Páginas

quinta-feira, 27 de maio de 2010

DAS ORIGENS DO CR9...

Agora que a Blogosfera de inspiração crioula se mostra ao rubro contra a forma como os portugueses trataram os elementos da selecção de Cabo Verde, dizendo cobras-e-lagartos de tudo e todos com especial relevância de críticas a CR9, recordemos algo que o D.N. da Madeira escreveu em Janeiro de 2009, acerca de uma senhora de nome ISABEL ROSA DA PIEDADE que, há já muito tempo, tinha ela 16 anos, resolveu abandonar a Praia de S.Tiago de Cabo Verde e rumar à ilha da Madeira.
Ali casou com José Aveiro e foi mãe de Humberto que haveria de casar com Filomena, mãe de Dinis, pai de Cristiano Ronaldo, cuja avó parece ainda viver, aos 82 anos...Pois é, as coisas nem sempre são tão lineares com a gente gostaria que fossem, nem as pessoas são todas elas iguais umas às outra e é sempre arriscado confundir a árvore com a floresta...Não me parece que um fraquíssimo jogo de futebol seja motivo para recalcar ódios herdados de outros futebóis, com outros treinadores, outros jogadores e outros interesses (ou falta deles...)...Afinal de contras, somos todos, pelo menos, primos uns dos outros. Que a Paz seja connosco!
-o-

2 comentários:

  1. Por aquilo que eu li na blogosfera crioula, não me ficou a impressão de que esse rapaz foi beliscado por críticas ferozes. Mas, meu caro, lá porque a avô do rapaz nasceu em Cabo Verde isso não quer dizer que os cabo-verdianos não o podem criticar assim como isso não fará com que seja amado pelos cabo-verdianos. Aliás, em Portugal ele tem vários bastantes antipatizantes.

    Os alvos das minhas críticas, e doutras que li, eram outros pois também "não me parece que um fraquíssimo jogo de futebol seja motivo" para certo tratamento que certa comunicação social lusa brindou os cabo-verdianos.

    ResponderEliminar
  2. A longinqúa avó do moço, era quem era e ele, é o que é e vem a talhe de foice dizse que, nem sequer é o meu paradigma de futebilista completo...Todos nós, afinal, somos o que somos, por vezes demasiado preocupados e ser tão iguais que nos esquerecmos de ser melhores, ultrapassando os nossos traumas, combatendo os nossos excessos de sensibilidade tentando prestar alguma atenção aos outros analizando as suas razões com o distanciamento de quem não é dono da verdade...Dizem os manuais de guerrilha urbana civilizada (!) que é necessario isolar bem o alvo antes de o abater no sentido de evitar baixas colaterais...Assim como é um desperdício de munições responder a um tiro de pistola com uma barragem de artilharia pesada quando, às vezes, um olhar pelo canto do olhso sería suficiente...
    Amo, por demais, Cabo Verde, a minha imensa procissão de amigos crioulos, o desporto em geral com o futebol em particular, para que a mínima calema me não provoque este enjôo mais psico do que somático...Lá está: eu sou assim e, aos que não o entendam - ou não queiram entender - só poderei dizer, à boa maneira mindelense "sorê, broda"...

    ResponderEliminar