Páginas

sexta-feira, 14 de março de 2014

[6660]- FOTOS COM HISTÓRIA...


Mindelo – 1913

“ O cônsul da Inglaterra em Cavo Verde Sr. A.T. Taylor, Capitão-de-Fragata da Marinha Ingleza instituiu em S. Vicente um batalhão de "Boy-Scouts" que muito tem contribuído para a educação das creanças de todas as classes que ingressam na agremiação.
Várias famílias contribuem largamente para o cofre dos Boy-Scouts cujos exercícios são frequentemente presenciados por grande numero de pessoas exceto quando o grupo se afasta da cidade e vae para o campo fazer seu estadio de alguns dias.

Desta forma o Sr. Taylor, com os seus auxiliares, vae realizando a educação física dos pequenos que à semelhança das creanças inglezas se desenvolvem, perdem o terror dos perigos e os afrontam até, formando-se assim para as grandes lutas da vida o que não sucede com a educação escolar por falta dos largos e arrojados exercícios ao ar livre que ao mesmo tempo fortificam a disciplinam.
É esta uma das agremiações do género e que já relevantes serviços veem prestando

OS CHEFES

 


Sentados, ao centro, o Secretário Sr Simão Barlay – à sua direita o Sr G. Eveleigh e à esq.
Sr A. Miranda
De pé da esq/para a direita: os srs Silvino Guimarães, O Marley, R. Bandeira e C. Silva.

Pesquiza de A.Mendes

 

8 comentários:

  1. Desconhecia em absoluto que esta iniciativa tivesse tido lugar em S. Vicente.
    Mas o que é para mim mais surpreendente é ver na foto (a pequena) o meu bisavô pelo lado paterno, Não há dúvida que aquela ilha tinha uma marca própria no contexto do arquipélago.

    ResponderEliminar
  2. E não há dúvida que o senhor A.Mendes veio trazer contributos de grande interesse a este blogue. Mais uma vez, endereço-lhe as minhas efusivas felicitações.

    ResponderEliminar
  3. da minha parte agradeço-lhe o elogio. faço-o com amor e gosto... Amor à terra que me criou!
    (respondi no post do Zezinho Figueira:

    Braça e bom de fim de semana com bacalhau da ementa de hoje.

    ResponderEliminar
  4. De onde saiu este suculento material que o Mendes aqui deixou? É que isto não é novidade para mim já que em tempos escrevi um texto sobre o Sérgio Frusoni onde falo de uma récita que se realizou no Mindelo a favor dos boys-scout cujo produto reverteria a favor da sua Associação. A fonte é o "Futuro de Cabo Verde" de 20 de Novembro de 1913, exactamente neste ano das imagens. A iniciativa foi de Simão Barbosa (na legenda, ali em cima diz-se Simão Barlay). Nessa récita cantou o nosso Sérgio Frusoni. Fico à espera de saber de onde saiu este mais que excelente material. Como disse, isto não é novidade como tema para mim. Mas as imagens nunca as tinha visto e gostaria de dar desenvolvimento à coisa que está a interessar algumas pessoas em Cabo Verde.

    Braça escutista,
    Djack

    ResponderEliminar
  5. Isto é história contemporânea de CV. O Adriano só pode estar orgulhoso com o seu bisavô patente

    ResponderEliminar
  6. No Arrozcatum Fotos com História ou aspectos hoje esquecidos da história desta cidade/ilha. Quando O cônsul da Inglaterra em Cabo Verde Sr. A.T. Taylor, Capitão-de-Fragata da Marinha Ingleza instituiu em S. Vicente (há um pouco mais de um século a fotografia é datada de 1913) um batalhão de "Boy-Scouts" 'que muito tem contribuído para a educação das creanças de todas as classes que ingressam na agremiação.' O papel da civilização inglesa em SV/CV tem sido pouco estudado mas é um assunto de interesse intelectual e talvez científico (social). Estamos aqui perante a primeira organização de cariz juvenil e de integração social na ilha de S Vicente o núcleo dos Falcões (1930) e mais tarde os Sokols.

    ResponderEliminar
  7. E temos de decidir se o Simão era Barbosa ou Barlay...

    ResponderEliminar