Cristóvão Colombo, navegador, comerciante e vice-rei das Índias por indigitação de D.Isabel, Rainha de Castela, foi o primeiro europeu da História Moderna a atravessar o Atlântico e a descobrir uma rota de ida e vinda entre a Europa e o Continente Americano. Partiu de Palos de la Frontera (Huelva), a 3 de Agosto de 1492, ao comando de uma frota de três navios.
O navegador aparece aqui num quadro do pintor espanhol Alejo Fernandez (1501-1535)...Terá o artista conhecido Colombo, pessoalmente? Na realidade, este retrato apresenta o navegador de forma um tanto diferente das gravuras habituais!

O pintor apresenta Colombo como ele na realidade: um DEMONIO, um Bandido roubador e assassinio de negrs da costa ocidental africana que utilizou a Cidade Velha para vender escravos às Américas, claro com conivência mais tarde dos proprios mulatos filhos de Portugueses e negros africanso nascidos em Cabo Verde. A NOSSA historia é uma eutêntica tragédia, mas os nossos manuais so nos contaram estôrias caracochna.
ResponderEliminarColombo foi um dos piores escroque da trafico de negros e ele alias é que inventou o imperialismo do comercio de escravos. Leia EriC wILSON e seu Capitalism and Slavery...
Ja contei toda a historia numa série de posts no Liberal.
Os descobrimentos portugueses tingiram de sangue de negros todos o Atântico e depois passaram a bola para os espanhois, ingleses, dinamarqueses, holandeses, franceses e os americanos brancos terminaram o trabalho nas Américas exterminando os escravos negros. Os espanhois fora os indios que exterminaram e mais uma vez com ajuda de portugueses que lhes serviam de capatazes quando Portugal tinha perdido toda a sua potência de Império.
Lusiadas é so estôria tanto mai que fi adaptado de Ovidio e da Iliada? O Zito sabe que eu sou implacavel e eu luto pela dignidade do humana e pela verdade historica? Caramba! ha tantos livros que um homem honesto tem de ler, mas Deus nos deu uma vida tao curta!!!!
Felizes os que lutam pela dignidade e conhecem a verdade histórica!
ResponderEliminarSerá que estamos a falar de Capitalim and Slavery do há quarenta anos jóvem de Trinidad Eric Williams?
ResponderEliminarEfectivamente é o mesmo Eric Williams Historiador e um dos melhores especialistas mi na matéria.O seu outro classico deita por terra precisamente o Combo no seu livro From Columbus to Castro The history of the Caribbean.
ResponderEliminarEle foi também primeiro ministro de Trinidad e Tobago diurante varios anos. Mas é sabido que os grande pensadores sao raramente bons politicos. Mas apesar dele ter desenvolvido Tobado e Trindida como um dos baluartes das Caraibas, eu prefiro o historiador e o pensador.
Diga-se de passagem nunca houve um politico que eu tivesso admirado ou mesmo gostadO. E' que na maioria das vezes tirando todos os adjectivos chatos, eles nunca aguentam uma conversa erudita. So têm o diploma do curso que tiraram mas sao na generalidade incultos como o diabo.
Eu o poder que venero é o poder do saber e do conhecimento. Ja paguei bilhetes de aviao somente para ir ouvir uma conferência de um grande filosofo ou grande especialista disto ou daquilo, ou pior ainda quando nao tinhamos a Net chegjuei a ir a Londres de aviao comprar um livro que queria ler mas que sabia que teria logo nessa sexta feira e nao dentro de duas semanas. Entre a livraria, o hotel e uma saida noctivaga, ja de regresso a casa tambem na Europa ja tinha devorado livro que ficou sem paginas todas metidas nos meus neuronios.
Isto é humor e nao bazofia crioula. Mas cada um esclohe o que lhe der mais jeito; Eu sou um liberal que aceita todos os pontos de vista apesar de ser um dsuro debatedor que tem a mania de destabilizar o adversario com argumentos inabalaveis!
Al Binda
Partindo da premissa de que um ser inculto é um ser imperfeito, segundo a sua escala de valores não existem - nunca existiram - políticos perfeitos o que confere à Humanidade uma qualidade rara de autoregulação...Será?
ResponderEliminarZito
Parte duma premissa falsa, logo a conclusao terà que ser falsa. Ha pessoas que sao imperfeitas sei la fisica mas sao cultas.
ResponderEliminarAlias em termos gerais nao ha homnes perfeitos, mas ha xempre aguns cultos.
E no caso em pautaé como dizem os nosso primos brasileiros, estavamos a falar da cultura dos politicos duma maneira geral, em termos médios, porque ha tambem politicos cultos.
Em relaçao aos poliicos crioulos a média estatistica e é muita alta é que sao incultos, alguns ja me disseram mesmo que nao leem, que nao compram livros.
Preferem mandar os filhso estudar no Brasil, ums faerias tambem no brasil e uma garrafas de whisky nalguma discoteca. Cada um tem as suas prioridades.
Ponho a minha mao no lume, que mesmo os nossos historiadores, deve haver uma infirma parte, digamos " até porque nao temos 10 historiadores nunca leram os dois classicos aqui citados de Eric Wilson.
Eu sei, eu sei, eu sou mau,porque a maioria dos politicos que conheço so conhecem e mal alguma coisa do curso que fizeram. Cultou ou sder erutido é pedir demais em Cabo Verde.
Al Binda
Por ora, apenas um reparo àcerca do Wilson que creio já se ter verificado que é Williams...que parece ter escrito duas "bíblias" sobre História...
ResponderEliminarExactamente é Eric Williams.O Wilson foi um lapso, pois ja reparou que escrevo a uma velocidade louca e às vezes os meus dedeos contrariam as ordens do cérebro.
ResponderEliminarEu tenho tanta coisa pra fazer e como isto é mais uma conversa de café nao tenho precoupaçoes de corrgiri os erros de teclado.
Eric Wlliams Capitalism and Slavery e From Columbus to Castro os seus dois classicos mais conhecidos em Historia, Politica, Black Stjdies...