Páginas

domingo, 24 de agosto de 2014

[7312] - EXPLICANDO...


Esta foto foi aqui publicada dias atrás e levantaram-se dúvidas quanto ao local fotografado...O amigo Mendes expediu uns tantos "mails" e, claro, a explicação chegou...De quem sabe!
"Arrozcatum" agradece...

Saudacões
A foto mostra edifícios da antiga Leprosaria, situada no Lazareto, no sopé do Monte Cara. Ali viviam os leprosos e, esporadicamente, eram ali acolhidos outros doentes que vinham em barcos e deviam ser colocados de quarentena, para evitar contactos com a população.
Actualmente, a zona está cheia de casas de residência e até tem duas ou três unidades hoteleiras, fábricas de conservas de peixe, fábrica de calçado etc.
O sítio fica a caminho do quartel do Morro Branco e é conhecido por "zona industrial"...
Um abraço do fixe,
Djibla

2 comentários:

  1. Muito bem, é isso mesmo. Neste local foi aquartelado O BI 7 (mobilizado pelo RI 7 , Leiria) durante o período da II Guerra Mundial. Era um dos batalhões da Força Expedicionária.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E, o mais engraçado é que eu visitei várias vezes o quartel, com os meus pais, que eram amigos de um sargento do RI7, a que pertencia, também, um tio meu, irmão de minha mãe...Recordo que esse sargento tratava de um rebanho de muitas cabras que andavam a "pastar" (!) o dia todo e, à tardinha, ele gritava "ó bitaaaaaaa", que era o nome da chefe do rebanho e lá vinham as cabras todas, a correr, para uma ração e recolha ao redil...Um espectáculo!

      Eliminar