Páginas

sábado, 18 de junho de 2011

PELE LIMPA - PELE SAUDÁVEL...

Quantos banhos seriam "demais" para a saúde da nossa pele? Provavelmente. tomar banho todos os dias não será mau mas e se for com mais frequencia do que deveria?
Diz a sabedoria popular que quantos mais banhos tomares mais limpo ficas. Lavar-se com  um bom sabonete e enxaguar-se logo em seguida com água quente deveria matar todos os germes presentes na pele. No entanto, estudos médicos demonstram exactamente o contrário. O uso de sabonetes velhos e lisos - ao contrário do sabonete anti-bacterianos - não mata as bactérias presentes na pele. Além disso, o uso do sabonete pode transferir as bactérias para o ambiente em redor como, por exemplo, a área do chuveiro. Tomar banho regularmente é o ideal para uma boa higiéne pessoal.Tomar banhos demais porém, pode ter efeitos potencialmente prejudiciais para a pele. O aconselhável será um banho por dia, ainda assim, é recomendável "pular" uns banhos de vez em quando!
A camada mais externa da nossa pele, chamada de "estrato córneo" ou "camada córnea", funciona como uma barreira composta de células mortas da pele. Essas células mortas dão protecção às camadas localizadas abaixo ou células saudáveis. A camadacórnea é também formada por lípidos compostos de gordura que ajudam a manter a pele húmida, protegendo o individuo contra as variações  de temperatura.
Sempre que tomamos banho -especialmente o quente - com sabonete e esponja, estamos a prejudicar a camara córnea da pele. O facto de esfregar acelera ainda mais este processo. Quantos mais banhos tomamos mais isso acontece e a pele tem menos tempo para refazer a produção natural de óleo. Além disso, a camada córnea dapele pode simplesmente desaparecer ao ser constantemente esfregada, expondo as células saudáveis à agressão externa. Como resultado, a pele de quem toma banhos demais fica seca, irritada e rachada...
Outro problema relacionado com os banhos é o uso de toalhas. O ideal será "secar-se ao ar" e não esfregar o corpo todo com toalhas, por muito macias que sejam...Dê, antes, pequenas chapadinhas para enxugar.
A química da pela é diferente de pessoa para pessoa, então, tomar banho todos os dias pode não ser tão prejudicial para uns como para outros. Pode também proteger a sua pele usando sabonetes muito macios e água morna - nunca muito quente. Aplique um hidratante sobre a pele seca.
É preciso haver um equilíbrio entre pele limpa e pele saudável...


Sem comentários:

Enviar um comentário