Páginas

quarta-feira, 28 de abril de 2010

CABO VERDE - A HISTORIA EM SELOS...

Foi durante o inverno de 1893-94 que nos estaleiros James & Tarr, nos Estados Unidos e para o capitão William Mumsey que foi construído um palhabote de linhas elegantes a que foi dado o nome de "Effie Mumsey".
Serviu sob quatro bandeiras diferentes, na pesca do bacalhau, em espedições científicas e até no transporte de emigrantes. Em 1948 foi registado na Capitania dos Portos, em S.Vicente como propriedade de Henrique José Mendes, que pretendia utliliza-lo no serviço de comercio marítimo de cabotagem e longo curso, com o nome de "Ernestina".
Em 3 de Junho de 1982 inicia a viagem transatlantica que o haveria de levar de S.Vicente aos Estados Unidos, de regresso ao país onde, cem anos antes, havia sido construído e onde recuperou o nome de "Effie Mumsey". (in "O Mar e os Selos" de T.Estrela)
Compilação de A.Mendes.
---oooOooo---

2 comentários:

  1. Tive o gosto de ter sido seu tripulante...
    Recordo-me de uma viagem a Dacar "carregado" de emigrantes clandestinos, recolhidos em "segredo" na enseada de Palha-Carga...
    "Segredo" calado à partida com muito " unto BNU" e à chegada com os variados bens de consumo, sendo o azeite de oliveira o produto com melhor cotação!

    É indestrivel como dezenas e dezenas de passageiros suportavam com "sofrimento calado" a "aventura" de semelhante viagem...

    ResponderEliminar
  2. E foi, assim, que uma parte importante da diáspora se construiu...

    ResponderEliminar