Páginas

domingo, 28 de outubro de 2012

EXAGERO...


Surripiei esta foto ao amigo Brito-Semedo, da "Esquina do Tempo", da minha terra afectiva - Mindelo - e da sua rua mais conhecida - Rua de Lisboa - com o celebérrimo Café Portugal, na esquina do lado esquerdo, tendo à porta um veículo encarnado... Tudo parece perfeito e arrumado, com "zebras" e tudo, rua limpa (pouca gente) e o prédio onde, no meu tempo, era a loja do Leão Cohen pintado de escarlate e azul impreciso...O conjunto é visualmente ofensivo e acho estranho que uma Câmara Municipal que parece ter, ao longo dos anos, feito coisas acertadas na "minha" cidade, tenha permitido tal "Carnaval" que, visivelmente, destoa pela agressividade cromática ainda por cima numa região onde o volume da radiação solar aconselha cores suaves que, com efeitos óbvios, reflictam a maior quantidade de calor possível...Não gostei, francamente!

2 comentários:

  1. Primeiramente posto no "Esquina do Tempo" do nosso amigo comum Brito-Semedo:

    Se a Rua de Praia é o coração do Mindelo, como costumo dizer, a Rua de Lisboa é o seu cérebro. Acontece com ela o estranho fenómeno que é nunca ninguém lhe chamar os topónimos que sucessivamente lhe vão sendo impostos e perdurar o de Rua de Lisboa. O mesmo aconteceu com a lisboeta Praça do Comércio, para sempre Terreiro do Paço, e com outra da capital portuguesa, Praça Sá Carneiro, para sempre do Areeiro.



    Que eu saiba, a Rua de Lisboa já se chamou de “D. Carlos” e “Libertadores de África”, pelo menos. Mas ninguém quer saber do Rei assassinado nem dos tais libertadores. Lisboa é que é e o resto são cantigas. Diz o Morgadinho que agora é de “Roberto Duarte Silva”. Muito embora pese o prestígio e importância do antigo e esforçado deputado por Cabo Verde em Lisboa, também não me parece que a coisa pegue. E nós, mindelenses, que andamos sempre de costas para o pessoal da Praia, lembremo-nos de que lá existe uma Avenida Cidade de Lisboa e no platô ainda lá estão muitos nomes de diazá como Andrade Corvo, Serpa Pinto, Cândido dos Reis e Machado dos Santos, convivendo e muito bem com a Avenida Amílcar Cabral. História é história, tradição é tradição… até porque por muitos locais de Portugal há ruas alusivas a Cabo Verde e a alguns dos seus filhos. E porque os filhos de Cabo Verde e Portugal estão condenados a serem amigos e a honrarem a história comum.


    Braça lisboeto-mindelense,

    Djack

    ResponderEliminar
  2. ANTES DA INDEPENDENCIA, A RUA DE LISBOA CHAMAVA-SE, EFECTIVAMENTE, ROBERTO DUARTE SILVA, TENHO A CERTEZA...NO GOOGLE EARTH APARECE COM O NOME DE LIBERTADORES DE AFRICA...

    ResponderEliminar