Páginas

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

O LUCRO É A SUA PÁTRIA...


A noticia de que a "Jerónimo Martins", a tal que poupa nos pesos  para manter os preços do "Pingo Doce", se deslocalizou para a Holanda, veio colocar a nu algumas habilidades que, não fora a  gravidade, até teriam a sua graça...Esta mudança, permite à empresa ser proprietária de uma outra, com o mesmo nome e os mesmos sócios, mas sediada na Holanda. Este subterfúgio  levará, todos os anos, parcela importante dos lucros para a Holanda onde, pelos vistos, a carga fiscal é mais favorável...É a "GANÂNCIA na sua melhor expressão, numa jogada de fuga ao fisco legal,  numa altura em que o país mais necessita de solidariedade, sacrifício e um pouco de patriotismo, que não fica mal a ninguém...Mas - há sempre um maldito mas - o mais grave é que, segundo consta, 19 das 20 empresa que compõem o PSI 20 da Bolsa de Lisboa, já todas se deslocalizaram...para a Holanda! Francamente, eu não sei que país rasca deste mundo merece que as suas maiores empresas sejam  propriedade delas próprias atraves de outras companhias entretanto criadas em solo estrangeiro! Portugal, o meu país, juro que não merece que a sua massa crítica produtiva de riqueza se instale fora de portas para ganhar mais uns patacos...Eu cuspo na face de todos os Belmiros, Jerónimos e quejandos que chuleiam a Pátria de que se deviam orgulhar...E deixo uma pergunta que todos os portugueses deveriam fazer: Porque razão não se altera o Regulamento do IRC conforme a Direcção-Geral de Finanças anda pedindo há anos para que estas deslocalizações deixem de ser rentáveis para os oportunistas apátridas???

3 comentários:

  1. Lembrai-vos portugueses que por cada euro que pingar nas caixas registadora dos " Pingos Doces " ou por

    Quilo de arroz, lata de atum, cebola que comprardes, estais a contribuir generosamente para o engrandecimento do Serviço Saúde.. Educação.. Prestações Sociais da ... Holanda!

    ResponderEliminar
  2. Totalmente apoiado, Zito.
    Por esta e por outras é que, com muita mágoa, me convenço de que nunca alcançaremos o patamar dos outros. E o problema não é de hoje, claro. Tem sido assim ao longo de séculos, mas a triste revelação das nossas debilidades ao nível da consciência cívica e patriótica só se confirmou iniludivelmente com a introdução do Liberalismo. No espelho deste ficou cruamente reflectida a nossa realidade. Por isso é que não concordo nada que se culpabilizem apenas os políticos. Todos somos culpados. As razões dos nossos problemas são muito fundas, de raiz genética. Não esquecer que este senhor Soares dos Santos ainda há pouco tempo aparecia a dar lições de moral aos políticos e à nação.

    ResponderEliminar
  3. Pois é, amigo Adriano...Depois, e sem que eu considere isso um insulto, aínda me chamam de comunista, que não sei se é pior ou melhor do que ser nacional-socialista!

    ResponderEliminar