Páginas

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

(6194) - CONTRA A FOME - (2) ...

ADITAMENTO AO POST Nº 6181
 
Este é um assunto que me é caro por razões óbvias e pessoais, a primeira das quais o tratar-se de medidas importantes que foram tomadas para resolver o grave problema das carências alimentares nas nossas ilhas. Em segundo lugar, porque as pessoas fotografadas me dizem alguma coisa, todas merecendo a minha consideração e algumas da minha amizade pessoal, uma da minha família. Começo pelo meu tio Carlos Soulé (irmão da minha mãe Isabel Soulé). É o tio mais verdadeiro e mais completo que tive, e felizmente ainda tenho. Deus o conserve por muitos anos. Depois segue-se o Dr. Teixeira de Sousa, de quem me tornei amigo uns 12 anos antes de ele falecer e com quem troquei muita correspondência pessoal sobre literatura e coisas da vida. Vêm a seguir o Dr. Júlio Monteiro e o senhor Albertino Martins, cidadãos que exerceram com competência e sabedoria os cargos que tiveram. Por último, mas não por menor motivo, o oficial do exército presente na fotografia. Era então capitão do CEM (Corpo de Estado Maior) e chama-se Arménio Nuno Ramires de Oliveira. É general reformado e fez 88 anos em 7 de Setembro passado. É outro amigo e correspondente que eu tenho, beneficiando dos seus conhecimentos e da sua vasta experiência da vida. Quando escrevi sobre as Forças Expedicionárias a Cabo Verde durante a II Guerra Mundial, prestou-me úteis informações sobre o assunto. Além disso, está sempre disponível, apesar do seu estado de saúde não ser o que já foi. É daqueles homens de grande integridade de carácter e foi e é um oficial de alta estirpe. Uma das suas filhas nasceu em S. Vicente e por sinal foi um tio-avô meu (Dr. António Miranda) que assistiu a esposa no parto, facto que fez questão de me referir. É mais um que tem Cabo Verde no seu coração. Para ele, Cabo Verde não era colónia, era algo de muito especial. Que Deus o conserve também por muitos anos.
Quanto ao livro que foi produzido, tenho um exemplar que me foi oferecido pelo Dr. Teixeira de Sousa. Qualquer dia, começarei a fazer excertos para o ARROZCATUM e o Praia de Bote.

Sem comentários:

Enviar um comentário