Páginas

domingo, 30 de setembro de 2012

A EFEMÉRIDE DE 30 DE SETEMBRO...

30 DE SETEMBRO DE 1928
ALEXANDER FLEMING DESCOBRE A PENICILINA


A Penicilina foi descoberta por mero acaso...O professor Fleming fez a descoberta numa cultura de cogumelos deixada abandonada no laboratório por vários dias.~
A Penicilina é produzida por um bolor, o Penicilium notatum, que é uma substancia antibacteriana de grande eficácia no tratamento de infecções graves. Com efeito, Fleming notou que, em volta dos cogumelos as bactérias do género Estafilococus havíam desaparecido...
Em 1939, Chain e Florey retomaram os trabalhos de Fleming sintetizando a Penicilina por processos químicos realizando estudos farmacológicos e clínicos.
A Penicilina, que é um antibiótico, foi introduzida na terapêutica em 1941. Em 1945, Fleming, Chain e Florey foram agraciados com o Prémio Nobel da Medicina!
...ooOoo...


7 comentários:

  1. Claro que São Vicente não podia deixar de estar metido na coisa, embora anos mais tarde. Vejamos esta nota do "Diário Popular":

    10.JANEIRO.1945, p. 1

    UM AVIÃO MILITAR SEGUIU HOJE PARA CABO VERDE ONDE VAI LEVAR PENICILINA PARA ACUDIR A UM MILITAR EXPEDICIONÁRIO EM PERIGO DE VIDA

    Adoeceu gravemente um… [a palavra seguinte não é legível - deve ser "expedicionário"] da guarnição militar de São Vicente de Cabo Verde. A fim de tentar a sua salvação tornava-se necessária a aplicação de penicilina. O facto foi participado para Lisboa e esta manhã partiu para ali um avião militar tripulado pelos capitães Bettencourt e Eurípedes e pelo tenente Benjamim de Almeida e ainda dois mecânicos e dois rádiotelegrafistas, transportando as doses necessárias daquele medicamento.

    São Vicente está sempre em todas. Disso não tenho eu dúvidas. E o resto são mornas...

    Braça sem seringa,
    Djack

    ResponderEliminar
  2. Não me lembro da chegada deste avião de que fala o Djack mas o que me ficou na mémôria foi a chegada do hidro britânico (Sunderland?) que esteve no Porto Grande durante uns momentos e que foi levar um medicamento.
    Soubemos da noticia uma ou duas horas antes atravez da Western onde funcionava uma antena da MI, não fosse algum espião do eixo (*) indicar a coisa.
    Boa lembrança, meus amigos
    V/

    (*) Podem não acreditar mas là que havia havia.

    ResponderEliminar
  3. Quanto ao avião, é mesmo capaz de ser um hidroavião. É até possível que o jornalista que redigiu a notícia gostasse mais de Borba ou Bordeaux que de água (hidro...).

    Quanto à penicilina em Cabo Verde, em breve o PRAIA DE BOTE dará mais notícias.

    Braça com micróbios já falecidos,
    Djack

    ResponderEliminar
  4. Acredito nessa do MI, obviamente. Até porque sei que ainda hoje se diz no Mindelo que havia um funcionário da Western conhecido como Wall Sea (nome de guerra) nos meios da espionagem internacional que os alemães nunca conseguiram encontrar, embora tenham mandado assassinos profissionais ao Mindelo para darem cabo dele. Veio depois a saber-se que Wall Sea (que não era mais que a tradução adulterada de Val-de-mar) se escondia após o horário de trabalho numa zona secreta do Clube Castilho laborando também para os ingleses sob disfarce de "home d'teatre". As peças eram afinal enormes conjuntos de dados secretos cifrados que alguns espectadores captavam e enviavam pelas suas máquinas logo a seguir para Londres.

    Com o final da guerra, o nosso homem passou-se para os americanos (afinal, aliados) e durante a guerra fria continuou as suas actividades em Dacar, Mogadíscio e Tours.

    Enfim, uma vida cheia de aventuras de um do maiores espiões nascidos em Cabo Verde, lá na Tchom d'Sumter.

    Braça com mascrinha,
    Djack

    ResponderEliminar
  5. Imaginem só o que teríamos perdido se o Fleming não tivesse reparado no bolor dos cogumelos...

    ResponderEliminar
  6. Acabo de ver que o Agente ao serviço da Marinha (nome de código J.K. Say Hall) acabou por encontrar um colega que trabalhava pelos Aliados. Pena é que não conseguiu saber que o Eixo tinha um "honorable" correspondente (telegrafista de profissão) que, à tardinha e dos lados da Matiota, enviada sinais em Morse. Os tais "Serviços de Controle" (MI estacionado na Western) souberam dos passeios diários que o patife fazia e... mandaram-no para os Açores onde havia de morrer com idade bastante avançada. Se não deixou filhos deixou três sobrinhos, estando dois vivos ainda.

    Assim, o trabalho do J.K. Say Hall muito interessante, daria um capitulo completo.

    See you late, dear colleague.

    Hand shake

    ResponderEliminar
  7. Então,já agora, eu ouvia meu pai dizer que havia italianos no Sal, disfarçados de tripulantes da Alitália, que se ocupavam a fornecer gazolina a submarinos alemães em determinados locais da costa da ilha.Se bem me lembro, eram comandados por um tal Salvi, um homenzarrão que aínda cheguei a conhecer...

    ResponderEliminar