Páginas

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

O MEU ENCONTRO COM CIZE...

Corria o ano de 1968 e o então Presidente da Republica, Américo Thomas, estava de visita a Cabo Verde, deslocando-se, entre as ilhas, a bordo do paquete Funchal.
Com ele e a sua comitiva, viajavam também jornalistas, fotógrafos, repórteres, operadores de câmara, etc. um verdadeiro exército em que eu e meu irmão Tuta nos incluíamos fazendo a reportagem para o Jornal "O Arquipélago" e para o Rádio Clube de Cabo Verde...
Completado o périplo pelas ilhas, o Funchal partiria de regresso a Lisboa na noite em que a Cesária Évora tinha sido convidada para actuar a bordo, na despedida ao Presidente, festinha que também contava comigo e as minhas mornas de Dja Brava...
Só que quando nos dirigimos ao salão onde estava a fina-flor da Republica e da então Província Ultramarina de Cabo Verde, o Presidente Thomas tinha adormecido profundamente...Ninguém cantou e tudo terá terminado com uma bebida e um "té 'manhã" mútuo...
Na hora em que abandona a cena daqui reverencio Sua Magestade,  Rainha  por direito da Arte que partilhou com todos nós...Long life, Cize!

2 comentários:

  1. Radio Clube de Cabo Verde, ou Radio Clube Mindelo?

    ResponderEliminar
  2. Efectivamente, R.C.Cabo Verde...A reportagem foi financiada pela Secretaria do Turismo, que editava o jornal. As gravações das reportagens e discursos, nas diversas ilhas, eram transportadas para a Praia, em avioneta dos TACV, e o jornal cedia o audio ao RCCV...Foram dias de grande azáfama e de profunda realização pessoal ao nivel do trabalho radiofónico.

    ResponderEliminar