Páginas

sábado, 31 de janeiro de 2015

[7740] - APROVEITEM, ANTES QUE ESGOTEM...


Segundo o Amendes, este anuncio data de 1910...
Ora, os chamados "discos de vinil" só viram a sua utilização vulgarizada por volta de 1948...Por outro lado, os "discos de goma-laca", inventados nos Estados Unidos em 1880, só cerca de 1912 assistiram ao fim dos cilindros de cera...
Estes factos levantam, pois, dúvidas sobre que "Mornas" se vendiam a 500 reis cada lote de nove...

Seríam cilindros de cera? Seríam discos de goma-laca? Ou seríam, apenas, partituras em papel?
Aceitam-se sugestões!

3 comentários:

  1. "Bonne question" como dizem os francius.
    Tenho a impressão de que o anúncio da época refere-se a pautas de música por nessa altura não existir nenhuma espécie de disco. Nunca consultei qualquer arquivo sobre o assunto mas, pelo que sempre fui ouvindo, ainda não havia qualquer indústria de discos "goma-laca" (muito frágil) também conhecido por 78 rpm, quanto mais vinil.
    Se falarmos de S.Vicente, conto o que ouvi por pessoas amigas que, por volta de 1931, muito pouca gente tinha um gramofone e, por sinal, um deles tinha-o o meu Pai que o adquiriu quando um inglês deixava a ilha. No dia em que quis saber mais sobre o tal, entre muitas outras anedotas, que desfilava gente em sua casa para ver a maravilha, e soube que o meu padrinho, de uma lhe partiu uns seis discos de uma sentada.
    Não querendo monopolizar o lugar, deixo que alguém mais fale sobre o assunto. Fico esperando.
    Tê más logue !
    Braças e mantenhas.

    P.S. - Como o Amandes, a quem agradeço a lembrança, estamos "esgrovetando" na medida em que, antes, ninguém se lembrou de consignar em qualquer espécie de material estas memôrias.
    Relativamente a Mornas gravadas, delas ouvi falar por volta de 1945 quando os familiares de Armando Notias se vangloriavam, abanando foto, do volista ter gravado um disco nos Estados Unidos. Um acontecimento !
    Hoje qualquer um grava CD's. Mesmo que não os venda.

    ResponderEliminar
  2. Eu nunca tinha ouvido falar neste tipo de discos.

    ResponderEliminar
  3. Caros amigos: Este anúncio Publicitário só poderia ser do livro de João Bernardo Alfama, "Canções Crioulas e Músicas Populares de Cabo Verde" editado em 1910 pela Imprensa comercial, Calçada do Caldas, 203 Lisboa. Este livro 9 partituras de 9 Mornas com os versos em crioulo e trad. em português. Na época, vendiam-se mais as musicas em partituras, para interpretação em casa em instrumentos como o piano, violão, flauta etc. O consumo da música gravada em disco ainda estava na sua infância. NB - Os primeiros discos vinil com musica de Cabo Verde foram gravados em 1930 nos Estados Unidos.

    ResponderEliminar