Páginas

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

SUAVE E DOCE...


Amarela, cor de laranja, rosa e roxa são apenas algumas das variedades de "batata doce" entre as 400 existentes...Cozidas, assadas ou fritas tem, como nome indica, um sabor doce, apreciado sobretudo a sul de Portugal Continental e nas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores. Aljezur, no Algarve, produz a única batata doce com indicação Geográfica Protegida.
As sua propriedades nutricionais são muito relevantes. Sobretudo rica em vitamina A, contém doses importantes de vitamina C e manganésio, além de conter fibra, potássio, ferro, cobre e vitamina B6.
Por quilo, custa entre 89 cêntimos e €1,99. Na loja, escolha batatas de textura suave mas firme com formas e tamanhos uniformes. Além disso, a melhor batata doce possui a pele de cor sem manchas. (in Proteste)

4 comentários:

  1. Prima da "batata inglesa"... mas isso é terminologia de outras latitudes "cabais" e "verdianas"...

    ResponderEliminar
  2. Batata que deita rama, esconde o jogo e de surpresa nos brinca com gostosura.
    Fácil de plantar e boa de comer...e, se juntar um cafezinho, fica danado de bom.
    Por aqui só temos brancas e roxas, mas em outros paises da América Latina as "papas" são de cores variadas.

    ResponderEliminar
  3. Na Madeira, por esemplo, à batata inglesa chamam, simplesmente, BATATA;a outra, claro, é BATATA DOCE! Aliás, creio que já é designação muito generalizada, a de batata inglesa ou não tivessem sido os "beefs" a traze-la, lá de tão longe!
    Gosto de ambas, cada uma com o seu papel muito específico...
    Zito

    ResponderEliminar
  4. Amiga Nouredini, só lhe digo que uma batata doce amarela assada, muito lentamente, em cinzas de fogueira de lenha é petisco divino, só comparável a...duas batatas doces assadas, muito lentamente......:)
    N.B. Aproveito para corrigir o (mau) exemplo do comentário que antecede!
    Vénia profunda!
    Zito

    ResponderEliminar