BOA VISTA: Hotel de grupo inglês construído com mão-de-obra senegalesa
É um jornal alemão que avança com a notícia, questionando se é desta forma que se faz frente à pobreza na ilha das dunas, e alertando para o risco de o crescimento turístico estar a ameaçar o sossego das praias paradisíacas
O jornal alemão Süddeutsche Zeitung publica, esta sexta-feira, uma reportagem sobre a ilha da Boa Vista, citada pelo portal de informação DW. Segundo o periódico, um grupo inglês que tem em projeto a construção de um grande hotel em Sal Rei, pretende utilizar quase exclusivamente mão-de-obra senegalesa, pelo que o jornalista questiona se os novos investimentos estrangeiros irão ajudar a superar a pobreza na ilha das dunas.
Na mesma peça, o Süddeutsche Zeitung, diz que o sossego das praias paradisíacas da ilha está ameaçado pelo crescimento do turismo, aludindo ao aumento da procura entre 2000 e 2012, na ordem dos 17 pontos percentuais.
De qualquer modo, na referida peça, o jornalista convida a uma visita à Boa Vista, descrevendo a Praia de Santa Mónica (na foto) como “15km de areia branca e água cristalina” e sugere, particularmente, uma deslocação à Povoação Velha, para reviver a arquitetura e o urbanismo que “lembram o período colonial português”, numa viagem pela história da ilha.
,,,oooOooo...
Assim vai o desenvolvimento de Cabo Verde no mundo globalizado: novo tráfico de escravos da Cedeao para o desenvolvimento de um turismo de resorts, do cantando vai, cantando vem... Pagam uma ninharia aos pobres coitados, fazem hotéis de luxo e resorts 6 estrelas, sem nenhum lucro para a ilha e para o país e, depois, o povo fica a aguentar com essa gente desenraizada, utilizada uma vez como papel higiénico deixado cair no meio do deserto. Afinal não há mais pedreiros em Cabo Verde, com tanto desemprego?
Com o turismo selvagem e a emigração descontrolada "bye-bye" ilhas paradisíacas da Boavista e do Sal, e coitadas das populações autóctones destas ilhas, se é que ainda existem!
Que diz o Onésimo da sua proposta de Livre Circulação e Moeda Única Cedeao?
Imaginem esta política feita pelo governo do Paigc, os ditos ‘salvadores da pátria’!!!
Costumamos dizer em crioulo "soberba de fora" ou "soberba ta caí na ragoçe"!!! Falou-se tanto mal do turismo que, agora, temos o pior dos turismos...
Cabo Verde tem que tomar cuidado com este tipo de empreendimentos que usam este tipo de mão de obra. Essa empresas pululam um pouco pela Europa e estão a minar países como a França a Alemanha com trabalho e trabalhadores clandestinos mal pagos, usados, abusados e descartados... Após o lucro, evaporam-se! Mas, enfim, é C.Verde!
JOSÉ FORTES LOPES


Este "filme" já foi rodado no Algarve.
ResponderEliminarFelizmente, que foi suspenso a tempo....
É bem verdade e seria bom que as autoridades de C.Verde tivessem isso em mente...
ResponderEliminar