Páginas

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

CHAPÉUS HÁ MUITOS !!!


A palavra chapéu, segundo alguns especialistas, provem do latim "cappa", que significava algo para cobrir a cabeça.
As primeiras tentativas para proteger a cabeça datam de 4.000 anos A.C. e verificaram-se no antigo Egipto, na Babilónia e na Grécia e eram peças que tanto protegiam a cabeça como seriam para segurar os longos cabelos que se usavam na época...Mais tarde surgiram os turbantes, as tiaras, as coroas, que eram usados mais como distintivos da classe social de quem os usava.
O primeiro verdadeiro chapéu, o PÉTASO, apareceu cerca de 2.000 A.C. e era composto de uma copa bastante baixa e abas muito largas. Nasceu na Grécia e o seu uso foi longo, de tal forma que ainda era usado na Europa em 1453.
Facto interessante é o que se verificava em Roma, onde os escravos não podiam usar chapéu mas, uma vez libertos, era-lhes concedido usar um barrete cónico com a ponta caída para um dos lados da cabeça, o que era uma indicação de homem livre. Ainda hoje, os pescadores da pesca artesanal e os campinos usam barretes semelhantes que decerto pretendem dar testemunho aos outros da liberdade que respiram na imensidão dos mares e na vastidão das lezírias.

Sem comentários:

Enviar um comentário