Páginas

sexta-feira, 29 de junho de 2012

A EFEMÉRIDE DE 29 DE JUNHO...


Em 29 de junho de 1776, dois padres fransciscanos espanhóis, procedentes do vizinho México,  celebraram missa numa baía magnifica da costa californiana, tendo o lugar recebido o nome de San Francisco, em honra de S. Francisco de Assis. Este facto ocorreu cinco dias antes da proclamação da independencia dos Estados Unidos da América.

2 comentários:

  1. O que chateia é que, para haver civilização, quase sempre surgiram mortes pelo meio e com fartura. Nós, Portugueses, embora em menor grau que nuestros hermanos, também demos à espada, ao gatilho e à corda da forca, para não falar no fogo de fogueira, "redentor" de almas. No entanto, fomos muito mais suaves na patifaria. E misturámo-nos com os gentios, sem hesitações, o que só nos honra.

    Mas o post fala da "outra" parte, da parte castelhana. Esses meninos, para plantarem o seu Deus fizeram tábua rasa de tudo que era ser humano íncola nas américas. Deixaram a civilização europeia mas por pouco não eclipsavam a indígena - que apesar do esforço do conquistador lá conseguiu sobreviver. Caso para dizer: España, de tanto sangre índio derramado, eres tan guapa pero tan mala...

    Braça civilizacional crioula,
    Djack

    ResponderEliminar
  2. Quem fala do que sabe a mais não é obrigado...A "efeméride" como que "levanta a lebre" depois, compete ao esperto dar-lhe caça...Assim, eu entendo esta coisa dos blogues pois é divertido, a gente conhece-se a todos aprendemos algo...Obrigado pelo comentário, cuja matriz subscrevo!
    Abraço do Zito

    ResponderEliminar