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segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

A GENEROSIDADE PAGA IMPOSTO...


Os supermercados ingleses Witrose entregam aos seus clientes que fazem compras de valor acima de um determinado montante, uma ficha que os mesmos, à saída, depositam num de três receptáculos e que os tentam os nomes de três instituições de solidariedade sediadas no concelho. Regularmente, o supermercado procede à contagem das fichas e entrega, a cada uma das instituições, o valor em libras, correspondente. Trata-se de uma contribuição do próprio supermercado que é deduzida aos seus lucros e, por isso, o fisco concede a estas doações um tratamento especial...
Em Portugal, como é?
A recente campanha contra a fome rendeu 2.644 toneladas de produtos alimentares que, feitas as contas por baixo, poderiam valer cerca de 1.400.000 euros, valor desembolsado por  milhares de clientes dos supermercados "colaborantes" que, graças a esta colaboração, não deixaram de ganhar cerca de 320.000 euros na venda das dádivas dos seus clientes para a Campanha; por sua vez, o Estado arrecadou cerca de 420.000 euros correspondente ao IVA dessas mesmas doações...
Aquando do temporal na Madeira, uma campanha nacional conseguiu arrecadar 2.880.000 euros doados através de telefonemas que custavam 60 cêntimos, mais IVA... Com a generosidade de muitos milhares de portugueses, a Portugal Telecom embolsou 400.000 euros (10 cêntimos por telefonema) e o Estado cobrou 480.000 euros de IVA...
Resumindo: A PT cobra uma comissão de quase 20% num acto de solidariedade; o Estado faz incidir o IVA sobre um produto da mais pura generosidade!
SERÁ POR FEITIO OU POR DEFEITO???

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