Páginas

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

DISTANCIAS CÓSMICAS !!!


As unidades de medida que utilizamos habitualmente depressa se tornam inadequadas quando tentamos calcular as dimensões e as distancias entre os corpos do Sistema Solar. O raio da Terra é de cerca de 6.400 km, enquanto o do Sol é de 700.000 km e, a distancia entre os dois astros é de, aproximadamente, 150 milhões de quilómetros... Este numero é utilizado como unidade de distancia, designando-se por Unidade Astronómica ou UA ( 1UA é, portanto, igual a 150 milhões de quilómetros). Para melhor se ter uma ideia sobre a repartição dos planetas no Sistema Solar, refira-se que Plutão, o mais exterior de todos eles, está a 40UA do Sol, ou seja, a 40 vezes 150 milhões de quilómetros!
O Sistema Solar está situado na periferia da nossa Galáxia a cerca de dois terços do seu raio, A Galáxia tem a forma de um disco achatado com um raio de 5.000 anos-luz (sendo o ano-luz a distancia que a luz percorre no espaço de um ano, à velocidade de 300.000 quilómetros por segundo...). Contém 1.011 estrelas como o Sol, que desenham no céu límpido do Verão, a Via Láctea, o que corresponde à visão que, a partir da Terra, podemos ter da nossa Galáxia, vista de lado. Espectacular!

4 comentários:

  1. Que viva por muito e longos anos os estudiosos.
    ManuMoreno
    Kel abxom Di Kuraxom!!!

    ResponderEliminar
  2. E nós tambem, para aprendermos com eles...
    Um abraço cósmico...

    ResponderEliminar
  3. Estes numeros e cálculos, para nós cérebros simples (eu sou um deles), chegam-nos a paracer simples resultados de um qualquer enigma ou charada de almanaque; eu, às vezes, dou comigo a pensar: mas será que isto é tudo real ou de facto é um produto de cérebros mais que previlegiados?

    ResponderEliminar
  4. Há cérebros privilegiados, sim senhor...
    Abração!

    ResponderEliminar