
Desde as pestes do antigo Egipto e mesmo antes delas, que a História tem registado inumeras pandemias, das mais diversas doenças, nomeadamente, de cólera, de varíola, de ébola e, claro, de gripe... Crê-se que a primeira pandemia de gripe tenha ocorrido em 1510, a partir de África, e a segunda, entre 1889 e 1890, a primeira das designada Gripe Asiática. Esta, iniciou-se na Rússia e estendeu-se para oeste, tendo atingido os Estados Unidos, a América do Sul e a Austrália.
Mas, a mais devastadora de todos as endemias conhecidas parece ter sido a Gripe Espanhola, oriunda dos Estados Unidos e que, entre 1918 e 1919 atingiu todos os continentes. Ao longo de 18 meses morreram para cima de 25 milhões de pessoas (há quem afirme que foi mais do dobro...), das quais, 17 milhões, só na Índia. Nos Estados Unidos morreram cerca de 500 mil pessoas e no Reino Unido para cima de 200 mil.
Somos, assim, chegados à 2ª Gripe Asiática, oriunda da China e que grassou entre 1957 e 1958 tendo vitimado à volta de 70.000 pessoas nos Estados Unidos.
Finalmente, em 2009 somos surpreendidos, nascida no México há poucos meses, com a Gripe A, que já foi chamada de suína, mas parece que os bichos nada têm a ver com o assunto, mau grado a higiéne ser factor importante na prevenção da doença, coisa de que, como se sabe, os nossos amigos porcos não são praticantes habituais - antes pelo contrário!
Lá para meados do ano que vem estaremos a fazer a contabilidade aos estragos que, no entanto, não parece que venham a ser significativos, já que, ao que o "experts" dizem e escrevem, esta é uma gripezinha muito menos perigosa do que a gripe sazonal...Só ninguém sabe é o que poderá acontecer a quem apanhar as duas ao mesmo tempo!
Zito Azevedo-----------Foto: Wik
Sem comentários:
Enviar um comentário