Ao que parece, a CMSV já aprovou uma primeira versão do projecto segundo informa a Nação...
Ao fazer isto a CMSV está a cometer uma ilegalidade ao abrigo da lei que define e que elegeu o Centro Histórico de Mindelo Património Nacional de Cabo Verde O Centro Histórico de Mindelo é agora património nacional de Cabo Verde, anunciou esta quinta-feira, 19, aos vereadores e presidente da Câmara Municipal de São Vicente, o director desta área do Instituto da Investigação e do Património Culturais. Com esta classificação a cidade do Mindelo passará a usufruir de um plano de preservação legal e valorização do seu património, que tem interesse histórico, arqueológico, artístico, científico e social, a ser elaborado em conjunto pelo Estado, autarquia e munícipes’ Do ponto de vista legal o coração da cidade está agora protegido, não pode ser violado por obras deste tipo, volumetria e estilo que chocam com a sua traça. Esta obra é ilegal aqui neste local (à luz desta nova lei) Estaremos perante uma autêntica revolução arquitectónica no centro do Mindelo. Se este edifício for avante, nada mais parará a folia por obras deste tipo que irão invadir toda a cidade, pondo em risco o património histórico que é o seu centro.
Os deputado municipais nacionais e homens políticos não podem esconder omitirem-se às suas responsabilidades. Esta é uma oportunidade para fazer um grande teste de como se cumprem as leis em CV e se as autoridades (o Ministério da Cultura, a Câmara Municipal de S. Vicente e o IPAR) e os actores políticos podem zelar para a sua observância. É possível um projecto moderno para o Eden Park, equilibrado e respeitador da lei e da história da cidade. Se os actores políticos governamentais e autárquicos deixarem passar sob silêncio esta violação serão coniventes com uma ilegalidade e um crime ao património, pelo que um dia e poderão todos ser culpados por este e outros crimes cometidos contra esta ilha e a sua cidade. Esta é uma oportunidade para fazer um grande teste à coragem dos homens políticos e aos cidadãos mindelenses em geral.
José Fortes Lopes
Dura Lex (mesmo que possa ser hoje injusta para os donos) Sed Lex. Vamos ver se aplicam desta vez a lei. O Eden park está protegido pela lei do Património e pelo facto de terem classificado a parte histórica do Mindelo Património Nacional. Estou curioso para saber onde param o Ministro da Cultura e o director do IIPC Dr Jair Fernandes da Direcção da Salvaguarda do Património Instituto da Investigação e do Património Culturais sobre este assunto, ele que veio há 2 anos comunicar com trombetas ao povo do Mindelo que a partir de 2012 a sua cidade estaria protegida e não haveria mais abate de património. Se acham que pelo facto de terem fintado os incautos com uma pseudo preservação da fachada, para na realidade pretenderem espetar uma autêntico mamaracho na zona mais nobre da cidade então estão redondamente mas mesmo redondamente enganados. Este projecto é inaceitável e deve ser devolvido à precedência. A CMSV que não brinque com este processo uma vez que já esteve envolvida no derrube da Casa Adriana!!!.
ResponderEliminarGostaria de perguntar a este arquitecto que é da Praia se pretende fazer obras post-modernas do estilo novo Eden Park no centro do Plateau da Praia se já pensou no que será a sua ilha capital neste visão, e se já tem mais ideias post modernas para o centro da nossa cidade como por exemplo do destino a dar ao nosso Palácio, ao Liceu Velho e a réplica da Torre de Belém, pois mindelenses modernizadores estão ávidos para saber quando é que se decreta que estas velharias devem ser batidas e que S. Vicente seja a nova Las Vegas do Atlântico.