Páginas

quarta-feira, 30 de maio de 2012

A EFEMÉRIDE DE AMANHÃ...


O célebre relógio da Torre de Santo Estêvão, da casa do Parlamento, perto de Westminster, Londres, entrou ao serviço em 31 de maio de 1859...É composto por quatro mostradores com 7 metros de diâmetro e um maquinismo de 13,5 toneladas. Foi apelidado de BIG-BEN em homenagem a Benjamim Hall, primeiro Comissário dos Serviços Públicos, homem  de forte corpulência...Todos os anos o relógio é acertado, colocando-se uma moeda de um penny sobre o mecanismo, se ele adianta, ou retirando uma moeda, se ele atrasa...

5 comentários:

  1. Eu tinha-lhe deixado em paz, mas volto so para lhe dizer que ja matei o Dr Pina nos dois artigos de Opiniao que ele publicou na Semana.

    Mas eu deixei também la um recado a aqueles que tiveram razao logo em Abnril de 74 e que foram escorraçados de Mindelo, nomeadamente, pelos REVOCLUIONARIOS do PAIGC.

    Eu ja lhe tinha desafiado a contar o que sabe; Afinal quando é que o senhor acorda para contar também a sua versao e instar os outros crioulos que estao em Portugal desde Abril dde 74 a também escreverem os seus testemunhos?

    Quando é que vamos deixar que so os REVOLCUIONARIOS escrevam a sua parte da historia que é MENTIRA atras de MENTIRA?

    Eu sei que o Zito tem uma costela de esquerda, com essa vossa mania de serem socialistas, mas eu sei também que tem uma versao diferente daquela que o Pina conta. Porque havia muitos "socialistas" do entao Abril de 74 em torno da UDC que eram pela democracia e eleiçoes livres e sei que o Zito era um deles.

    Quando é que vamos obrigar essa gentalha pedir-nos DESCULPAS, porque éramos nosoutros que tinhamos razao.

    Esses cafajestes vao continuar a intoxicar-nos com o seu COMUNISMO REVOLCUIONARIO e ficarmos caladinhos nos nossos cantos.

    Eu sei por exemplo que o Zito chegou a participar numa reuniao da UDC no salao do Radio Clube organizado por comerciantes da LUsa africa cujos nomes agora me escapam. Um deles era o pai do Djo Brôcô OUTRO ACHO que era o senhor Antonio Martins e ja me lembro e o Filinto Martins também.

    Era essa gente que tinha razao e nao esses revolucionarios e seus apoiantes como dr Pina que me quer vender o seu idolo Cabral...

    Al Binda

    ResponderEliminar
  2. Via de regra, a Paz está sempre comigo - a adrenalina é que varia!
    Seja bem-vindo e começo por lhe dizer que apreciei, devidamente, as suas respostas ao Dr.Pina, irmão da minha muito amiga Carlota, produto de amores cantados por Eugénio Tavares, nessa peça de inegualável beleza que é a morna "Força di Cretcheu"...Isto para dizer que uns rebanhos têm ovelhas ronhosas e outros, não...
    Todas as pátrias precisam de heróis e a História não nos ofereceu nem muitos Bolivar nem muitos Garibaldi. heróis de pátrias várias! Tentou fazer-se o mesmo com Amilcar que, afinal, apenas levou caboverdianos para o PAIG para lhe emprestar alguma mmassa cinzenta que atenuasse a força bruta dos guinéus...Cabral era um guineense que olhava para C.Verde como nera reserva estratégica pois ele, melhor do que ninguém, sabia que em C.Verde jámais haveria luta armada...Os desmandos e atrocidades com que a Primeira Republica aterrorizou as ilhas foram inculcados pelas cartilhas da violencia, a linguagem ainda hoje mais em voga na Guiné-Bissau. Os ídolos gerados por estas culturas do primado do sangue não resistem, normalmente, a uma análise apolitica...
    Eu irei, certamente, narrar a minha saga aos meus filhos e aos meus netos; não me parece que alguma vez o faça publicamente...Afinal de contas, eu sou um "mandrongo", primeiro, "catchôr de dôs pê" depois...E, apenas para repor a verdade, não tenho nenhma costela esquerdista: são todas verdes, verdes de Sporting e de esperança...Serei, quiçá, um social-democrata com profundas inquietações sociais a quem bastaria que o Governo de C.Verde me reembolsasse do custo da passagem aérea que, em 1977, tive que desembolsar, quando me expulsarem como "persona non grata", sem acusação, sem contraditório, sem julgamento: apenas e só, violentamente!

    ResponderEliminar
  3. Olá amigo,

    Peço imensas desculpas pelo que aconteceu com o Arrozcatum nos "Blogs em Movimentos", em consiquência da remodelação que ainda não está concluída. Zangado? Adoro arroz e amo atum, Arrozcatum, melhor ainda heheh

    Em relação ao tema em si, o relógio em causa, salvo erro, é da Revolução Industrial e mostra claramente o desperdício e mãos largas que os homens tiveram e tem com os minerais.

    Contudo, temos que dar os parabéns à esta arte de engenharia!

    Abraço,

    ResponderEliminar
  4. Zangado? Nunca...Apenas estranhei...
    Grande abraço,
    Zito

    ResponderEliminar
  5. Bem, o Zito ja começou a contar a sua versao PUBLICAMENTE, se tivermos em conta a conclusao do seu post; logo faça la um esforço e nao deixe que sejam apenas os seus filhos e netos a terem esse privilégio.

    E' uma historia que extravaza a esfera restrita familiar. E' parte da historia de Mindelo, se me permite dizer-lhe assim na paz, claro!

    E nao se esqueça de contactar os crioulos dessa época que estao em Portugal a contarem as suas versoes.

    Essa gentalha do PAIG (gostei imenso vê-lo deixar cair o C da sigla!!) tem de nos pedir PERDAO de joelhos!

    Para informaçao hoje o Pedro Pires do PAIG foi condecorado pelos seus irmaos da mesma laia do MPLA!!!

    ResponderEliminar