Páginas

terça-feira, 25 de agosto de 2009

PECADO OU REPARAÇÃO ?



Este homem chama-se ABDELBASET ALI MOHAMED AL-MEGRAHI, é líbio e foi condenado a prisão perpétua por ter sido julgado culpado pelo atentado que, em 21 de Dezembro de 1988, fez explodir sobre a cidade de Lockerbie, a sul da Escócia, o vôo 103 da PAN-AM, desastre em que pereceram 270 pessoas: 243 passageiros, 16 tripulantes e 11 habitantes de Lockerbie. Destes, 189 eram norte-americanos e, segundo consta, a grande maioria eram militares e agentes secretos. Abdelbaset sempre se afirmou inocente e quando o condenavam por não demonstrar qualquer arrependimento, diria que ninguém pode arrepender-se de algo que não fez.
Não deixa, também, de ser notável que o então Primeiro Ministro da Africa do Sul, Pieter Botha, tenha sido aconselhado a não viajar naquele vôo, como significativo será, igualmente, que a CIA tenha, entretanto, destruído pelo fôgo todos os "dossiers" sobre o desastre de Lockerbie...Jornais internacionais da época anunciavam, claramente, que o acidente tería sido provocado para fazer desaparecer vários militares e agentes americanos implicados num esquema mundial de tráfico de drogas...
Este líbio, bastante mais velho e sofrendo de um cancro em fase terminal foi libertado por razões humanitárias e recebido na Líbia como herói. Se é culpado, os escoceses, num gesto muito cristão, ofereceram a outra face ao pecador que não se fez rogado...Se é inocente, falta, agora, encontrar, finalmente, os culpados, depois desta reparação tardía.

Sem comentários:

Enviar um comentário