Páginas

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

[7794] - O ÉDEN-PARK E A URBANIZAÇÃO DO MINDELO...


Entre 29 de Julho e 5 de Agosto de 2006, realizou-se o 1º Seminário Internacional de Reabilitação Urbana do Mindelo, sob os auspícios de diversas entidades e tendo como "alma mater" o Prof. Walter Rossa, do Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
Este e outros assuntos, são abjecto da Revista ECDJ.10, editada em 2007, pelo citado Departamento de Arquitectura onde, exaustivamente, se referem todas as intervenções, conclusões e propostas dos 18 monitores e 11 professores  que conduziram os trabalhos do Seminário.
Interessa-nos, particularmente, a página 85, que reproduzimos, pois menciona, especificamente, o Éden-Park, nos seguintes termos:
"Cinema Velho - Recuperação do edifício e do espaço circundante..."
Nenhuma referência, portanto, ao aproveitamento mercantilista da área pelo aumento desmesurado da volumetria, o que perturba, de forma brutal, a harmonia arquitectónica de toda a zona adjacente...
Não parece que aqueles 29 especialistas na matéria estivessem enganados em 2006 e não é provável que, entretanto, tenham mudado de ideias...
A Revista a que nos referimos e da qual dispomos de um exemplar cedido pelo amigo Amendes, está disponível no Google...

2 comentários:

  1. Cadê as conclusões do 1º Seminário Internacional de Reabilitação Urbana do Mindelo? Longe vai este tempo. Agora a Música é outra Modernização à todo o custo limpando os vestígios do antigo, de resto colonial. Desde a demolição da Casa Adriana aqueles que não se poupam os meios para esta Modernização desabrida, 'descabeçada' sentem-se na mote de cima. Em verdade vos digo que nem todos os Meios justificam os Fins (Neste caso a modernização do Mindelo) e quando a Esmola é Choruda é de Desconfiar. Aos mindelenses lanço um desafio uma novo e grande Simpósio Internacional de Reabilitação Urbana do Mindelo, trazer renomes internacionais para debate a questão do urbanismo,do Novo Mundo e do Velho Mundo. É possível um grande projecto de Renovação e Reabilitação Urbana tal como se faz hoje na Europa. Mas tudo isto tem que ser feito com cabeça tronco e membros, com um projecto político para a ilha, com gente séria competente e com ajuda de quem sabe.

    ResponderEliminar
  2. ... " Cinema Velho - Recuperação do edifício e do espaço circundante"...
    A revista em questão apresenta , como exemplo, um esboço arquitetónico do "novo" Eden e uma "Casa da Cultura" num espaço circundante..

    ( Nota A revista pode ser encomendada na Livraria Almedina / Coimbra / Lisboa

    ResponderEliminar