Sob este título publicámos um provérbio chinês, no post
Nº 6513...Mereceu do Paulo Azevedo um comentário
que nos pareceu merecer "honras" de 1ª página...
...oooOooo...
Sabedoria…
Acho muito interessantes e até dignos de reflexão, estes ditados e provérbios chineses que amiúde nos chegam, quiçá depois de percorrerem milénios desde os primórdios da dita civilização.
Contudo, intriga-me a visível incapacidade também milenar, dos próprios chineses, de porem em prática os seus ditos.
O que se assiste, é a um bem planeado disseminar global de lojas de produtos de qualidade duvidosa e de restaurantes a metro, numa clara estratégia de fundo capitalista (e não tenho nada contra o capital de uma maneira geral). Vejo em contrapartida as cidades chinesas cada vez mais parecidas com as ocidentais ou até mais altas que as últimas e o consumo interno de glamour a crescer exponencialmente.
Posto isto, podemos chegar a várias conclusões: ou a milenar sabedoria chinesa foi literalmente engolida pela humana sede de poder ou então que a demagogia, também a metro, tornou-se num dos bens exportáveis da impressionante e vasta China, que assim, até tem mesmo á mão, um penso rápido, para tentar esconder as tremendas atrocidades internas em questões de direitos humanos.
O problema é que os produtos low-cost têm espaço no mundo ocidental mas, demagogia, temos de sobra…
“Faz o que eu digo, não faças o que eu faço!” – Parece-me um título mais acertado.
Paulo Azevedo
Acho muito interessantes e até dignos de reflexão, estes ditados e provérbios chineses que amiúde nos chegam, quiçá depois de percorrerem milénios desde os primórdios da dita civilização.
Contudo, intriga-me a visível incapacidade também milenar, dos próprios chineses, de porem em prática os seus ditos.
O que se assiste, é a um bem planeado disseminar global de lojas de produtos de qualidade duvidosa e de restaurantes a metro, numa clara estratégia de fundo capitalista (e não tenho nada contra o capital de uma maneira geral). Vejo em contrapartida as cidades chinesas cada vez mais parecidas com as ocidentais ou até mais altas que as últimas e o consumo interno de glamour a crescer exponencialmente.
Posto isto, podemos chegar a várias conclusões: ou a milenar sabedoria chinesa foi literalmente engolida pela humana sede de poder ou então que a demagogia, também a metro, tornou-se num dos bens exportáveis da impressionante e vasta China, que assim, até tem mesmo á mão, um penso rápido, para tentar esconder as tremendas atrocidades internas em questões de direitos humanos.
O problema é que os produtos low-cost têm espaço no mundo ocidental mas, demagogia, temos de sobra…
“Faz o que eu digo, não faças o que eu faço!” – Parece-me um título mais acertado.
Paulo Azevedo
Por enquanto só os chineses conseguiram conciliar a lógica de um estado comunista com as vantagens do capitalismo, qualquer coisa inimaginável décadas atrás.. O sucesso é iniludível, mas resta saber como irão resolver as enormes complexidades futuras do sistema. Mas como até agora tudo parece em crescendo, temos de lhes dar, para já, o benefício da dúvida.
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