Páginas

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

[6600] - O EDEN-PARK NOVO...

Fonte - CAFÉ MARGOSO

9 comentários:

  1. Bonito... Só que SV não perde a mania das grandezas - Havia necessidade da altura do projeto ultrapassar dez vezes o Hotel?

    Antes isso do eu nada!


    ResponderEliminar
  2. Com a folia de grandeza maribam-se pela paisagem e estragam o cnjunto
    Francamente...

    ResponderEliminar
  3. Amigos eu não concordo com este projecto. Mais uma modernice kitch. Se discordei do projecto da Casa Adriano não posso concordar com este. Depois do mamarracho do centro de saúde vem cá mais um. Já viram o volume deste prédio. O que é que estes arquitectos cabo verdianos têm na cabeça?
    O que são aquelas 2 torres em cima do Eden Park?! Aqui não é lugar para espetar estes prédios.Já viram como é que o Hotel Porto Grande que já ocupa um volume considerável,ficou coitadinho ao lado disto tudo. Dá para dar uma ideia da revolução arquitectónica que esta gente pretende realizar mansinho no em pleno coração da cidade e vai continuar esta agenda modernizadora até tudo desaparecer. E viram são três prédios num um atrás dos outros(isto é, 'paga' 1 por três) . Eu já estava a desconfiar que havia interesses imobiliários poderosos por de traz disto, gato escondido, e conseguiram levar a água ao seu moinho. Continua-se a descaracterizar o centro da cidade por da cá aquela palha e por este andar vai tudo desaparecer. Sabem uma coisa basta de hipocrisia se é para esta solução que abatam o Eden Park de vez !!!! Fico indignado.

    ResponderEliminar
  4. Matrix
    Esta "coisa" não tem cabimento nesse lugar. Demasiado alto, demasiado descabido. Esta construção não tem nada a haver com o Éden-Park. A fachada do Éden-Park nem dá para esconder tal aberração e por este andar, cada um vai querer fazer mais alto que o outro. É isto que a CMSV acha que é preservar o centro histórico do Mindelo? Ó Deus!!!!
    Matrix

    ResponderEliminar
  5. Matrix
    O que se passa é que cada um traz o seu caixote e encaixa-o a seu belo prazer, no melhor espaço disponível.É assustador.

    ResponderEliminar
  6. Há um detalhe importante que este arquitecto se esqueceu e que este projecto viola. Existe uma lei de 2012 (julgo) que classificou o Centro Histórico da Cidad. Do ponto de vista desta lei obviamente que o coração da cidade não pode ser violado com uma obra deste tipo, volumetria e estilo que choca com a traça desta área (e Deus sabe já houve estragos irreversíveis com construções que não tinham o seu lugar nesta área). A priori não sou desfavorável a um projecto moderno para o Eden Park equilibrado respeitador da história, mas não este.
    Onde está o projecto cultural anunciado com pompa e circunstancias?
    As duas torres gémeas vão servir para apartamentos de luxo?
    Mas é isso que queremos para esta área?
    Porque é que não vão construir estes arranha céus no Lazareto ou algures? Bolas!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  7. Na minha opinião qualquer projecto que não seja essencialmente cultural deve ser rejeitado, e é este o caso Porque não conceber um espaço com galerias com actividades culturais diversas etc. É claro que um ou outro apartamento para rentabilizar o 'negócio' vá lá. Agora isto tem que ficar bem disfarçado no todo, e o todo não pode ultrapassar em mais um andar o Hotel ao lado e a arquitectura não pode chocar. Nada de modernismos post-moderno para esta área. Este projecto deve ser remetido à precedência. Os mindelenses não podem aceitar mais violações nesta área. E está proibido pela lei!!! E se a CMSV e os Estado não a respeitarem a lei, os cidadãos tem que se organizar de novo. Enquanto houver um único Mohicano mindelense, obras no centro da cidade como as do Centro de Saúde serão combatidas. Quanto morrerem já sabemos que..., mas por enquanto estamos vivinhos...

    ResponderEliminar
  8. Estou completamente de acordo com o amigo José Fortes Lopes... pois com projectos desses, a serem autorizados (se forem...), o tal centro histórico passará mas é à história! E ainda há gente que aplaude este tipo de devaneio. Gente alucinada!

    ResponderEliminar
  9. Quando se fala do novo projecto do Eden Park, não se pode falar em arquitectura mas sim em pura especulação imobiliária. Ter um arquitecto no processo é um mero acaso.
    Este projecto é uma cópia fraca dos projectos dos anos 80 que pairavam ( e o que resta deles ainda paira) na costa mediterrânea espanhola (Benidorm, Murcia, etc).
    Com o tempo percebemos que essa fórmula foi um desastre, a nível urbano, paisagístico e está neste momento totalmente obsoleta tal é a falta de qualidade que apresenta.
    É de lamentar que em 2014 não se tenha aprendido nada com os erros dos outros, quando estes estão bem visíveis e com consequências gravíssimas.
    Não se protege o Património. Não se constrói Património. Mas ainda se fala em rentabilidade.
    Quantos aparelhos de ar condicionado vão ser necessários para tornar habitável este espaço moderno, de vidro e ferro?
    Ou será que tem um sombreamento super, ultra sofisticado?
    Cuidado que a Electra falha muitas vezes!!!!!

    ResponderEliminar