Mostrar mensagens com a etiqueta ABERRAÇÕES. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta ABERRAÇÕES. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

[9891] - LIXANDING O POVING...


Tenho andado preocupado com a situação do Bes/Ges e com as acusações dos lesados  que desconheciam o que estavam a comprar.

Ora bem, estive a ouvir com toda a atenção Ricardo Salgado, Zeinal Bava, Carlos Costa (do BP), a CMVM, etc, e, sinceramente, fiquei esclarecido.

Fiquei a saber que houve uma take over sobre a PT, o que provocou um dawnsizing na empresa e impediu o advanced freight.

Sendo assim, o asset allocation baseado num appraial report, que é o allotment indicado, provocou um average price muito baixo, reduzindo os back to back ao mínimo.

Ora, o bid price provocou um dumping e uma floating rate incomportável com o funding previsto pelos supervisores.

Deixou, pois de existir uma verdadeira hedge, o que levou ao levantamento de hard cash em grande quantidade.

Se considerarmos que o ICVM, ao fim do período estava a deteriorar-se e os pay-out continuavam a baixar, a única solução seria o payabre to the bearer de eventuais incomes da empresa.

Voltando um pouco atrás, o pool entre Bes e Ges, fez diminuir drasticamente o portfólio dos clientes, levando inevitavelmente a um revolving credit que abrangeu a maioria dos shareholders de ambas as empresas.

Como é evidente o pricecut da Rio Forte foi inevitável e a take over sobre a mesma também.

O gross profit baixou significativamente, aumentando o grade period e o bank rate.

Só para terminar e em jeito de conclusão creio que estamos perante uma grande quantidade de filhos da puting, que utilizando a corrupting ao nível central e local, foram delapidanding os recursos do país e continuam em casa riding da situação, deslocando-se de vez em quanding à Assembleia, fazer de parving os deputados e o poving em geral.

Tenho dito !...

(Do FaceBook, autor desconhecido.
Sugestão de Adriano M. Lima)


quinta-feira, 27 de outubro de 2016

[9844] - A FACE OCULTA DA SOLIDARIEDADE...


Programa de luta contra a fome.
Nada é o que parece.
VEJAMOS:


Decorreu mais uma ação, louvável, do programa da luta contra a fome, mas....façam o vosso juízo!
Recolha em hipermercados, segundo os telejornais,  2.644 toneladas !
Ou seja, 2.644.000 Kilos.
Se cada pessoa adquiriu no hipermercado 1 produto para doar e se esse produto custou, digamos, € 0.50 (cinquenta cêntimos), repara que:
2.644.000 kg x 0,50 € dá 1.322.000 € (1 milhão, tresentos e vinte e dois mil euros), total do que as pessoas pagaram nas caixas dos hipermercados.
Quanto ganham???: O estado, 304.000 €(23% iva) o hipermercado, 396.600 € (margem de lucro média de cerca de 30%).
Nunca tinhas reparado, tal como eu, quem mais engorda com estas campanhas!!!
Devo dizer que não deixo de louvar a acção da recolha e o meu respeito pelos milhares de voluntários...
MAS, HÁ MAIS....
É triste, mas é bom saber...
> Porque é que os madeirenses receberam 2 milhões de Euros da solidariedade nacional, quando o que foi doado foram 2 milhões e 880 mil?
> Querem saber para onde foi esta "pequena" parcela de 880.000 € ?
> A campanha a favor das vítimas do temporal na Madeira, através de chamadas telefónicas é um insulto à boa-fé da gente generosa e um assalto à mão-armada.
> Pelas televisões a promoção reza assim: Preço da chamada 0,60 + IVA.  São 0,72 no total...
> O que por má-fé não se diz é que o donativo que deverá chegar (?) ao beneficiário madeirense é de apenas 0,50!
> Assim, oferecemos € 0,50 a quem carece,  mas cobram-nos € 0,72,.. Mais € 0,22 ou seja, 30 %...
> Quem ficou com esta diferença?
> 1º - a PT, com € 0,10 (17 %) isto é, a diferença dos 50 para os 60.
> 2º - o Estado, com € 0,12 (20 %) referente ao IVA sobre 0,60.
> Numa campanha de solidariedade, a aplicação de uma margem de lucro pela PT e da incidência do IVA pelo Estado são o retrato da baixa moral a que tudo isto chegou.
> A RTP anunciou, com imensa satisfação, que o montante doado já atingiu os 2.000.000 de euros...
> Esqueceu-se de dizer que os generosos pagaram mais 44 % ou seja mais 880.000 euros divididos
> entre a PT (400.000 para a ajuda dos salários dos administradores) e o Estado (480.000 para ajuda ao reequilíbrio das contas públicas e para os trafulhas que por lá andam)...
> A PT cobra comissão de quase  20 % num acto de solidariedade!!!
> O Estado faz incidir IVA sobre um produto da mais pura generosidade!!!

> ISTO É UMA TOTAL FALTA DE VERGONHA, SOB A CAPA DA SOLIDARIEDADE... É BOM QUE O POVO SAIBA QUE ATÉ NA CONFIANÇA SOMOS ROUBADOS.

> ISTO É UM TRISTE ESBULHO DA BOLSA E DO ESPÍRITO DE SOLIDARIEDADE  DO POVO PORTUGUÊS!!!

 DENUNCIA!

  "O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons."


Autor desconhecido.
Sugestão de Tuta Azevedo





terça-feira, 11 de outubro de 2016

sábado, 8 de outubro de 2016

[9764] - HOLANDA, O CÍNICO PARAÍSO FISCAL...

Vicenç Navarro

Vicenç Navarro,  Catedrático de Economia Aplicada na Universidade de Barcelona. Professor de Ciências Políticas e Sociais na Universidade Pompeu Fabra de Barcelona e professor de Políticas Públicas na The Johns Hopkins University (Baltimore, EUA).

...oooOooo...


O ex-ministro holandês que pressionou Espanha e Grécia para adoptarem as medidas de austeridade tem transformado a Holanda num grande paraíso fiscal

Qualquer leitor que tenha seguido de perto as notícias sobre a Grécia recordará que uma figura crucial da imposição das políticas de austeridade ao povo grego, as que tiveram um impacto devastador para aquele país, foi o Presidente do Euro-grupo, o ministro da Fazenda da Holanda, o Sr. Jeroen Dijsselbloem, que liderou o ataque (e não há outra forma de descrever o que ele fez) contra a Grécia, forçando o país a aplicar as receitas neoliberais, que causaram dano, não só às classes populares gregas, mas às de todos os países – incluindo a Espanha – cujos governos adoptaram as mesmas receitas.

Tal personagem foi especialmente duro nas exigências fiscais, acusando o governo do Syriza de não fazer o trabalho que tinha que fazer, ou seja, recolher fundos públicos para pagar as dívidas herdadas do governo conservador liberal anterior. E este mesmo senhor vem pressionando o governo espanhol, com extrema insistência, para que faça mais cortes e ajustes do gasto público, aplicando as mesmas políticas públicas que causaram efeitos danosos ao povo grego, liderando o sector mais duro do Eurogrupo, conformado pelos ministros de Economia e Finanças dos países da Zona Euro, que ele preside. Depois da Grécia, Dijsselbloem escolheu a Espanha como seu alvo principal exigindo cortes de nada menos que de 9 biliões de euros, que desmantelariam ainda mais o já bastante subfinanciado Estado de bem-estar espanhol.

A Espanha é um dos países com mais baixo gasto público social por habitante entre os quinze mais importantes países da União Europeia, em saúde, em educação, em pré-escolas, em serviços domiciliários, em moradia social, em serviços sociais e um longo etc. Mas tal personagem colocou como prioridade um trabalho para que esse gasto seja ainda menor – segundo ele, o deficit público da Espanha é hoje o maior problema o país tem, ponto de vista que, por certo, é amplamente sustentado pela maioria dos economistas neoliberais, os quais possuem grande projecção mediática nos meios de informação e persuasão espanhóis (incluindo os catalães).

Quem é este personagem, o Sr. Dijsselbloem?

O que não se sabe – porque não se publica em nenhum dos maiores meios de informação – é quem realmente é este senhor. Esse personagem jogou um papel crucial no trabalho de transformar a Holanda num paraíso fiscal onde as maiores empresas europeias (incluindo algumas espanholas e portuguesas) e norte-americanas evitam pagar seus impostos nos países onde se realiza a produção, a distribuição ou o consumo dos seus produtos. A política  de impostos desse país está desenhada para atrair as companhias multinacionais, que estabelecem as suas sedes na Holanda. As vantagens fiscais e subsídios públicos, assim como seu tratamento favorável às rendas do capital, são bem conhecidas no mundo financeiro e empresarial.

Isso explica que existam muitas companhias que estabelecem sua sede na Holanda (desde a mineira canadense Gold Eldorado à estadunidense Starbucks, a lista é enorme). Na verdade, algumas dessas companhias possuem na Holanda somente um endereço postal, sem sequer um edifício de referência, como é o caso dos grupos musicais Rolling Stones e U2, do Sr. Bono Vox, que se fez famoso e rico supostamente defendendo os pobres do mundo. Muitos desses benefícios fiscais e subsídios, assim como as transações financeiras, não têm transparência, e até mesmo os membros do Parlamento holandês não têm acesso a essa informação.

É surpreendente como a Holanda, porém, não aparece na lista de paraísos fiscais. E isso se deve à activa mobilização da coligação que governa a Holanda, formada pelo partido social democrata, ao qual pertence o ministro da Fazenda, o Sr. Dijsselbloem, dirigindo a política económica e financeira do país, e pelo partido radical de directa, os quais aprovaram juntos uma lei no ano de 2013, que indica que a Holanda não é um paraíso fiscal, por mais que se pareça.

Assim, o governo holandês praticamente proibiu o uso de tal termo, o que não foi um obstáculo para que o esse mesmo governo apoiasse a realização de seminários para empresários estrangeiros (realizados em países estrangeiros, a Ucrânia foi o último deles) para ensinar a eles como evitar pagar impostos na Holanda.

Como bem indica o estudioso economista David Hollanders, a Holanda é um exemplo clássico e ilustrativo sobre o que é um paraíso fiscal. Ele aponta, em um de seus estudos, que há 12 mil empresas (que fazem circular um total de 4 biliões de euros) que possuem uma sede postal na Holanda, que incluem 80% das cem maiores empresas do mundo e 48% das maiores companhias que aparecem na revista Fortune.

Entre tais empresas com sedes holandesas, estão empresas portuguesas, espanholas (como a empresa que se beneficiou da privatização da empresa pública Aigües Ter Llobregat, realizada pelo governo da Catalunha), gregas e outras, o que significa que Grécia, Espanha, Portugal e outros países deixam de arrecadar impostos (milhões e milhões de euros) e que os cofres desses Estados perdem dinheiro devido às políticas aprovadas pelo governo holandês, políticas essas que tiveram como um dos principais responsáveis justamente o Sr. Dijsselbloem, o mesmo personagem que acusa a Grécia e a Espanha de apresentarem excessivos déficites públicos, os quais não existiriam, de certo, de tal monta, se as grandes empresas pagassem os impostos nos seus países de origem e não tivessem as suas "sedes" fora do país, em países como a Holanda. Portanto, este senhor foi um dos que favoreceu essa situação, a qual ele agora condena.

Se sabe que o Sr. Jean-Claude Juncker, hoje Presidente da Comissão Europeia, é outro personagem que fez o mesmo quando foi presidente e ministro da Fazenda de Luxemburgo, outro paraíso fiscal onde um grande número de empresas internacionais, incluindo espanholas, possuem sua sede. O Sr. Jean-Claude Juncker também é dos usa todos os meios para pressionar em favor da aplicação de políticas de austeridade na Grécia, na Espanha e até em Portugal. Mas não se sabia tanto desta outra figura, o Sr. Dijsselbloem. O cinismo e a indecência – para não dizer falta de ética – de ambos os sujeitos alcançam níveis sem precedentes. E esta é a Europa à qual querem nós pertençamos.

DIJSSELBLOEM
Presidente do Euro-Grupo
Foto Wilimedia

(Sugerido por Adriano M. Lima)



segunda-feira, 3 de outubro de 2016

[9743] - NUNCA TANTOS DERAM TANTO A GANHAR A TÃO POUCOS!!!


APENAS 10 GRANDES MARCAS CONTROLAM O COMÉRCIO DOS PRODUTOS ALIMENTARES EM
 TODO O MUNDO...

VEJAM QUANTO FACTURARAM EM 2015:

NESTLÉ - 78.000.000.000 Euros
PEPSI-COLA - 57.000.000.000 Euros
COCA-COLA - 40.000.000.000 Euros
UNILEVER - 53.000.000.000 Euros
DANONE - 22.000.000.000 Euros
GENEREL MILLS - 16.000.000.000 Euros
MARS - 30.000.000.000 Euros
ASS. BRITISH FOODS - 15.000.000.000 Euros
MENDELEZ - 27.000.000.000 Euros

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

[9727] - DO BRASIL, COM INTELIGÊNCIA...

ESTE JUÍZ fazia cá falta para julgar o caso da aluna que até bateu na professora, pelo mesmo motivo,,,.A nossa SIC, e outras TVs...nem uma palavra!!!

O QUE SE SEGUE NÃO ACONTECEU EM PORTUGAL
Mas serve como exemplo...
O ALUNO QUE PROCESSOU O PROFESSOR POR ESTE LHE TER APREENDIDO O TELEMÓVEL NA SALA DE AULA PERDE A CAUSA EM TRIBUNAL!!!


O juiz Eliezer Siqueira de Sousa Junior, da 1ª Vara Cível e Criminal de Tobias Barreto, no interior do Sergipe, Brasil, julgou improcedente um pedido de indemnização que um aluno pleiteava contra o professor que lhe tirou o telemóvel na sala de aula.
De acordo com os autos, o educador tomou o telemóvel do aluno, pois este estava a ouvir música com os fones de ouvido durante a aula.
O estudante foi representado por sua mãe, que exigia  reparação por danos morais diante do "sentimento de impotência, revolta, além de um enorme desgaste físico e emocional". Na negativa, o juiz afirmou que "o professor é o indivíduo vocacionado para tirar outro indivíduo das trevas da ignorância, da escuridão, para as luzes do conhecimento, dignificando-o como pessoa que pensa e existe”. O magistrado solidarizou-se com o professor e disse que "ensinar era um sacerdócio e uma recompensa. Hoje, parece um carma".
O juiz Eliezer Siqueira ainda considerou que o aluno violou uma norma do Conselho Municipal de Educação, que impede a utilização de telemóveis durante o horário escolar, além de desobedecer, reiteradamente, às instruções do professor. Ainda considerou não ter havido abalo moral, já que o estudante não utiliza o telemóvel para trabalhar, estudar ou qualquer outra actividade edificante.
E declarou: "Julgar procedente esta demanda, é desferir uma bofetada na reserva moral e educacional deste país, privilegiando a alienação e a contra educação, as novelas, os reality shows, a ostentação, o ‘bullying intelectual', o ócio improdutivo, enfim, toda a massa intelectualmente improdutiva que vem assolando os lares do país, fazendo às vezes de educadores, ensinando falsos valores e implodindo a educação brasileira”.
Por fim, o juiz ainda faz uma homenagem ao professor. "No país que virou as costas para a Educação e que faz apologia ao hedonismo inconsequente, através de tantos expedientes alienantes, reverencio o verdadeiro HERÓI NACIONAL, que enfrenta todas as intempéries para exercer seu ‘múnus’ com altivez de caráter e senso sacerdotal: o Professor."

ISTO DEVERIA SER LIDO POR TODOS OS POLÍTICOS, MAGISTRADOS, PROFESSORES, ALUNOS MAL COMPORTADOS E RESPECTIVOS PAPÁS...

(Pesquisa de Adriano M. Lima)

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

[9725] - CORRIDA VICIADA...


Esta madame a quem parece haver algo que lhe cheira mal, chama-se Kristalina Georgieva e é uma dos vice-presidentes da U.E. que, subitamente, parece querer entrar numa corrida que já vai na QUINTA ETAPA, como se os restantes concorrentes fossem meros verbos de encher, marionetas de uma pantominice qualquer em que Angela Merkel continua a pensar que basta ela estalar os dedos para todo o mundo se por de joelhos, ela que se apresenta como madrinha desta bulgar, desculpem, desta búlgara cujo rictus facial deve denunciar o pivete da sua própria falta de estatura moral...
Não me parece que esta atitude da "pequenina" fura-bichas a recomende para o lugar que agora pretende disputar, como quem, subitamente, sente o irreprimivel desejo de um chá com torradas - o de Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas...

sábado, 24 de setembro de 2016

[9708] - ALEPPO - SÍRIA...


[9707] - QUEM SÃO OS TERRORISTAS?



Sabia que a Goldman and Sachs, o Citygroup, o Wells Fargo e outros semelhantes apostaram biliões de dólares na destruição do euro? Se o EURO cair ou desvalorizar eles ganham milhões!
Sabia que obtiveram avultadissimos lucros durante a crise financeira de 2008 (que permanece viva...) e há suspeitas de que foram eles que manipularam o mercado?
Sabia que o Senado norte americano levantou um inquérito que resultou na condenação destes gestores que apostaram em tombar a Europa? Mas tudo ficou na mesma...
Sabia que ficou demonstrado que o banco Goldman and Sachs aconselhou os seus clientes a efectuarem investimentos no mercado de derivados num determinado sentido, mas o próprio Goldman and Sachs realizou apostas em sentido exactamente contrário no mesmo mercado?
Sabia que deste modo, obtiveram lucros de 17 biliões de dólares (com o respectivo prejuízo para os seus clientes)?
Sabia que estes manipuladores se estão a transformar nos homens mais ricos e influentes do planeta e se divertem a ver os países tombar um por um?
Sabia que todos os dias são lançadas milhões de pessoas no desemprego e na pobreza em todo o planeta, em resultado desta actividade predatória?
Sabia que tudo acontece com a cumplicidade de alguns governantes e das autoridades reguladoras?
Sabia que desde a crise financeira de 1929 que o Goldman and Sachs tem estado ligado a todos os escândalos financeiros que envolvem especulação e manipulação de mercado, com os quais tem sempre obtido lucros monstruosos?
Sabia ainda que este banco tem armazenado milhares de toneladas de zinco, alumínio, vários outros metais, petróleo, e até cereais, etc., com o objectivo de provocar a subida dos preços e assim obter lucros astronómicos, manipulando o mercado?
Sabia que, desta maneira, manipula o crescimento da economia mundial, e condena milhões de pessoas à fome?
Sabia que o Goldman, com a cumplicidade das agências de “rating”, pode declarar que um governo está insolvente e, como consequência, os produtos financeiros sobem e, assim, obriga os países a pedirem mais empréstimos com juros agiotas impossíveis de sustentar (como se tem feito com a Grécia, Portugal e outros) — Em simultâneo impõe duras medidas de austeridade que empobrecem esses países?
- De seguida, em nome do aumento da competitividade e da modernização, obriga-os a vender os sectores económicos estratégicos (energia, águas, saúde, banca, seguros, etc.) às corporações internacionais por preços abaixo do que valem.
- Para isso, infiltra pessoal dos seus quadros nas grandes instituições políticas e financeiras internacionais, de forma a manipular a evolução política e económica a seu favor e em prejuízo das populações. Cargos como os do CEO do Banco Mundial, do FMI, da FED, etc. de que fazem parte quadros oriundos do Goldman and Sachs. E na UE estão: Mário Draghi (BCE), Mário Monti e Lucas Papademos (primeiros-ministros de Itália e da Grécia, respectivamente), Vitor Gaspar, Carlos Moedas, e muitos outros que por lá passam para aprenderem como se roubam os povos do Mundo e se fazem fortunas pessoais e/ou de corporativas financeiras.
Sabia que alguns eurodeputados ficaram estupefactos quando descobriram que alguns consultores da Comissão Europeia, bem como da própria Angela Merkel, têm fortes ligações ao Goldman and Sachs?
Sabia que este poderoso império do mal, está a destruir não só a economia e o modelo social, como também as impotentes democracias europeias?
Sabia que é do interesse deste mundo financeiro que isto não passe pela cabeça dos povos, que já vivem diariamente com a ameaça crescente desta forma de terrorismo?

Texto de Domingos Ferreira, da Universidade Nova de Lisboa, Professor/Investigador na Universidade do Texas, EUA.

- Sugestão de Adriano M. Lima




sexta-feira, 16 de setembro de 2016

[9678] - ABERRANTE...


No passado dia 13 houve um jantar em casa da minha filha Ana Paula em despedida da sobrinha e minha neta Vera que, depois de um período de férias, regressou a Londres, onde estuda (e trabalha...). Por tal motivo o futebol passou para segundo plano e só abordamos o assunto quando, à sobremesa, indaguei como estaria o jogo que até já deveria ter acabado...O meu neto Miguel, então, rapou do seu telemóvel, daqueles que só lhes falta falar e constatou, para espanto de todos que, faltando 8 minutos para o jogo terminar, o Sporting estava a ganhar por 1-0... Todos rejubilámos, mau grado haver também, benfiquistas e belenenses entre os presentes e apressamos a sobremesa para seguir os escassos minutos que faltavam para o jogo terminar... Então, vindo da rua, ouvimos um grande bruaá de regozijo  que, intimamente, me segredava que o Sporting deveria ter feito o dois-a-zero! Então, consultando, de novo, o telemóvel, o Miguel anunciou que, afinal, o Real de Madrid acabara de empatar, graças à superior execução de um livre directo, por Cristiano Ronaldo... Foi, então, que o meu genro Zé Carlos comentou que, naquela zona, havia... muitos benfiquistas!
Palavra de honra que isso me magoou muito mais do que o primeiro e, depois, o segundo golo do Real!

sábado, 10 de setembro de 2016

[9662] - ESCRAVATURA EMOCIONAL...


ACUSO A TVI DE PROSSEGUIR UMA
POLÍTICA EDITORIAL DE
AUTÊNTICA ESCRAVATURA EMOCIONAL
E DE DESONESTIDADE INTELECTUAL
COM RELAÇÃO A PESSOAS
EVENTUALMENTE MENOS EXIGENTES
NO QUE RESPEITA AOS CONTEÚDOS
DE MAIOR AUDIÊNCIA!
....oooOooo...

Passo a explicar... Após o extensíssimo serviço noticioso das 20H00, a TVI transmite a "bagatela" de TRÊS telenovelas numa tentativa evidente de surripiar audiências às outras Estações de Televisão...Normalmente,  cada uma destas historias tem o seu começo, antes que chegue ao seu termo qualquer das outras, numa tentativa de obrigar os frequentadores de uma a seguir a(s) seguintes(s), sem despregar olho da pantalha...
E é contando, obviamente, com a  menor exigência do grosso da sua massa assistente que a TVI consegue os índices de audiência que fartamente publicita e que tais espertezas editoriais logram o obter êxito... Mas, não contente com a fórmula, a TVI acaba de sublimar a técnica e todas as noites, agora, acontece o seguinte, após as notícias das 20H00: primeiro, transmite cerca de 15 minutos de uma telenovelas que está prestes a terminar...A seguir, transmite um novo episódio de outra que teve o seu início no passado domingo...Depois, mais 15 minutos da tal que está a acabar e, por fim, um novo episódio da terceira telenovela da noite que já irá a meio, ou coisa que o valha...
Creio que nem o Diabo, se mandasse alguma coisa na TVI se lembraria de tamanha patifaria...Do ponto de vista das relações humanas considero esta atitude da TVI um autêntico atentado à liberdade de escolha de pessoas menos sensíveis a estes atropelos cívicos e morais e pergunto-me até se, sob o ponto de vista da ética profissional tais procedimentos não serão, também, condenáveis...
Já enviei à TVI alguns e-mails sobre o assunto mas, certamente, ninguém tomou conhecimento!

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

[9650] - O QUE DIZEM OS ANALISTAS...

Maria João Marques
...............................................................................

Tenho para mim que Medina percebeu que vai ser castigado (em votos) pelas horas a mais no trânsito que nos próximos meses vai impor aos lisboetas, tanto que encontrou um legalismo para parar as calamitosas obras da Segunda Circular. Obras incompreensíveis, essas – excepto se Medina inscreveu Lisboa num qualquer estudo psicológico internacional para medir, nas populações, o aumento da toma de ansiolíticos provocado por políticos sádicos.
...................................................................................................


terça-feira, 30 de agosto de 2016

[9617] - ENTRE A ASTÚCIA E A ESPERTEZA...

O "comandante" Pedro Pires concedeu à cadeia germânica Deutsche Welle uma entrevista a que já aqui nos referimos, a propósito da sua auto-propalada "astucia" na condução das negociações com o (des)Governo Português, em 1974, e que levariam à Independência de Cabo Verde, um ano depois... Não nos esqueçamos que a delegação portuguesa a tais negociações incluía algumas figuras de triste memória, onde pontificava Vasco Gonçalves, o general vermelho que não escondia a profissão de fé nos ideais de extrema esquerda que enformavam a delegação cabo-verdiana...Estava, pois, tudo em família e na mais completa paz ideológica o que, certamente, terá facilitado a exibição da astucia do negociador foguense,,,
Transcrevemos, a seguir, um pequeno excerto dessa entrevista para dar conta de uma outra faceta do astuto negociador: a da esperteza...

...oooOooo...

DW África: Em junho de 1975 são realizadas eleições em Cabo Verde. Hoje, várias vozes admitem que foi um "grande erro" cometido pelo PAIGC a neutralização ou prisão de eventuais concorrentes. Falo de elementos da UDC (União Democrática de Cabo Verde) e da UPICV (União do Povo das Ilhas de Cabo Verde), alguns dos quais foram até presos no Tarrafal, que foi temporariamente reativado. Acha que teria sido importante para o partido ter sido legitimado democraticamente e não ter apenas a legitimidade histórica?

PP: Não, não. Nós representamos a vontade dos cabo-verdianos. Houve muitos movimentos que nasceram depois do 25 de Abril de 1974. Está claro que são coisas fabricadas e, mais do que isso, sem qualquer legitimidade ou trabalho feito para se legitimar.
O PAIGC, na verdade, era o movimento de libertação nacional legítimo, legitimado internamente e internacionalmente. Nós, como atores políticos, teríamos de tirar todo o proveito disso e não nos podiam pedir que tivéssemos uma atitude infantil de entregar o poder a quem não fez nada por ele. Portanto, sejamos objetivos, mas também realistas. Foi nessa base que agimos. Muitas pessoas têm análises fantasiosas que não têm em conta a realidade.

...oooOooo...

Quarenta anos passados, seria de esperar que os acontecimentos que mancharam a História dos primeiros anos de Independência de Cabo Verde conseguissem ser analisados de forma honesta, reconhecendo-se os desmandos que atingiram dimensões cujas consequências não deviam ser deixadas, apenas,  ao julgamento da História... Pergunto-me se não haverá matéria criminal suficiente para a Justiça institucional intervir ou se apenas haverá um défice de vontade política para levar os algozes à barra...
Por outro lado, a esperteza leva P.P. a iludir na sua resposta o volume dos crimes do seu Partido e do seu Governo atribuindo aos seu concidadãos um estatuto de menoridade politica ao descredibilizar radicalmente os movimentos sócio-políticos emergentes no pós 25 de Abril, numa demonstração clara do sentido ditatorial que informava o PAIGC. A resposta do "comandante" é, toda ela, uma demonstração de narcisismo político e de negação liminar dos princípios da democracia participativa. O "comandante" faz-se, pois, dono da legitimidade pois, como afirma, tudo o resto são "análises fantasiosas que não têm em conta a realidade"... Há algumas vítimas, entre mortos e vivos que, claro está, não concordam com o astuto negociador e esperto governante! 

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

[9592] - MEDALHA DE OURO DA ESTUPIDEZ...




Para começar, dá vontade de perguntar o que é que um psicólogo (?) entende de ovários... Depois, dá vontade de perguntar ao Sheik Salah se os homens que conduzem viaturas também não podem vir a sofrer problemas na próstata que ponham em causa a sua capacidade reprodutora... Isto, claro, partindo da premissa de que este saudita existe e que se tenha permitido esta alarve declaração!
Já agora, recorde-se que o termo "alarve" deriva do árabe "al-arab" que significa..."os árabes"!!!

sábado, 20 de agosto de 2016

[9588] - MEDALHA DE OURO DA IGNORÂNCIA...


Custa acreditar na veracidade destas declarações, feitas por uma autoridade do Islão e que colocam o seu autor algures na Idade Média, ainda antes de 1522, quando Fernão de Magalhães conseguiu a prova física de que a terra não era plana, como se acreditava, o que veio a ser confirmado cientificamente no século XVII por Newton, graças à formulação do conceito de gravidade....
Mas, se for verdade, não há dúvidas de que o homem merece a Medalha de Ouro da Ignorância!

Pesquisa de 
Valdemar Pereira



quinta-feira, 18 de agosto de 2016

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

[9569] - O DESACORDO ORTOGRÁFICO...


Nossa Língua “perdeu” as suas origens (o Latim), não havendo justificação para a forma como agora querem escrever o “NOSSO” PORTUGUÊS...

EXPLIQUEM AGORA AOS ALUNOS COMO SE FORMARAM ESTAS NOVAS PALAVRAS!!!!!

A MAIS VÁLIDA QUEIXA, SOBRE O "DESACORDO" ORTOGRÁFICO...

É preciso saber um pouco da história/origem das línguas e o Prof. Malaca Casteleiro até parece que nada sabe.
Ele até já nem se deve lembrar que era um zé-ninguém quando o Prof. Lindley Cintra era O PROFESSOR de linguística e ele (Malaquinha) apenas o assistente das aulas de Fonética, que eram detestadas
Os anos passam e..."DESAcordo" Ortográfico...
O novo "Desacordo" ortográfico é mais uma prova da imbecilidade desta gente que governa Portugal nos últimos 3 decénios!
Nos nossos sete, oito e nove anos tínhamos que fazer aqueles malditos ditados que as professoras se orgulhavam de leccionar. 
A partir do terceiro erro de cada texto, tínhamos que aquecer as mãos para as dar à palmatória. E levávamos reguada com erros destes: "ação", "ator", "fato", "tato", "fatura", "reação", etc, etc...
Com o novo acordo ortográfico, voltam a vencer-nos, pois nós é que temos que nos adaptar a eles e não ao contrário. Ridículo...,
Mas, afinal de onde vem a origem das palavras da nossa Língua? Do Latim!!! 
E desta, derivam muitas outras línguas da Europa. Até no Inglês, a maior parte das palavras derivam do latim. Aliás, os "c" mudos de palavras de origem latina das linguas francesa, espanhola, inglesa e, até, alemã, nunca foram suprimidos...
Conclusão: na maior parte dos casos, as consoantes mudas das palavras destas línguas europeias mantiveram-se tal como se escrevia originalmente.
Se a origem está na Velha Europa, porque é temos que imitar os do outro lado do Atlântico???
Mais um crime na Cultura Portuguesa e, desta vez, provocada pelos nossos intelectuais da Língua de Camões.
Por favor Circulem este texto até chegar aos "intelectuais"  que fizeram este "Desacordo". Pode ser que eles abram os olhos.
Ex.: Será que fui de fato à praia?
...Na tourada, estavam 2000 espetadores!   ...etc, etc.
 Porque se escreve Egito se os naturais desse país são Egí p cios?
Ainda não percebi se com o novo Desacordo ortográfico os Polacos também passaram a ser Poloneses..., e os Canadianos agora são Canadenses, como se diz nas Terras de Vera Cruz …
Inovações sim , mas sem exageros e com coerência !!!
Não existe qualquer acordo, mas sim a "Resolução do Conselho de Ministros"n.º8/2011...,          
Nenhum dos Países da CPLP subscreveu esta "Resolução" (nem a Guiné Equatorial...)

Para terminar, os ingleses não harmonizaram o seu idioma conforme o dos Estados Unidos da América...
Pesquisa de
Adriano Lima