joaquim Nobre Y Ortega Más de Saint Maurice, referido atrás e que, assim, é avô da Odette. Era proprietário e comerciante em Cabo Verde (Santo Antão). Alexandrina, sua tia, de quem tomo conhecimento agora, seria de um ramo de S. Nicolau ou de S. Vicente, descendentes do Rudolfo, que terá nascido numa destas ilhas. É da sua ligação ao Joaquim que ando, agora, à procura. Penso que eram irmãos, mas faltam documentos…
Uma observação: o escritor Manuel Lopes, era da ilha de S. Vicente e não era da família Lopes da Silva, da ilha de S. Nicolau. Mas, Baltazar Lopes da Silva, também escritor, é que era e será então teu parente. Quanto aos Lopes da Silva, conheci-os também pessoalmente, infelizmente já faleceram todos”…
… "Sendo que o meu avô se chama Rudolfo de Saint Maurice, não acha curiosa esta informação: …” He was proclaimed RUDULF I – King of Upper Burgundy at the abbey of Saint Maurice in Valais in Jan 888 by the nobility of the ancient duchy of Transjurania"..

Fonte - Genealli 2004

Amendes

(1) Armindo Fontes Barbosa - “Genealogia das Famílias”
Edição do Autor, 1998-357 pag.

[7553] - REABILITAÇÃO URBANISTICA...


Repare-se na data - 10 de Julho de 2006...

Creio ter sido no ano passado que esta mesma peça foi dada a conhecer nestas colunas...O tão esperado 1º Seminário Internacional de Reabilitação Urbanística do Mindelo - SIRUM, haveria de ter lugar em Julho/Agosto desse mesmo ano e, do muito que, certamente, há OITO ANOS, terá sido discutido e recomendado, cremos que nem uma pedra foi movida do seu lugar e tudo terá desaguado no improdutivo "lago das boas intenções"... Agora, fala-se no 2º Seminário... 
Vamos continuar assim, de seminário em seminário até  à destruição total?!

[7552] - O FILME REPETE-SE...


...SÓ MUDAM OS ACTORES!
(Foto - Web)

[7551] - HUMOR JUDAICO...


O pai judeu indagou:
- Isaac já fez?
- Sim, babai...
- Jacob já fez?
- Sim, babai...
- Sarah já fez?
- Sim, babai...
- Raquel já fez?
- Sim, babai...
- Então, bode puxar o autoclismo!

(Manuel Marques da Silva)

[7550] - O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL FOI ROUBADO! ...


Ao perder por 4-3 contra a equipa alemã do Schalke 04, o Sporting comprometeu, talvez de forma definitiva, as suas já escassas hipóteses de ser apurado para a fase seguinte da Champions' League...Para tanto, contudo, contou com "ajuda" da equipa de arbitragem russa, nas pessoas do seu chefe Serjey Karasev e do 4º árbitro, N. Golusev...
Uma expulsão de um dos centrais do Sporting por duplo amarelo, em que o primeiro jamais se justificava; um segundo golo dos germânicos precedido de fora-de-jogo do seu autor; um penalti que deu o 4º golo dos alemães, por algo que ninguém viu mas o 4º árbitro se encarregou de inventar e sinalizar, eis o filme da actuação de uma equipa de arbitragem que, por mero acaso, certamente,  é russa, como a empresa que suporta o Schalke 04...
Não se esqueça que o "roubo" não se limitou aos 3 pontos em disputa: o "bolo" também inclui grossa maquia em euros...
Não custa acreditar que alguns deles tenham sido convertidos em rublos!

Karasev, o Habilidoso...

[7549] - POEIRA DOS TEMPOS...


Notar aquela “renca” de casinhas, no lado direito... Elas pertenciam aos trabalhadores carvoeiros, doadas pela Millers. Mais acima, ficava o poço  onde  as célebres lavadeiras “catavam” a água. (V. postal antigo – “Lavadeiras de S. Vicente" -  já publicado no Arroz). - Amendes

terça-feira, 21 de outubro de 2014

[7548] - A N I V E R S Á R I O ...

A GERÊNCIA DO "ARROZCATUM"
SAÚDA TODOS OS SEUS AMIGOS,
COLABORADORES E  MEROS
VISITANTES, NA CELEBRAÇÃO
DO SEU SEXTO ANIVERSÁRIO!

[7547] - PLACEBO NÃO CURA...


 NÃO BASTA LAVAR-HES AS CARAS...


 É NECESSÁRIO RECUPERÁ-LOS...


É FUNDAMENTAL RESPEITAR O SEU
CONTRIBUTO PARA A HISTÓRIA DO
MINDELO!

[7546] - OS MILAGRES DOS "SANTOS" DA CASA...


Angola - Um assunto verdadeiramente FAMILIAR!!! 

 1. Ministro das finanças: Carlos Lopes, marido da irmã da primeira-dama Ana Paula Dos Santos.
2. Ministro do Ensino Superior: Adão Do Nascimento, sobrinho do   presidente José Eduardo Dos Santos.
3. Vice-presidente da Republica: Manuel Vicente, enteado da falecida irmã do presidente José Eduardo Dos Santos. 
4. Secretário de Estado para Habitação: Joaquim Silvestre, irmão da primeira-dama Ana Paulo Dos Santos.
5. Secretaria do Presidente para Assuntos Particulares: Avelina Dos Santos, sobrinha do Presidente José Eduardo Dos Santos,  filha do seu irmão Avelino Dos Santos.
6. Administrador do Fundo Soberano: Zenu Dos Santos,filho do José Eduardo Dos Santos.
7. Secretário-geral da casa militar: Catarino Dos Santos sobrinho de José   Eduardo Dos Santos, filho do seu irmão Avelino Dos  Santos.
8. PCA da EPAL Leonildo Ceita primo da primeira-dama.
9. PCA da ENANA:  Manuel Ceita, primo da primeira Dama Ana Paula Dos Santos.
10. PCA do Banco de Comercio e Industria (BCI) ;Filomeno Ceita,  primo da primeira-dama.
11. Director do Instituto Nacional de Estatística: Camilo Ceita, primo da primeira- dama, Ana Paula Dos Santos.
12. PCA da MECANAGRO, da GESTERRA e presidente da Federação Angolana de  Hóquei em patins: Carlos Alberto Jaime Calabeto, sobrinho/primo do presidente José Eduardo Dos Santos.
13. Governador do BNA: José Massano, amigo pessoal e ex-colega de Isabel Dos Santos, filha do presidente José Eduardo Dos Santos.
14. Vice-governador do BNA: Ricardo De Abreu, compadre e amigo pessoal de Isabel Dos Santos, filha do presidente José Eduardo Dos Santos.
15. Ministra de Comercio: Rosa Pacavira, sobrinha da esposa de Avelino Dos Santos, irmão do presidente José Eduardo Dos Santos.
16. Administrador da TAAG:  Luís Dos Santos, irmão do presidente José Eduardo Dos Santos.
17. PCA da ANIP: Maria Emília Abrantes Milucha, mãe da Tchize e Zé Dú Dos Santos (Korean Dú), filhos do presidente José Eduardo Dos Santos.
18. TPA 2: Entregue a Semba Comunicações, empresa de Tchize e Corean Dú, filhos de José Eduardo Dos Santos.
19 - PCA/Sonangol:  Jose Francisco de Lemos, prima da primeira dama Ana Paula Dos Santos.

Agradec. a Tuta Azevedo

[7545] - ERA UMA VEZ, ANGOLA - (45)...



Detesto despedidas, não porque eu seja "bicho-de-mato" mas porque me emociono com extrema facilidade... Já minha mãe costumava dizer que eu tinha sempre a lágrima ao canto do olho!
E, muito embora a minha estada em Cazombo tenha sido relativamente curta, eu comparo esta convivência no mato, confinado a um circulo social diminuto e longe da maior parte dos confortos da civilização, às longas viagens por mar: a sensação de isolamento aproxima mais as pessoas e rapidamente se criam hábitos de interlocução e empatias que, não raro, levam aos conhecidos "flirts" de bordo, que são agradáveis enquanto duram, mas logo se esquecem na euforia da chegada ao destino..
Foi, pois, para fugir a um cenário de longos abraços e palavras de circunstância, que combinei com o Chefe Cardozo de Mattos (José Ruy...) que no dia seguinte iria a Vila Teixeira de Sousa, que sairíamos por volta da meia-noite...Assim, as despedidas aconteceram durante o jantar, que teve honras de ementa especial (leitão assado, pão de trigo de forno de lenha, Casal Garcia fresquinho, batata-doce frita e assada na cinza, sumo de maracujá e bolo de laranja, café e Macieira...)...Já passava das dez quando todos se recolheram. 
Poderá parecer cedo mas acontece que, no mato, a vida, por via do intenso calor, começa às sete da manhã pelo que, salvo aos fins-de-semana, as noitadas não são aconselháveis, nem saudáveis!
Portanto, no meio do silêncio possível, à meia-noite, o Chefe Mattos, o cabo de cipaios Caputula e eu próprio, preparavamo-nos para seguir viagem quando fomos surpreendidos pelo súbito aparecimento de um petromax de intensa e branquíssima luz, que precedia, nas mãos do Mário Matos, o cortejo dos hóspedes masculinos, todos, impecáveis nas suas minúsculas cuecas...

Continua...

[7544] - O PRIMADO DA "CUNHA"...


O mais angustiante de tudo é perceber que os cabo-verdianos enraizaram a ideia de que para conseguir trabalho/emprego/sucesso aqui no país dependem exclusivamente dos seus contactos e da tal “mão amiga” ou “cunha”. Esta é a herança mais pesada e mais dramática desses anos de governação do PAICV liderado por José Maria Neves: a destruição do mérito e da crença nas nossas capacidades ilimitadas de ter sucesso pelo esforço do nosso trabalho. Logo a seguir vem o medo, o pânico de “pensar pelas nossas próprias cabeças”. Ironia pura, não é Amílcar Cabral?!


...oooOooo...


José Castilho - Colonização, colonização e mais colonizacão, será que conhecem a verdadeira história de Cabo Verde? Dos países da lusofonia foi o único que não foi colonizado, mas sim POVOADO, pois é POVOADO, o mérito deste povoamento deve-se a Portugal, que como trouxe coisas boas, também deixou coisas menos boas, como quer dizer o meu amigo Abraão Vicente... Temos uma auto estima muito por baixo ou em baixo, trabalhar ou conquistar com mérito enferma nas ajudas a qualquer preço, cunhas, compadrios, amizade, família, tudo vale, competência e empenho são as menos valias na apreciação aos candidatos.

[7543] - COMPREENDER A HISTÓRIA...


A história do Médio Oriente e das fronteiras e religiões  desde 2500 AC

TALVEZ ACHEM INTERESSANTE......E QUEIRAM "DAR UMA VISTA DE OLHOS".


Para ajudar a perceber, ainda que em síntese, o mundo de próximo oriente
A importância da história para a percepção da realidade actual.
Da Mesopotâmia aos tempos mais recentes.
Será que a história não se repete?

http://www.vox.com/a/maps-explain-the-middle-east#top

Agradec. Adriano M. Lima

[7542] - ANGOLA TRAVA ISLAMISMO?!


  Angola é o primeiro país do mundo a proibir a religião islâmica...

 As autoridades de Angola proibiram o Islã e começaram a fechar mesquitas, em um esforço para frear a propagação do "extremismo" muçulmano, segundo meios de comunicação africanos.
 De acordo com o diário marroquino La Nouvelle Tribune, que cita a ministra angolana da Cultura, Rosa Cruz e Silva, "O processo de legalização  do islã não foi aprovado pelo Ministério da Justiça e Direitos Humanos [de Angola], e portanto as mesquitas em todo o país serão fechadas e demolidas".
 Além disso, a nação sul-africana decidiu proibir dezenas de outras religiões e seitas que,segundo o governo, atentam contra a cultura da nação, cuja religião majoritária é o cristianismo (praticado por 95% da população).
 Por sua vez, do diário angolano O País informa que cerca de 60 mesquitas já foram fechadas, enquanto os representantes da comunidade muçulmana denunciam que estas medidas foram tomadas sem consulta e que eles não se constituem em uma pequena seita.
 Não obstante, as autoridades de Luanda, capital de Angola, resumiram que "os muçulmanos radicais não são ben-vindos no país e que o governo angolano não está preparado para legalizar a presença de mesquitas em Angola", nação que se converteu na primeira do mundo a proibir o islã...

Agradec. Valdemar Pereira