Páginas

terça-feira, 26 de junho de 2012

A EFEMÉRIDE DE 27 DE JUNHO...


27-junho-1854 - ABRAHAM GESNER, regista a patente da sua lanterna de estábulo... 
Canadiano, de Halifax, Gesner desenvolveu um processo de destilação por fraccionamento para a produção do petróleo de carvão, utlizado como combustivel na sua lanterna.


5 comentários:

  1. Quando a central eléctrica que dava cabo da cabeça do Dr. Aníbal Lopes e do Dr. Fonseca tinha um ataque, na Capitania e na maior parte dos lares mindelenses acendia-se a torcida de um objecto destes e esperava-se que o problema estivesse resolvido. Estamos a falara dos meados dos 60 do passado século. Diga-se, de passagem, que as faltas de energia não eram assim muito frequentes. A central dava mais ou menos conta do recado, ao contrário do que acontece hoje, embora com equipamento mais sofisticado, em locais de Cabo Verde onde esse acontecimento já não devia ter lugar...

    Braça
    Djack

    ResponderEliminar
  2. Era "estamos a falar"...

    E dava cabo da cabeça dos dois ilustres médicos, devido ao facto de eles morarem a escassas dezenas de metros e terem de aguentar a barulheira da maquinaria.

    ResponderEliminar
  3. Pois é, amigo, mas anos antes os motores paravam às dez da noite...Por isso, não eram só as lanternas que funcionavam a petróleo: os frigoríficos, também!
    Abraço,
    Zito

    ResponderEliminar
  4. Claro que sim!
    Lá em casa ainda havia um desses (monstro feio e robustíssimo), com depósito para o combustível, torcida e chaminé - até uma escova redonda, para limpar a pequena chaminé de vidro.

    Quanto ao racionamento, em 1962 já não havia. Tínhamos electricidade 24 horas por dia, apenas para o rádio Telefunken e para as lâmpadas.

    Grandes tempos...
    Braça eléctrica,
    Djack

    ResponderEliminar
  5. Claro, a gente já sabe que as palavras são como as cerejas e, então, lá vai disso! Nós tínhamos um frigorifico Servel que o meu pai, pessoa dada a desenrascanços técnicos, tentou adaptar à electricidade, substituindo o sistema de queima de petróleo por uma lampada que produzia mais ou menos, o calor da chama...Nunca fez gelo mas as nossas cervejas estiveram sempre frescas até aparecerem os primeiros frigorificos electricos da narca Electrolux...
    Nesse tempo, já os Drs. Anibal e Fonseca dormiam bem, só acordando quando, ocasionalmente, o motor parava! Ah...ah...ah....!

    ResponderEliminar