Páginas

sexta-feira, 18 de abril de 2014

[6814] - MUDAR, É PRECISO...

A NOVA ONDA POLÍTICA APROXIMA-SE DE TODOS OS CABO VERDEANOS ESPALHADOS PELO MUNDO E NO PAIS...
 
O atual modelo ou sistema de governação previsto na CRCV é a principal ferramenta ao serviço dos partidos e enquanto assim for não sairemos desta desgraça nacional.
De acordo com as manifestações publicas dos dois partidos do arco da governação do nosso Pais, o aprofundamento da democracia participativa nao está incluída nas suas agendas de trabalho.
Portanto isso só será possível a partir do momento em que o povo unir na manifestação publica e exigir, taxativamente, que os governantes incluam o referendo nas suas agendas políticas, apresentando uma solução para combater a corrupção ou para salvaguardar a soberania e prestigio nacional.
Até dizem alguns arautos da democracia que o problema não está na CRCV, o que achamos uma pura demagogia política e falta de vontade de mudar o sistema partidário de elites políticas.
Se a nossa constituição prevê o aprofundamento da democracia participativa também entrega o poder de a executar, alterar, gerir e ignorar nas mãos de partidos políticos que a usam e dela se servem como fazem as organizações criminosas?
Para que consigamos implementar uma democracia participativa a constituição tem de ser profundamente alterada no que concerne à organização do poder político e organização do território (regionalização do território nacional).
Enquanto estivermos organizados politicamente e territorialmente como a nossa CONSTITUIÇÃO sanciona continuaremos na senda da miséria e das injustiças que a mesma acarreta porque continuaremos a ser governados por partidos que não são mais que antros de ratos e musaranhos.
Todos os partidos ignoram o aprofundamento da democracia participativa, podes dizer que não respeitam esse artigo porque a própria CONSTITUIÇÃO lhes dá poderes para o ignorarem…
Aliás se quiserem, 2/3 dos gatunos que estão na Assembleia da Republica alterarão a CRCV. Mas como tudo é feito à medida dos partidos e para os servir a si e às elites de traidores que gravitam à volta dos partidos políticos, o povo coitado é sempre quem sofre.
Na Constituição da Republica de Cabo Verde “CRCV” a frase “aprofundamento da democracia participativa” está bem definida.
Porque será que os partidos com assento no Parlamento nunca referendam as decisões que mais violam a CRCV e empobrecem o povo.
Enquanto continuares a apregoar a liberdade dentro de teu partido, não serás um libertador, e sim o carrasco daqueles que pensam diferente de ti.
Urge implementar uma democracia participativa em que o referendo local, regional e nacional seja a principal ferramenta de decisão.
Que o crime de corrupção e outros de rouba pão sejam crimes constitucionais e imprescritíveis à semelhança dos crimes contra a humanidade, que os seus autores sejam espoliados de bens e declarados contumazes.
Os independentes querem o sufrágio universal directo, que a corrupção e o tráfico de influências sejam crimes constitucionais e imprescritíveis à semelhança dos crimes contra a humanidade….
Queremos uma Assembleia Constituinte, lutamos pelo direito a votar fora dos partidos, queremos democracia participativa/directa.
OS PARTIDOS POLITICOS CABO VERDEANOS JÁ PROVARAM INCOMPATÍVEIS COM A DEMOCRACIA QUE O POVO DESEJA E ESPERA.
O modelo democrático que tem governado o mundo nos últimos cem anos foi assente em partidos, tivemos o torpe comunista ( URSS, CUBA, ETC.), o ignóbil nacionalismo ( SALAZAR, MUSSOLINI, HITLER, etc) a tortura militar e dictatorial ( PEDRO PIRES, NINO VIEIRA, ETC) e actualmente esta democracia partidária que nos faz escravos dos políticos.
Modelos de governo assentes em partidos estão esgotados, já não servem a humanidade, o progresso nem combatem a miséria e a pobreza que grassa nos nossos lares…. O sistema Cabo Verdeano precisa ser mudado, urgentemente.
EXIJAMOS MANIFESTANDO PUBLICAMENTE OS NOSSOS DESEJOS E DIREITOS DEMOCRÁTICOS.
Carlos Fortes Lopes, M.A.

Sem comentários:

Enviar um comentário