Páginas

segunda-feira, 19 de maio de 2014

[6928] - A PEDRADA NO CHARCO...


"PEDRADA NO CHARCO" - Foi assim que o Senhor Primeiro Ministro de Cabo Verde classificou o discurso de Carlos Lopes, enviado da ONU ao II Fórum sobre a transformação do país até ao limiar de 2030...
Andei pela Net à busca de outras apreciações e, num dos jornais "on line" de Cabo Verde, encontrei um texto assinado por um "Cidadão" que demonstra quão frágeis são, por vezes, as relações humanas e a facilidade com que estala a ténue camada de verniz com que se pretende mascarar tais relações, trazendo à superficie sentimentos xenófobos que parecem emoldurar perigosos sintomas de "intifada"...Aí vai:

Cidadão

18 Maio 2014 18:04
Muitas vezes,fico pensando se valeu a pena,lutar,durante a minha juventude,contra a presença dos colonialistas e dos seus abusos,em Cabo Verde.A minha adesão ao trabalho clandestino foi por causa dos abusos que eles faziam e dos privilégios que eles tinham.Hoje,o país é independente,mas,infelizmente,os portugueses voltaram em força,com atitudes de arrogância,abusos e sem o mínimo de respeito para com os cabo-verdianos.Arvoram-serem investidores externos,mas a verdade é que chegam com uma mão à frente e outra atrás,mas tempos depois,as suas empresas são bem sucedidas,à base de falcatruas,enquanto que as dos nossos cidadãos atravessam maiores dificuldades,O pior é que eles maltratam os seus trabalhadores,com palavras injuriosas e não só.Quando estão nos lugares públicos,falam em voz alta,sempre usando palavrões,poluindo o ambiente com fumo de cigarro.Não vou dizer mais nada,porque não quero ser confundido como radicalismo e nem como xenófobo.

2 comentários:

  1. Esta prosa não parece escrita por um mero "racista"/Xenófobo"...
    Mas, sim por um simples e ignorante frustrado...

    Daqueles que pensavam ( como cá se pensou, depois do 25 de Abril) que finalmente se tinha (m) alcançado a (s) pura)s) e verdadeira(s) independência (s) .
    A realidade, porém, é outra!

    Bate nos portugueses... são os que, possivelmente, lhe convém e melhor acolhimento recebe(?)...
    Este cidadão merece uma resposta `altura...

    Antes, porem, gostaria que ele me dissesse, qual o montante (aproximado, comparativo) que os países africanos já investiram em Cabo Verde? ... Se é só o investimento português que ele vê como "colonialista" "fumador" e malcriado!

    Diga de sua justiça!

    ResponderEliminar
  2. O comentário acima é de Amendes.

    ResponderEliminar