Páginas

sábado, 28 de janeiro de 2012

MUDAM-SE OS TEMPOS...

OVOS
(Comer até 2 por dia...)
*
ANTES
Como são ricos em colesterol faziam mal às artérias e ao coração. Devia limitar-se o seu consumo a um máximo de 3 por semana.
*
AGORA
O colesterol presente neste alimento ou, por exemplo, no marisco, não é o mesmo que o sanguíneo ou plasmático. De facto, apenas 1 a 3 por cento do colesterol da dieta se transforma em colesterol sanguíneo. São as gorduras saturadas (presentes nos produtos lácteos, carnes e enchidos gordos) e as dos bolos e alimentos processados que aumentam as taxas de colesterol no sangue. Para mais, as gorduras saturadas reduzem a capacidade do organismo conseguir regulá-lo.
*
O QUE FAZER
É melhor comer os ovos sozinhos do que acompanhados por Bacon, pois este é rico em gorduras saturadas. Estudos americanos mostraram  que pessoas sãs, com dietas baixas em gorduras saturadas, podem consumir dois ovos por dia em que aumente o seu colesterol "mau". Uma investigação que contou com a participação de 1400 mulheres revelou que as que ingeriram pelo menos seis ovos por semana correm quase metade do risco de contrair cancro da mama do que as que comiam apenas dois. Além disso, foi demonstrado que um pigmento da gema previne uma degeneração que é frequente causa de cegueira.

2 comentários:

  1. Útil informação, Zito. Eu já sabia porque leio constantemente sobre estas coisas. Tirei a prova dos nove em que, no meu caso pessoal, o colesterol aumenta muito com o consumo de latcínios.

    ResponderEliminar
  2. Exacto...e brincando um pouco com a questão, gostando os ratos tanto de queijo não devíam ser menos abundantes?...

    ResponderEliminar