Páginas

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

DEFESA DO CONSUMIDOR...


Parece que há novas - e boas - regras para o crédito ao consumo de pessoas singulares...Quer dizer, se você precisa de um empréstimo para comprar carro novo, mobília nova, para obras, para isto ou para aquilo, agora, os contratos regem-se pelos mesmos princípios independentemente da instituição bancária a que se recorra. Todas as entidades financiadoras são obrigadas a dar a conhecer todas as novas regras mediante apresentação de folheto dimanado do Banco de Portugal que estabelece todos os parâmetros dos direitos/deveres de cada um dos contraentes.
A margem máxima dos juros a cobrar também vai ter novo tratamento e, em vez dos 40% exorbitantes de agora, será trimestralmente fixada pelo Banco de Portugal.
Por outro lado, acabam-se os parágrafos quase ilegíveis que encobriam normas lesivas do cliente. Tudo tem que estar claramente destacado e perfeitamente entendivel por forma a não criar situações de dupla interpretação. Vamos ter, finalmente, contratos honestos?
Uma vez por outra, as autoridades tiram um coelho da cartola!

2 comentários:

  1. Ouxalá não seja um coelho morto!
    Neste país existem muitas classes especializadas a fugir com o rabo à seringa: uma dels são os directores das instituições de crédito, que ao fim e ao cabo, elas lá sabem porque caminhos hão-de seguir para manter e levar a deles à vante

    ResponderEliminar
  2. Mesmo morto, já sería melhor do que nada: um coelho é sempre um coelho...Ah!Ah!Ah!
    'Braça...

    ResponderEliminar