Páginas

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

ERA UMA VEZ, ANGOLA - XXII...


Acabei por nunca saber, ao certo, o que o Administrador Estaca e o Chefe Pimentel foram fazer ao Balovale, pois enquanto eles foram para o seu encontro secreto, eu fiquei na casa do Sr. Sarmento, um beirão careca casado com uma senhora que parecia mãe dele...Tinha uma daquelas lojas onde se vende de tudo, como em Angola e, em anexo, um salão de chá, parecido com o do grego Panagis. do Dilolo...O coitado do Sarmento, afivelando a sua cara mais infeliz, dizia-me, em voz baixa, que me oferecia uma bebida mas  a mulher é que tinha a chave do armário-bar e só abria a porta às cinco da tarde... Vá-se lá saber porquê!
Depois do almoço, inesperadamente saboroso embora um tanto britânico - a Rodésia era uma colónia da Inglaterra, onde imperava o célebre Ian Smith que um dia sonhára fundar um império, ali no centro da África - voltaram o Administrador e o Chefe, que nem sequer desceram do Jeep: embarquei e lá iniciámos a viagem de volta a Cazombo, via Lumbala...Se não fossem os solavancos permanentes era capaz de ter dormido uma sesta...Estranhei o mau estado da estrada, o que não tinha detectado à vinda, e fui esclarecido que não estávamos na estrada principal mas sim na intrincada rede de "picadas",  vias rasgadas através do mato sobre o capim vergado ao peso de veículos e pessoas na busca de um trajecto mais curto para os seus destinos...Conforme me foi explicado, a tal reunião não tinha sido muito pacífica e seguindo por vias alternativas sempre se reduzia a possibilidade de encontros indesejáveis...O pior é que, na azáfama do regresso nos tínhamos esquecido de encher os "jerrycans" de gasolina rodesiana que era bem mais barata do que a angolana e a diferença era de tal ordem que quase pagava o combustível gasto na viagem...
Revezando-nos ao volante conseguimos regressar em tempo recorde e, quando cerca das dez da noite, chegamos a Cazombo, tivemos a grata notícia de que tinha chegado a moto Jawa de 250cc que estava prometida há meses...Mal sabia eu, nessa noite, como viria a odiar o inocente motociclo!


Continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário