Páginas

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

A LINHA RECTA...


Estávamos no 3º ano, no então Liceu Gil Eanes, em Mindelo, ilha de S.Vicente - Cabo Verde e éramos para aí uns 23 alunos, no salão de desenho, na aula do professor Simões...Corria, talvez, o ano de 1948, tinha eu, portanto, 14 anos; eu e a maioria dos meus colegas, mais rapazes que raparigas.
Chamado ao quadro, o João Ratim (Ratinho) foi convidado a traçar uma linha recta...Rei dos gozadores do Liceu, Ratim pegou no giz branco e traçou na lousa negra uma linha que não teria mais do que dois centímetros... Instado a prolonga-la, Ratim acrescentou-lhe outro centímetro o que provocou alguma exaltação ao professor Simões que, elevando a voz, ordenou ao aluno que traçasse "uma linha que se visse"...
João iniciou uma linha que ia de um lado ao outro do quadro, e depois seguiu parede fora até à porta do salão por onde saiu, sempre de giz em punho traçando a sua linha recta até desaparecer, literalmente, pois ninguém mais o viu durante as férias que começariam dentro de dois dias...
"A recta do Ratim" já era um  clássico da História do Liceu e até teve direito a um apoteose com que ninguém contava.
No ano lectivo seguinte, já estávamos no 4ºano, havia aula de desenho na terceira hora com o inevitável Professor Simões.
O salão estava em silencio, aguardando as primeiras palavras do mestre quando a porta se abre dando entrada ao João Ratim, empunhando um toco de giz que ia deixando rasto sobre  a parede...Chegado ao quadro, João parou, e levantando o que restava do giz à altura dos olhos, fitou o espantado Dr. Simões e perguntou: "Já chega, Senhor Professor?"

(Embora levemente romanceada esta história é baseada em factos reais...)

2 comentários:

  1. Stóra das boas, à Gil Eanes. Eu sou de outros tempos e de outro professor, Chantrom. Embora severo, era um bom professor. Algumas coisas me ficaram dele, no que faço. E fiquei amigo de um dos filhos, até hoje, embora tenhamos passado muito tempo sem nos vermos, Vicente "Bitchenta" Chantre, médico em Macau.

    Braça com tira-linhas,
    Djack

    ResponderEliminar
  2. Também foi meu professor, bem como o o irmão, Guilherme (Chantrim), quando se ía à escola para aprender!
    Mantenha LGE,
    Zito

    ResponderEliminar