Páginas

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

AUTO-ESTIMA ...


Não sei por que razão atávica nós, portugueses, temos sempre uma certa reserva quando se trata de falar de nós, do que somos, do que fizemos, do que somos capazes, do que faremos... Enfim, convencemos-nos de que somos, apenas, desenrascados, com uma solução de ultima hora para todos os problemas, mas nada de muito elaborado, muito pensado, muito científico, mais do tipo chico-espertismo, mais ou menos oportunista, mais ou menos ilegal...
Ora, creio bem que exageramos, pela negativa e, segundo rezam as crónicas, este pedaço de terra já deu à humanidade algumas figuras e alguns feitos dignos de nota e que, por isso mesmo, a História Universal regista, mau grado as instituições nacionais nem sempre dedicarem a estas pessoas e a esses feitos a atenção que eles merecem ao ponto de os "inventores" portugueses - que os há, de óptima estirpe - dizerem: "SERIA TÃO CONFORTANTE, SE O ORGULHO QUE TEMOS POR PORTUGAL, PORTUGAL O TIVESSE POR NÓS !"
Vamos, uma vez por outra, trazer aqui um inventor e um ou mais inventos seus não para que nos miremos neles como num espelho mas. simplesmente porque, afinal, eles existiram e não existe nenhuma razão válida para que sejam ignorados.

PEDRO NUNES - 1502/1578 - Matemático, professor, cosmógrafo, médico, astrónomo, pensador, um dos maiores vultos científicos do seu tempo.

NÓNIO - Aparelho desenvolvido pelo investigador utilizado em matemática, ciencias náuticas e medições com precisão de 0,02 mm.

Sem comentários:

Enviar um comentário