Jardim Gonçalves é um conhecido banqueiro, oriundo da Madeira, terra farta produtora de boas bananas que, a esta hora, devem estar todas vermelhas...de vergonha!
O nosso homem, não certamente por ir à Missa todos os dias, caiu em desgraça e acabou por ser corrido do seu Banco com uma série de contra-ordenações às costas, que incluíam uma multa de um milhão de Euros, inibições de carácter laboral bastante prolongadas e não se sabe o que mais...Afinal, diziam as pessoas, a justiça sempre funciona!
Subitamente, soube-se hoje que um tribunal de Primeira Instancia recolocou o citado banqueiro à sombra da bananeira pois todas as nove contra-ordenações que sobre ele pendiam, prescreveram e, como prescreveram, deixaram, obviamente, de produzir efeitos...Quer isto dizer que, quando menos se esperar, teremos o J.G. na Presidência do Concelho de Administração do Millennium, o tal Banco que ele quase levou à falência...
Quando ouvi esta noticia, esta manhã, fui ver-me ao espelho e dei comigo a contemplar uma banana escarlate!
Boa e sugestiva crónica, Zito. Começa já a ser fastidiosa a sucessão de razões para deixarmos de acreditar na possibilidade de construirmos um país mais justo. Infelizmente, mais não fazemos que dar razão à História quando ela atesta a nossa incapacidade genética para viver segundo os valores do Liberalismo, mas Liberalismo entendido como filosofia política ou visão do mundo fundada sobre ideais de liberdade e igualdade, não o liberalismo económico neoclássico na perspectiva de Friedrich Hayek. Se tivéssemos uma Justiça, penso que teríamos condições para progredir alguma coisa. Como não a temos, o bananal de cor vermelha terá condições para continuar a alastrar-se por aí fora.
ResponderEliminarJá nem nos admiramos. O facto é por de mais repetido. Faz-se a maningância, vem ao dominio público, surge o falatório, que só dura tres dias, e o caso passa para a "justiça". Entra em acção um advogado de alto gabarito, e começa a arrastar a coisa, ou coisas durante o tempo necessário até prescrever.Tudo simples e fácil, sobretudo lindo, lindo... Até fico comovida com tanta seriedade...
ResponderEliminarNo nosso Portugal, naquela zona de Lisboa onde proliferam estes interesseiros sem moral está a sentir-se a falta dum Dilúvio, e sem bóias de salvação.
O mundo português, que é o meu, começa a desiludir-me, e eu a bendizer o facto de já estar mais para lá do que pra cá. Mas tenho receio pelos novos, o que será que os espera...
Abraço, bom resto de sábado e ótimo Domingo.
Dilita
Desculpe Dilita mas nós,os menos jóvens, tambem temos direito à felicidade...Para haver gente mais jóvem é necessário que alguem os dê à luz, os mais velhos, muito embora isso comece a ser cada vez mais dificil com os casais do mesmo sexo...Enfim!
ResponderEliminarBoa saude e Deus nos defenda da justiça!
Zito