Páginas

segunda-feira, 24 de março de 2014

[6715] - INICIATIVA...


Porquê?

Para tudo é necessário um momento em que algo ou alguém pressiona um determinado gatilho.

Na natureza desencadeiam-se uma série de fenómenos que se sucedem,  e que nos proporcionam esta enigmática e maravilhosa experiência da vida.

Vamos deixar estes fenómenos para o temático National Geographic, e ponhamos um olhar atento aos que dependem directamente da intervenção humana.

Pressionar o gatilho, e fazer a diferença, utilizando uma linguagem mais académica ou mediática, utilizaria a expressão ”ser empreendedor” é: tomar a liderança de um processo, acreditar, arriscar, numa palavra, ter… INICIATIVA.

A livre Iniciativa é algo que apesar de estar ao alcance de todos, nem todos terão o privilégio de experimentar.

Demasiados medos e preconceitos que nos atormentam, sejam eles de origem cultural, étnica, política ou até religiosa, poderão estar entre os elementos bloqueadores da iniciativa ou até poderão, no limite, servir como uma boa desculpa.

Os elementos e os estados que se destacam, são os que conseguem ousar e romper com essa espiral complacente de inactividade.

Até breve,

Paulo Azevedo

 

2 comentários:

  1. Tudo tem muito a ver com a cultura, mas também com os contextos geográficos, e estes são determinantes das decisões políticas, logo, iniciativas. Veja-se que a expansão marítima de Portugal foi consequência da sua localização na faixa ocidental da Península Ibérica e do desejo de fugir à acção centrípeta de Castela.

    ResponderEliminar
  2. Concordo que há um "cocktail" que poderá ser propulsor da ação.
    Nos descobrimentos, aproveita-se a embalagem da reconquista, "temperada" pela procura de novas rotas comerciais.
    Mas estamos em pleno sec. XIV, e o conhecimento está reservado a uma curta elite.
    A verdade é que esta veia expansionista, poderia ter partido de outras latitudes com realidades geopolíticas relativamente similares. Da europa central, só mais tarde apareceram, o que em marketing designamos por "me too"!!... Entretanto já o mundo era redondo e o mapa estava quase completo.
    Faltou nesta altura, á turma ibérica, um bom departamento de recursos humanos, além de uma boa dose de humildade.
    Hoje toda a informação e recursos, estão á distância de um clique!!!
    Só ficamos no escuro, se nos recusarmos a estender o braço e premirmos o interruptor.

    ResponderEliminar