Páginas

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

(6181) - CONTRA A FOME...

CREIO QUE O DJO MARTINS, FILHO DO MEU GRANDE E SAUDOSO AM IGO ALBERTINO,, NÃO SE IMPORTARÁ QUE LHE TENHA SURRIPIADO A FOTO E
O TEXTO QUE SE SEGUEM, DO SEU FOTOLOG, E QUE FOCAM UM MOMENTO
DA VIDA DE CABO VERDE QUE SE PODE CONSIDERAR HISTÓRICO...



Avatar djomartins
Fotografia de autoria de Foto Melo - Anos 60.

Seria uma fotografia trivial de um grupo de senhores, sentados à volta de uma secretária, não tivesse a mesma sido tirada, numa das muitas reuniões desse mesmo grupo, que acabou na edição de um livro, sobre o abastecimento do Arquipélago de Cabo Verde, em épocas de crise.

Da Esq. para a Dir: Dr. Henrique Teixeira de Sousa, um Oficial do Exército Colonial Português(desconheço o nome e patente), Albertino Martins(meu Pai) que secretariou o grupo, Carlos Soulé, foi o dactilógrafo, que registou tudo o que foi tratado nessas reuniões e, o Dr. Júlio Monteiro.

As conclusões dessas reuniões, editadas em livro, teoricamente, ajudaram a acabar com as fomes cíclicas em CV.

Fica aqui uma homenagem a um dos maiores especialistas em medicina tropical e o grande responsável pelo suporte técnico das conclusões.

Teixeira de Sousa foi, a par de um grande escritor, um reconhecido médico que bastas vezes representou Portugal em simpósios internacionais sobre nutrição e medicina tropical.

Mantenhas

5 comentários:

  1. Quem sabe disto é o Adriano, pois ele tem o dito livro.

    Adriano, toca a entrar de serviço!!!

    Braça do delator,
    Djack

    ResponderEliminar
  2. Registo o repto com todo o interesse...

    ResponderEliminar
  3. O dito oficial do exercito, não será antes o DR Viana Meira?

    Chefe da Missão de Combate de Endemias.

    'Tou um pouco lembrado da cara dele.

    ResponderEliminar
  4. Zito, lamento só agora tomar conhecimento deste post. Foi distração minha, tantos são os motivos que me dispersam a atenção e o “acudimento”.
    Este é um assunto que me é caro por razões óbvias e pessoais, a primeira das quais o tratar-se de medidas importantes que foram tomadas para resolver o grave problema das carências alimentares nas nossas ilhas. Em segundo lugar, porque as pessoas fotografadas me dizem alguma coisa, todas merecendo a minha consideração e algumas da minha amizade pessoal, uma da minha família. Começo pelo meu tio Carlos Soulé (irmão da minha mãe Isabel Soulé). É o tio mais verdadeiro e mais completo que tive, e felizmente ainda tenho. Deus o conserve por muitos anos. Depois segue-se o Dr. Teixeira de Sousa, de quem me tornei amigo uns 12 anos antes de ele falecer e com quem troquei muita correspondência pessoal sobre literatura e coisas da vida. Vêm a seguir o Dr. Júlio Monteiro e o senhor Albertino Martins, cidadãos que exerceram com competência e sabedoria os cargos que tiveram. Por último, mas não por menor motivo, o oficial do exército presente na fotografia. Era então capitão do CEM (Corpo de Estado Maior) e chama-se Arménio Nuno Ramires de Oliveira. É general reformado e fez 88 anos em 7 de Setembro passado. É outro amigo e correspondente que eu tenho, beneficiando dos seus conhecimentos e da sua vasta experiência da vida. Quando escrevi sobre as Forças Expedicionárias a Cabo Verde durante a II Guerra Mundial, prestou-me úteis informações sobre o assunto. Além disso, está sempre disponível, apesar do seu estado de saúde não ser o que já foi. É daqueles homens de grande integridade de carácter e foi e é um oficial de alta estirpe. Uma das suas filhas nasceu em S. Vicente e por sinal foi um tio-avô meu (Dr. António Miranda) que assistiu a esposa no parto, facto que fez questão de me referir. É mais um que tem Cabo Verde no seu coração. Para ele, Cabo Verde não era colónia, era algo de muito especial. Que Deus o conserve também por muitos anos.
    Quanto ao livro que foi produzido, tenho um exemplar que me foi oferecido pelo Dr. Teixeira de Sousa. Qualquer dia, começarei a fazer excertos para o ARROZCATUM e o Praia de Bote.

    ResponderEliminar
  5. Obrigado, amigo Adriano. Tomei a liberdade de postar este seu valioso comentário...
    Zito

    ResponderEliminar