Páginas

quarta-feira, 30 de junho de 2010

LAVAR OS CESTOS...


Do baralho de árbitros da FIFA para este Mundial, saíram a Portugal QUATRO ases sul-americanos, a saber: com a Costa do Marfim, o uruguaio JORGE LARRIONDA; com a Coreia do Norte, o chileno PABLO POZO; com o Brasil, o mexicano BENITO ARCHUNDIA; com a Espanha, o argentino HECTOR BALDASSI, na foto...É claro que isto pode não querer dizer nada, mas entre dezenas de árbitros europeus, asiáticos, africanos e norte.americanos, só haver sul-americanos nos nossos jogos é um tanto esquisito, se nos lembrarmos que um dos nossos adversários era da mesma zona geográfica de um deles e o ultimo contendor antigo colonizador do país de origem de outro...Não sabemos se esta bizarria alguma vez virá a ser explicada mas, em gesto de quem lava os cestos de uma vindima bem pobre, não deixaremos sem reparo que parece não haver dúvidas de que o golo da Espanha foi precedido de fora-de-jogo do seu autor e que no momento detectei mas não consegui confirmar por absoluta falta de repetições de ângulo conveniente. A TV Globo, no entanto, deu-me razão...
De resto, se se consultar escrupulosamente a estatística do jogo verificar-se-á que o sr. juiz só apitava livres a favor de Portugal para faltas cometidas longe da área espanhola. O mais escandaloso exemplo ocorreu, já na segunda parte e depois do golo espanhol, quando Ronaldo, no canto esquerdo da área adversária foi ostensivamente empurrado a mãos ambas no peito por um defesa contrário, lance ignorado pela arbitragem...
Quanto ao resto, a vitória espanhola não está em causa...Talvez com outro árbitro tivéssemos tido oportunidade de resistir melhor e por mais tempo !
-«o»-

4 comentários:

  1. Eu já sabia que a culpa seria do árbitro! Depois de muitos anos nisto, já dá para cheirar isso de longe.

    Vendo bem o vídeo também dá para perceber que foram 22 centímetros (menos que um palmo!!!) e que do ponto de vista do árbitro e do auxiliar, é impossível ajuizar um fora-de-jogo!

    Sejamos racionais e "take it like a man"!

    ResponderEliminar
  2. Que a culpa seria do árbitro foi o amigo que o disse...Por 22 cm ou 22 metros, a lei foi ferida e não é culpa minha que não se queira evitar que isto aconteça recorrendo a meios técnológicos já utilizados noutras modalidades.
    Repito: a vitória espanhola não me oferece contestação!
    Quanto ao "take it like a man" vou fazer de conta que não li...

    ResponderEliminar
  3. Pior ainda...é o Olegário Benquerença que só apitou jogos com equipas africanas, e foi sempre tendencioso contra os africanos...Mas os comentaristas da SIC tiveram alma e coragem de por duas dizerem (Japão-Camarões) e Nigéria-sei lá... que o "árbito foi o homem do jogo"

    Fala a sério! existe maior barbaridade que esta?

    ResponderEliminar
  4. Amigo Tey: de maus juizes e maus comentadores está o inferno cheio e não é nossa função branquear os seus erros, independentemente das
    nacionalidades em jogo...Às vezes,também, há que exorcisar alguns fantasmas para que a lucidez ilumine as nossas posições, sem rancor nos nossos corações!

    ResponderEliminar