Com uma vénia especial ao "Praia-de-Bote" que hoje fala sobre elas, venho dar imagem ao comentário que lá deixei, sobre as mangas Tom (ou Tommy) Atkins...
A foto até ilustra a melhor maneira de preparar uma manga para a degustação que, aliás, resulta muito bem e suja as mãos muito menos do que o processo tradicional...
De registar, aínda, que existem, pelo menos, quatro variedades de mangas comercializáveis: além das T.Atkins, temos as mangas Palmer, as mangas Haden e as mangas Rosa, cada uma com um "brix" (percentagem de açúcar) diferente mas, todas, de sabor inegualável...Bom apetite!
"Quem sabe, sabe!" Ou, adaptando o ditado, "Quem fala assim de mangas, não é alfaiate!"
ResponderEliminarBraça mangueira,
Djack
Relativamente ao post 7013, lá muito atrás...
ResponderEliminarNada disso, tudo errado... mesmo tudo. A receita é designada no "American-Portuguese Food Gourmet", editado em 1999 em Bombaim com subsídio da diáspora portuguesa no Haiti e alguns apoios de empresários lusitanos estabelecidos em Singapura como "Carne de porco do mar com amêijoa da planície alentejana". Esse sim, é o verdadeiro nome do prato e não o deturpado por proprietários de baiúcas de periferia ditas restaurantes.
Braça gastro-enterítica,
Djack
Esta apresentação da manga não conhecia, pelo que vou já mostrar à dona da minha casa-
ResponderEliminarDescobri a manga "da Guiné" no Senegal. Até então so conhecia as de Sintantom e, como não nos contentàvamos com uma ou duas, o meu Pai levava um cento e era... fartai vilanagem.
ResponderEliminarEm Dakar, muitas vezes precindia-me de uma refeição para me regalar com mangas da Guiné. Mas não conseguia terminar duas delas.
Imaginem so !!!
Carne de porco do mar, Djack, eu não conheço no entanto, o algarvio que fundou a leitaria da Rua de Lisboa, perto do Palácio, costumava fazer umas feijoadas de "chispe do mar" que era um autentico manjar dos deuses...Para não falar cos caranguejos gigantes de Luanda!
ResponderEliminarfui criada numa casa onde num pequeno pátio interno havia uma mangueira. Um pé de manga espada das mais gostosas.
ResponderEliminarAqui temos diversas variedades e a empresa de pesquisa EMBRAPA, tem sua sede de fruticultura e mandioca aqui no Estado da Bahia.
Manga é uma das minhas frutas preferidas, se não for "A" preferida, seguida das peras. Entretanto confesso que manga e etiqueta para mim não combinam. Manga é fruta safada para chupar e roer o caroço e deixar que o caldo escorra pelos cotovelos. Lambuzar-se!
Por aqui até se tem a expressão: Parece o diabo chupando manga!