Páginas

domingo, 2 de fevereiro de 2014

(6478) - QUEEN VICTORIA...




23 comentários:

  1. O Arrozcatum nunca completa as suas notícias... Esqueceu-se de dizer que este barco pertence à empresa "Mar d'Canal", propriedade do famoso armador Djosa de Nha Bia, de seu nome verdadeiro José de Pina Neves Semedo Lima morador em Fonte Cónego, Mindelo. O barco começou a fazer a carreira Porto Grande-Djéu dos Passo no mês passado. No Djéu agora há um resort de luxo que cobre todo o rochedo. Trata-se de um cubo em vidro e aço que esconde para sempre a forma de pupu da famosa rotcha situada entre Soncente e Sintantom. Foram convidados para a viagem inaugural os administradores dos blogues "Praia de Bote", "Arrozcatum" e "Esquina do Tempo" que se fizeram acompanhar das respectivas famílias e amigos. Para rentabilizar o "Queen Victoria", este faz viagens diárias entre a Lajinha, a Baía das Gatas e Salamança.

    Braça do jornalista de serviço,
    Djack de Papilim

    ResponderEliminar
  2. Ah, Djack, vê lá tu como são as coincidências, esse armador foi meu vizinho em Fonte Cónego e ainda foi meu colega na escola do Alfredo Brito, aquela que funcionava no sindicato dos marítimos. Era um rapaz muito ajuizado e por isso foi longe na vida. Tenho de lhe pedir uma borla, caramba.

    ResponderEliminar
  3. Vocês devem estar a fazer confusão com o Gilica, ou coisa do género...Aliás, o Djosa de Nha Bia nunca chegou a pagar o Queen Victoria corredo contra ele um processo por dívida fraudulenta junto da Comarca de Santa Luzia, que aguarda julgamento há cerca de 17 anos por o Juiz nomeado nunca ter aparecido...Djosa, que desapareceu da Praia de Bote há alguns anos, foi recentemente localizado em Viana do Castelo a tentar comprar os Estaleiros para construír uma réplica do Queen Vitoria, não se sabe para que efeito o que levou o BE a reclamar a sua presença na Comissão de Inquérito que investiga o estranho caso da construção de réplicas nos estaleiros nacionais com recursos de proveniencia duvidosa...Aguardam-se novos desenvolvimentos...

    ResponderEliminar
  4. Caro Arrozcatum, acho de muito mau gosto essas afirmações acerca do meu grande amigo Djosa de Nha Bia. Ao ver as infâmias que aqui se escreveram, contactei-o de imediato para saber o que ele pensava acerca de tanta conversa leviana e o que me referiu foi o seguinte:
    1 - O Adriano de facto era seu vizinho em Fonte Cónego e colega na escola de Ti Fefa. O Djosa nunca se esquece daquele dia em que o explicador lhe augurou um brilhante futuro dizendo "Djosa, ainda hás-de ser grande capitão de veleiros, talvez reconhecido armador e na pior das hipóteses shipchandler de categoria, com as redacções que me apresentas, sempre a falar de vapores e com esse cheiro a atum que te é transmitido pela tua mãe peixeira lá na plurim de Praia de Bote. Por isso, só podes vir a ser gente de mar." Foi nessa altura que o Adriano exclamou: "Se ele for capitão de veleiro eu serei o seu imediato!" de facto, a partir daí, passaram a ser grandes amigos e o Adriano começou desde logo a exercer as funções de adjunto do Djosa. Quando este arranjava uma nova namorada era o Adriano que ia com ela ao Eden Park; quando o Djosa ia para a Matiota era o Adriano que passava o tempo com a bóia de câmara de ar; quando o Djosa comprava um latinha de leite condensado era o Adriano que fazia os dois furos e o provava para ver se não estava estragado, bebendo sempre mais de metade. Enfim, foi uma amizade duradoura que só se tornou menos visível quando a vida os separou, o Adriano feito militar, o Djosa com o seu primeiro bote comprado em terceira mão na praia dos ditos por cinco contos ao Justino Groguim que se reformou porque com tanta bebedeira já não apanhava um esmoregal nem um pargo havia 10 anos.
    2 - Quanto ao Arroz, blogue que ele vai processar entregando a queixa-crime logo que o tribunal do Mindelo hoje abrir as suas portas, o Djosa refere o seguinte: o Queen Victoria está pago e mais que pago. As provas disso encontram-se arquivadas no Registo de Navios de Salamança na gaveta 36, maço 18. É só verificar. O problema com a comarca de Santa Luzia tem a ver com a vingança de uma funcionária, Xandinha de Brito Évora, que teve um caso de amor mal resolvido com o Djosa. A dita, argumenta que ele é o pai dos seus nove filhos, o que ele nega em absoluto… Por via disso, está a correr um processo por difamação contra a mentirosa, posto pelo meu amigo. Quanto ao chamado "Caso Viana" é uma confusão de jornais portugueses de fofocas, pois a única ligação que o Djosa tem com Viana é com o "deserto de Viana" em Bubista, onde construiu um resort com capitais italianos, feito por trabalhadores italianos, com empregados italianos, para turistas italianos que só comem comida italiana, só bebem Chianti e Frascati e só viajam em aviões italianos. Também esse boato dos estaleiros de Vian (do Castelo) já está nas mãos da justiça. O "boato Viana", como também é conhecido, atribui-se a um tal Feng Li Chung, chinês que quer encher a Bubista de lojas de chinocas e que já fundou em Sal-Rei 87 desses estabelecimentos. Parece que o homem também queria criar uma loja no local onde o Djosa colocou o tal resort que se chama "La bella Itália ta gostá de catchupa".
    Está portanto esclarecido o Atum e agora que se desenrasque com o processo que tem às costas. Bem feito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu poderia, de forma mui elegante, limitar-me a dizer: "See you in Court..." mas, como "mnine de soncente" eu não sou de levar afronta p'ra casa e venho confirmar tudoi quanto escrevi...Aliás fiquei atónito com o papel reservado, em toda esta história, ao meu particular amigo Adriano, que não estou a ver a provar o Dutch Baby de ninguém, muito menos do Djosa que tem passado a vida à custa de Letras de favor e cheques sem cobertura, tendo prometido pagar o Q.V. com um a carga de milho produzido numa quinta sua na Guatemala mas que ninguém sabe onde fica...
      Não tenho receio algum dessa queixa-crime pois já sei que o Djosa, como fez toda a sua vida, quando chegar a hora da verdade, hiberna, como um grande urso que é e o seu defensor publico se quedará pela Praia de Bote, olhando o dia que se fina para alem do Monte Cara e imaginando os putos que, há muitos anos, mergulhavam por ali à procura de de pedrinhas de nhôcáss e cardife que ajudavam a aquecer a tripé de ferro negro onde diáriamente se produzia o milagre da cachupa de povo...O RESTO É PAISAGEM, MEUS AMIGOS...

      Eliminar
  5. Todos os jornais de São Vicente, em papel e electrónicos (fora o "Boca de Rua de Lisboa" e o "Boca de Praia de Bote" que são verbais, como o próprio título indica) já estão a noticiar que o blogue "Arrozcatum", na contingência de vir a ser encerrado pela Interpol se disfarçou de "Catchupaguizode", esperando assim que as águas da justiça amainem para voltar à tona. Diz-se também que entretanto o seu administrador voltou a dedicar-se ao radialismo e que montou uma emissora pirata no nariz do Monte Cara que está a emitir para todo o arquipélago em jeito de lavagem ao cérebro a frase única "Ca é mim", de 30 em 30 segundos. Neste preciso momento decorre no Mindelo grandiosa manifestação espontânea de apoio a Djosa de nha Bia, cujo começo está no Palácio do Povo e cuja cauda está na Matiota e em que os participantes gritam "Arroz ca tem razom, esse atum sta stragóde". Djosa de nha Bia fala agora no topo de uma grua, junto ao plurim de virdura. Registamos algumas das suas frases: "Ele verá, ele verá (referindo-se ao blogue "Arrozcatum"), quando o tribunal lhe fechar a loja. Mas antes, os aviões e os barcos da Guarda Costeira irão bombardear a penca do Monte Cara que ficará com cara de esfinge do Egipto sem nariz mas pelo menos acabará a lavagem ao cérebro e os ataques pessoais à minha pessoa que ao mesmo tempo ferem o nome de mamãe ou não seja eu Djosa de nha Bia."

    ResponderEliminar
  6. Amigos, vocês os dois são dois grandesssíssimos gozões, ou, por outras palavras, menins buzod, pelo que não vou meter mais nenhum grãozinho de pimenta nesta brincadeira tipicamente mindelense, sob pena de baralharmos completamente as meninges de algum leitor desprevenido ou não conhecedor do património brincalhão mindelense. E esse incauto leitor tanto poderá ser mandrongo como poderá ser badio, pois é sabido que as gentes da Praia não vão muito à bola com a mufneza mindelense.
    Quanto ao meu amigo Djosa de nha Bia, lamento dizer-vos que ele neste momento está também na lista da INTERPOL, porque há suspeita de que ele esteja metido no caso dos submarinos do Paulo Portas. E tudo se confirma porque a Prof. Nominanda Fonseca, nossa ex-vizinha em Fonte Cónego, onde restaurou a antiga casa paterna, me falou de um mandado de captura espetado na parede exterior da sua casa, onde está a fuça sorridente do Djosa. Ele foi sempre um rapaz sorridente, mesmo quando ti Fefa Brito lhe aplicava umas vergastadas nas canelas com a sua varinha de mantamba, enquanto mascava tabaco.
    E fico por aqui para não agravar mais a baralhação das meninges do povo.

    ResponderEliminar
  7. Eu não queria puxar essa dos submarinos que o Adriano trouxe para aqui como se fosse coisa de vigarice do Djosa. Mas já que assim é, sempre digo que isso é outro mal-entendido que a Interpol já esclareceu, alegando que foi um desastrado erro de precipitação sua. O que se passou realmente foi um acordo tripartido entre o Djosa, o Paulo Portas (na qualidade de ministro da Defesa de Portugal) e a empresa construtora do "Tridente" e do "Arpão" em que o Djosa se comprometia a fornecer os submersíveis de grogue de Santo Antão destinado a combustível dos seus motores (muito mais barato que o gasóleo ou nafta habituais), tendo como contrapartida o lucro de viagens de passageiros das outras ilhas para São Vicente durante a época carnavalesca de que o Djosa seria detentor durante 20 anos. É apenas isto e nada mais que isto. Portanto, peço à minha amiga Nominanda que arranque o papilim da parede da casa do Djosa porque isso é tudo mentira.

    ResponderEliminar
  8. A "Cunard Line" que, afinal, é a verdadeira proprietária do Q.V. (sorry, Djosa...) deve estar toda satisfeita com toda esta publicidade ao seu belo navio, neste momento em Punta Arenas (Chile) de onde partirá para Amalia Glacier (Chile),,,
    Não sei se deva acreditar na notícia que dá conta do falecimentio do Djosa, esgasgado com um caroço de manga verde...Paz à sua alma, até que ressuscite na Praia de Bote que é onde estes milagres das ciências ocultas costumam acontecer, ou não fosse o Djack o célebre Merlim, disfarçado de crioulo branco com óculos de bisbilhoteiro Histórico...

    ResponderEliminar
  9. O Djosa enviou-me a seguinte mensagem do seu ipad: "Djack, sei que tens lutado pelo bom nome da minha reputação que esse blogue venenoso Arrozcatum está a tentar destruir. O problema é a manha de saberem que eu estou a ter grande sucesso com a minha companhia de navegação, pois comecei com um botim e estou hoje com 18 transatlânticos. Manha, só manha, esses tipos queriam é o que eu te vou oferecer pela tua amizade sólida: uma viagem de volta ao mundo no "Queen Victory" com tudo pago. O Adriano, que também participou na campanha de má língua, esse não apanha nada e o atunzeiro está a contas com o tribunal do Mindelo que já enviou para as autoridades portuguesas uma providência cautelar contra o blogue gastronómico-piscícola. Cá te espero a bordo, para um ano de farra com paragem de dois meses no Hawai e outros tantos em Cuba, fora Cancún, onde pararemos por quatro meses. O restante será passado no Porto Grande com ementa de lagosta, esmoregal e pargo assado e o Tito Paris a tocar em cada refeição para animar os comensais."

    ResponderEliminar
  10. O senhor que dá por nome de Djack está do lado da razão. Efetivamente o senhor Djosa é o verdadeiro dono proprietário do navio cruzeiro QV . Eu tenho escritório de shipschandler na rua de Paria de Bote junto de capitania de senhor Djack e sou eu que forneço o navio quando chega atracar na baia de Big Port...

    Cumprimentos com respeito a todos vocês que Deus queira tenha saúde como eu
    Faná

    ResponderEliminar
  11. Obrigado, caro amigo Faná, em meu nome e do Djosa, homem sério (quando não se está a rir). Ainda há gente drêto na Mindel que gosta de falar verdade. E de mais a mais sendo um cumpanher de Praia de Bote e ainda por cima shipchandler. Ou seja, a verdade vem sempre ao de cima.

    Um braça de ratchá osse pa Faná,
    Djack

    ResponderEliminar
  12. Já não bastava o Djosa e o Merlim disfarçado e, agora, aparece o Faná, que só apanha uma bebedeira em 1 de Janeiro e, depois, vai-a regando - como se faz às plantas - para durar até 31 de Dezembro...Quem é que vai acreditar num "mordedor de cana" deste calibre que diz ter um escritório de chipchandler "junto" da capitania, numa porta sem numero duma casa que não existe...Oh Faná, paciencia, nha fidge!
    Quanto à mensagem de ipod do Djosa eu só sei que NÃO POD...SER! Djosa tá morto morride e interrad, teso mod'um oi lorgue sêq na sol de Chã de 'licrin...

    ResponderEliminar
  13. Djosa ta bá vivê pa sempre na coraçom mindelense. Despôs dess afronta d'Arrozcatum, pove de Soncente ca ta squecel nunca más. Viva Djosa, bô sta vive pa sempre.

    ResponderEliminar
  14. Pois é, Djack, até porque veio a saber-se que afinal o Djosa foi vítima de um terrível erro judiciário. O ex-expião americano Edward Snowden, detentor de todos os segredos, acaba de explicar que um sósia do Djosa lhe roubou os documentos de identificação e se fez passar por ele para cometer impunemente uma série de falsificações. O próprio Obama confirma tudo. E para o compensar vai convidá-lo para uma visita à Casa Branca onde receberá o título de propriedade de uma réplica do Ernestina, que o Djosa capitaneará na viagem New Bedford - S. Vicente. Resta dizer que é uma réplica com todas as modernices de navegação, equipamento e comodidades. Dizem que quando soube disso o Djosa apanhou uma fusca dos diabos no Boca de Tubarão e que ninguém o segura. E o caso ficou cabalmente resolvido, tanto que a Nominanda informou de que o mandado de captura foi rasgado, por estranha coincidência, por um mandinga de Carnaval no passado domingo.

    ResponderEliminar
  15. Ufaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, tudo acaba bem, quando acaba em bem. Mas há uma coisa que ainda não acabou. Ninguém nos diz se algum de nós ganhou o tal café, Estou eu para aqui a salivar há mais de 24 horas e não há meio de saber se tenho direito a uma bica de borla...

    Braça expectante,
    Djack

    ResponderEliminar
  16. Uma vez que o Djosa passa à história pequena, já cá faltava a indirecta sobre a bica...Quem oferece a curta é o Mendes: ele que se pronuncie!

    ResponderEliminar
  17. Qual indirecta, qual carapuça de Sokol!... É completamente directa. E tem de ser do Fogo ou de Santo Antão. Não quero nenhuma mixórdia de supermercado de terceira classe. Ora essa!...

    Braça a fumegar,
    Djack

    ResponderEliminar
  18. Mais bica menos de bica, de borla ou não, O Djosa é que tem de responder. Dizem que ele anda quebrode porque tem gastado tudo em grogue no Boca de Tubarão. Se não reparem neste epílogo:
    Dôs amdjer titá passá na rua de Praia de Bote, cada um c’sê baloi de pexe. Un dês vrá para ote e dzê:
    - Joana, quel lá ca ê Djosa?
    - Bodsê quê ele meme, Flismina.
    - Ma, o quê ca dá na cabéça del?
    - Ah. bô ca sabê? El agora tá fusca na Boca de Tubarão e depôs el ta ba detá de costa na mar de Praia de Bote ta boiá.
    - Ma ó que cosa, mnina! Ele tá de costa ta boiá de perna aberta pa lóde e broce esticóde, moda um strela de mar.
    - E já bô oiá sê cara? El ta sempre cum sorriso idiota na cara.
    -Ah, ê dvera, Joana.
    - E mod quê el ta assim?
    - Bô ca sabê? Ês ta dzê quel recebê telefonéma de presidente de Merca a cunvdal pa un vsita pa entregal un naviu moda Erenestina.
    - ò mnina bô ta creditá nês cosa? Ê tud bsofaria de Djosa.

    ResponderEliminar
  19. Se eu desconfiasse no que isto ia dar já tinha publicado as fotos do Q.V. há mais tempo...Nunca uma postagem do Arrozcatum teve caudal identico de comentários, alguns deles verdadeiras joias literárias a pedir outro enquadramento...Raramente tenho lido melhor no domínio das crónicas "non sense" o que quer dizer que anda por aí uma data de imaginação à solta a merecer melhor guarida do que um Blog a cheirar a peixe...Nesta altura do campeonato, até já começo a ter alguma simpatia com o Djosa de tal forma que lhe vou enviar um frasco de Matin´s de 30 anos que sempre dá uma ressaca mais "chic" do que o grog de má qualidade com que ele se enfrasca!

    ResponderEliminar
  20. Vencedor, por larga margem, Adriano com a sua última participação. Ri-me tanto sozinho aqui no escritório que parecia um doido.

    Braça de boca aberta a mostrar o piano todo,
    Djack

    ResponderEliminar