Páginas

domingo, 15 de dezembro de 2013

(6289) - PATRIMÓNIO?!...

RUÍNAS DA ANTIGA CENTRAL ELCTRICA DO MINDELO...
Foto Joaquim Saial (1999)
 
...oooOooo...
 

Museu,  na Antiga Central de Lisboa
 
CUSTARIA ASSIM TANTO, TER PRESERVADO UM EDIFICIO QUE FAZ PARTE DA
HISTÓRIA DA CIDADE DO MINDELO, COMO SE FEZ EM LISBOA?

...oooOooo...


 
Não sei como acrescentar um comentario: o mesmo aconteceu com os equipamentos das Companhias inglesas como Wilson, Millers, Corys Brothers, Telegrafo, etc. Isso poderia ficar num Museu da Historia de Cabo Verde no quadro da revoluçao industrial. As caldeiras, tornos, guindastes, todos desapareceram. Em 1984 os holandezes financiaram a compra de novos equipamentos para a Companhia Wilson, hoje Onave, e tudo desapareceu de novo. Houve denuncias e o Governo mandou abrir um inquérito que se encontra bem engavetado. O ultimo vestigio da cultura inglesa em São Vicente é o Club de Golf que sem o combate dos antigos socios seria vendido a um grupo estrangeiro que prometeu um golf de relva numa ilha onde tomar um banho com uma caneca d'agua diariamente não está garantido. Num outro pais teriam recuperado as maquinas da Central Electrica e criado um Museu historico documentado sobre o papel daqueles que lutaram para que houvesse luz electrica em São Vicente. E' triste a nossa historia. Quanto aos nossos politcos "perdoi-lhes meu Pai porque nao sabem o que fazem".
 Luiz Silva



 

3 comentários:

  1. Oh Luiz contencioso é grande: fazer o inventário dos estragos feito por ignorância levaria tempo e exigiria uma reportagem inteira mas o jorlnalismo actual não está para isso e poucos jornalistas têm a formação ou a cultura. Todos os dias descobrimos coisa que deveriam ter sido preservadas para museus etc. Temo que muito tarde acordamos. Os estragos já estão feitos em grande escala. Efectivamente a central eléctica velha deveria conter peças antiquada de museu s do tempo da revolução industrial. Enquanto a ilha estiver abandonada entregue aos desmandos da Praia e de Câmaras incompetentes ou ignorantes os descalabros só podem somar-se

    ResponderEliminar
  2. Se vocês repararem, junto à porta maior, do lado esquerdo, em baixo, estão umas rodas dentadas. Vêem-se na minha foto vagamente e vi-as eu bem, com os meus olhos... à luz do dia...

    Braça despatrimoniado,
    Djack

    ResponderEliminar
  3. Eu aposto com quem quiser que as rodas dentadas, citadas pelo Djack, pertencem a um dos motores "Fayrbanck's" ali montados pelo então presidente da Câmara Municipal, Júlio Bento Oliveira, logo depois do Município ter adquirido os direitos à Firma Bonucci & Leça.
    Uma dessas máquinas foi baptizada "Fayrbank's Roçadas, nome do Governador padrinho de um deles.
    Quanto à protecção do Património de que se fala agora com a onda de vandalismo é coisa muito improvável. Não se esqueçam do que foi dito por um anónimo (que Deus lhe perdoe): - "TUDE PA TCHOM. Estamos na era da massa grossa"
    Mas isso não impede à gente civilizada de defender a preservação da Natureza e dos vestígios da História.

    ResponderEliminar