Páginas

segunda-feira, 19 de abril de 2010

DINHEIRO ? P'RA QUÊ ?

O pagamento contactless está a implementar-se em todo o mundo e pode ser o princípio do fim do dinheiro. Dos cartões de débito e de crédito, passou-se já para outros cartões e equipamentos, como os telemóveis. Uma acção-piloto desta nova forma de pagamento está a decorrer em Lisboa.
O sistema surgiu por volta dois anos 90 do século passado mas questões técnicas e de segurança impediram o seu rápido progresso, que só começou por volta de 2004/2005, graças aos esforços da Master-Card e da Visa, criadoras dos sistemass PLAYPASS E PAYWAVE, e podem ser utilizados os cartões já existenes desde que tenham um chip e possam receber uma antena. Os limites de pagamento são diversos, de acordo com o pais/região (geralmante $25, €20 e £10) mas a tcnologia é compativel e o seu ex-libris é o facto de não ser preciso "contacto´, não ser necessário introduzir o PIN no TPA nem marcar o PIN, ou emitir recibo, a não ser a pedido do cliente. Para transacções acima do limite e quando a tecnologia está instalada nos cartões (de débito ou de crédido), estes poderão ser usados como habitualmente.
Explicando, a tecnologia contctless aplica a teclologia de rádio RFII aos meios de pagamento. Assim, no cartão é embutido um emissor-rádio e uma antena e junto ao TPA é acoplado um leitor de sinal de rádio. É extraordinária a ulitildade do sistema nas filas nos cafés, restaurantes de fast-food, transportes, etc, em suma, onde quer que tenhamos despesas de pequeno valor a pagar...E não precisa ficar à espera dos trocos...
---oooOooo---

Sem comentários:

Enviar um comentário