Páginas

quinta-feira, 22 de maio de 2014

[6949] - CHOVER NO MOLHADO...

SÃO VICENTE: LICEU VELHO SEM CONDIÇÕES PARA RECEBER CONGRESSO INTERNACIONAL DE LUSITANISTAS
A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) foi designada, há três anos, para receber XI Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas (AIL), em São Vicente, mas, até agora, o palco central do evento, o Liceu Velho, continua com o rosto “descalabrado”. A poucos meses do evento, que deverá trazer mais de 100 congressistas ao país, só agora começaram pequenas obras numa ou outra sala do emblemático edifício do Mindelo.
Gentileza de José F. Lopes
 
Isto já a gente sabia...Aliás houve, recentemente, desenvolvimentos sobre este caso da recuperação do antigo Liceu Gil Eanes, que parece terem passado despercebidos ou foram recebidos com algum descrédito...Para quem esteja porventura interessado neste caso, favor consultar o post Nº 6944 deste Blogue. Obrigado!
 

13 comentários:

  1. Esta é que é a verdadeira "Never Ending Story", pois nenhuma é tão desgraçadamente arrastada como esta.

    Braça com tijolos, caliça e tinta a cair,
    Djack

    ResponderEliminar
  2. Pois é, Djack, mas sobre o 6944. nada...

    ResponderEliminar
  3. Por Nossa Senhora da Luz...

    Peço a nossa Senhora da Luz que vos dê a luz... de acabarem de vez com a paranoica e "peregrina" ideia de REGIONALIZAÇÃO.
    Deem as mãos... ponham a mão na massa... sensibilizem a Sociedade Civil para trabalho que urge fazer-se... Não esperem que as "obras" caiam do céu!
    A REGIONALIZAÇÃO será só mais uma fonte de tachos...

    -- "Aquele "palace" tita caí, ninguém ca ta cudile? - Oh senhor, culpa é de Nhô chefe regionalista!"

    Nada na Constituição e na Lei de Cabo Verde, impede que haja uma parceria de desenvolvimento inter-ilhas... S.Vicente só ou com Santo Antão/ S. Nicolau com a Brava por exemplo...
    É um descargo de consciência deitar as culpas nos outros...E mais comodo mandar bocas nos média..
    Que importa que Liceu caia... a culpa é da Praia!!!...

    Pergunto: Quantos antigos estudantes do Liceu Gil Eanes.., (agora pomposamente ditos Estudantes do Secundário), quantos ao longo dos anos mexeram uma palha pela preservação do edifício? Para tanta "gente" importante...ser Amigo de Liceu bastava elogiar Nhô Balta, Nhô Roque e pouco mais...além daquele brinde de champanhe na fim de festa anual !!!!
    Braça e Mantenha
    Cabomondronguim ,que não se conforma com o conforto dos protestantes profissionais!

    ResponderEliminar
  4. É ISSO MESMO STULA...QUEM FALA ASSIM NÃO É GAGO!!!

    ResponderEliminar
  5. Sr o Amendes tem todo o direito de ser a contra a Regionalização mas o tema para aqui não é chamado. Acontece que muito de nós que frequentamos este blogue somos favoráveis. Nós defendemos a causa de todo o património de s. Vicente não por obrigação mas sim por consciência, pois há regionalistas que estão-se nas tintas pelo património e pelo Liceu, pelo menos na atitude, assim como há pessoas envolvidas na defesa do Património que nunca se pronunciaram sobre a Regionalização. Duas coisas nõ tem a priori nada a ver uma com a outra pelo que não é curial misturar aqui as duas questões a menos que queira forçar-nos a dedicar exclusivamente sobre o Liceu : com que meios.
    As pessoas que estão neste combate fazem-no de livre vontade e marcam a sua presença desde há 6 anos data em que se despoletou os problemas de demolição no Mindelo (casa Adriana Fortim Éden Park ) em muitos casos ordenadas ou com a colaboração do poder central. Temos feito barriga coração mas o que é que podemos fazer mais do que o activismo cívico paciente (a que chama protestantes profissionais) artigos petições facebook blogues etc. É claro que se fossemos ricos ou bem relacionados há muito que teríamos resolvidos os problemas porque batemos. Nós não fazemos parte da gente importante dos que bebem champanhe etc mas dos que tentam mexer. Agora quem dá o que pode a mais não é obrigado. Não se esqueça que o Liceu é propriedade do estado e só marginalmente é que este pode deixar uma actuação concertada e efectiva da sociedade civil. Todo o nosso combate pela casa Adriana acabou no dia em que o Estado decidiu abater a sua propriedade. Portanto não baste a sociedade civil querer e está decidido.
    Muitos dos que actualmente defendem a Regionalização como solução para os problemas de S Vicente e das outras ilhas fazem-no porque sabem que no quadro do centralismo já não é possível avançar mais. Estamos convencidos que se houvesse um poder Regional em S. Vicente era possível chegar a uma solução para os problemas do património que se enquadro num conjunto de problemas associados a crise económica social e política por que atravessa a nossa ilha.
    Mas Sr Amendes a Regionalização é uma opção política é-se favor ou contra, agora não se pode pedir as pessoas que abandonem as suas convicções por causa do Liceu. E depois do Liceu os problemas da ilha ficam resolvidos?
    Sim queremos salvar Liceu. Mas é convicção dos Regionalistas que temos que ir para além desses problemas pontuais do Liceu e do Eden Park e focalizar nos verdadeiros problemas da nossa ilha e de Cabo verde. Agora peço é que não me trate de paranóico ou de protestante profissional pois tenho uma ocupação muito intensa para ser protestante profissional. Venho a este blogue como cidadão para interagir com os outros e tentar progredir nas ideias no respeito pelo outros. Faço isso como uma maneira de contribuir para o bem da minha ilha e talvez de cabo Verde.

    ResponderEliminar
  6. NB: A título de informação a Regionalização já já está ser discutida com toda a naturalidade em S Vicente e cabo verde
    A comissão política regional do PAICV, partido no poder, e os deputados nacionais informaram hoje que se realizam no próximo dia 23 de Maio um Fórum sobre a regionalização. O dirigente do pAICV de S . Vicente afirma Alcides Graça, afirma que “o modelo da administração pública de Cabo Verde, neste momento está esgotado. É preciso encontrar claramente outro modelo. Para o deputado municipal o modelo de regionalização é um processo que passa por várias etapas e que não se devem queimar as etapas”

    Irão marcar presença neste evento, o presidente do partido José Maria Neves, o secretário-geral do partido, o líder da bancada parlamentar do Paicv e outros deputados nacionais.

    http://noticiasdonorte.publ.cv/23196/encontrar-pistas-sobre-modelos-de-regionalizacao/

    ResponderEliminar
  7. Caro Sr José Fortes

    Não vou aqui "esgrimir " argumentos -anti - ou pró regionalização... cada um é livre de ser ou não regionalizável...
    Entretanto:
    Mencionou como bandeira do "pró" a
    -- Casa dr Adriano.
    Eu pergunto: Não existe na Lei de Cabo Verde a figura "Providencia Cautelar"?
    ...
    Dou-lhe como exemplo, a acção interposta pelo Movimento Cívico de Lisboa (Presidido pelo Dr Miguel Sousa Tavares) contra o planeado "muro" de contentores na zona ribeirinha...sem regionalização o Tribunal embargou a obra...!
    --
    Quanto à discussão aprazada sobre o assunto... Resta-me rezar para que...!

    ResponderEliminar
  8. Caros Amigos

    POSSUO ELEMENTOS OFICIAIAS PROVATÓRIOS DE QUE A "REPORTAGEM" DESENVOLVIDA NO JORNAL, NÂO PASSA D'UMA PURA E DESCARADA M E N T I R A !!!!

    A PARTIR DAQUI... CADA UM TIRE AS DEVIDAS ILAÇÕES.
    SAUDAÇÕES GILISTAS
    SAUDAÇÕES

    ResponderEliminar
  9. É evidente que os defensores da regionalização só perseguem a ideia porque se convencem de que em Cabo Verde o centralismo político conduziu o país a um impasse no seu desenvolvimento e acentuou as diferenças entre o centro e a periferia. É evidente que a ideia não é apenas de meia dúzia de "paranóicos", pois que ela neste momento ganha terreno na sociedade cabo-verdiana mais esclarecida e já é a bandeira do principal partido da oposição e também do terceiro partido do xadrez político.
    Contudo, e seja como for, deve-se respeitar o pensamento alheio quando se vive em democracia e, em particular, quando se trocam ideias num blogue simpático como é este.

    ResponderEliminar
  10. As pessoas são como os "elementos": possuem diferentes pontos de fusão...Por outro lado, a dialética, por vezes, prega-nos algumas rasteiras e acabamos por falar com o coração antes que a ideia chegue à cabeça...Se há coisa mais democrática neste mundo é a do exercício do contraditório, mas com a serenidade de uma razoabilidade intelectualmente honesta mas que não podemos impor como universalmente aceite como um dogma. A sanidade no dircurso politico-ideológico, sendo coisa rara, nem por isso é despicienda...

    ResponderEliminar
  11. Sr AMendes
    Sobre as questões que coloca, justas, razoáveis
    ...........................
    Casa dr Adriano.
    Eu pergunto: Não existe na Lei de Cabo Verde a figura "Providencia Cautelar"?
    ...
    Dou-lhe como exemplo, a acção interposta pelo Movimento Cívico de Lisboa (Presidido pelo Dr Miguel Sousa Tavares) contra o planeado "muro" de contentores na zona ribeirinha...sem regionalização o Tribunal embargou a obra...!
    ..............................

    vê-se mesmo que está novo nestas andanças, ou seja na luta que se desenvolveu sobre a Casa Adriana desde 2008.
    Não vou aqui fazer-lhe o relato de tudo o que se passou e que envolveu muita gente activistas petições assinadas por mais de 1000 pessoas enviadas a tudo o que é autoridade do país, mas informe-se. No que concerne a casa Adriana nem o apoio implícito do então presidente P.Pires valeu. É assim tudo o que diz respeito a Patrimónios que se situam na desgraçada ilha de S. Vicente é quando os 'Deuses', quiserem. Os filhos mindelenses importantes meteram a cabeça entre as pernas e poucos quiseram saber.
    É o mesmo problema com o Eden Park, o Liceu a Escola da Praça Nova, o Fortim etc

    ResponderEliminar
  12. Caro José Fortes Lopes

    Obrigado pela sua elucidativa resposta...(insuficiente para que mude da ideia regionalista)
    ...
    " Vê-se que que está novo nestas andanças"

    "Olhe que não"! Olhe que não"!

    Espere por noticias breves!

    Mantenha

    ResponderEliminar