MOACYR RODRIGUES DIA QUE..."COMO ANTROPÓLOGO E ETNOMUSICÓLOGO É MINHA OPINIÃO QUE A NOSSA ESTRATÉGIA PASSA PELO DIÁLOGO EM MESAS REDONDAS COM QUEM ENTENDA O ARQUIPÉLAGO COMO UM TODO E NÃO EM PEDAÇOS SECTORIAIS."
...oooOooo...
Viva, Moacyr:
Obrigado pelo teu "feedback". Efectivamente, a cultura tem que fazer parte do dispositivo de recuperação da cidade do Mindelo, pelo que a preservação do pouco património existente é essencial. S. Vicente pode ser um ponto-farol no Atlantico e nesta costa de Africa, no cruzamento de vários continentes, como sempre foi a sua vocação.
Ter um património como o Eden Park numa zona central e a mais estratégica da ilha, que é a "praça-nova", é um trunfo para a cidade, pois é ali que desemboca tudo. Se pensarmos exclusivamente em hotéis, então São Vicente transformar-se-á num paraíso turístico não pela sua cultura, mas para outras procuras mais mundanas, e talvez até pouco dignas, como se vê pelo mundo fora.
Porque não modernizar o Eden Park para acolher salas de multimédia, galerias e ser o futuro teatro e ópera da ilha (sim, senhor,...Ópera, "pourquoi pas"), um auditório. Estamos aqui a pensar noutro produto cultural para além da praia, que não temos muita.
Portanto, os homens de cultura têm que abraçar a luta para a defesa do património material e imaterial, das poucas riquezas que CV tem!
Abraço,
Jose Fortes Lopes

É sem dúvida respeitável a opinião do antropólago e etnomusicólogo Moacyr Rodrigues. Mas a dificuldade é mesmo juntar na mesma mesa redonda as pessoas ideais que ele refere. Em Cabo Verde como em quase todo o lado, as pessoas tendem a fazer valer o interesse objectivo do que as rodeia em detrimento do colectivo. Aliás, isso é um defeito congénito da democracia, embora de grau variável com a idiossincrasia dos povos. Em Cabo Verde, qualquer solução sobre a regionalização do país será dificultada se todas as ilhas em simultâneo reivindicarem os mesmos projectos e as mesmas infraestruturas, ignorando que a relação de complementaridade entre elas é que potenciará o desenvolvimento do conjunto nacional.
ResponderEliminar