Páginas

quarta-feira, 20 de maio de 2015

[8167] - REDUNDÂNCIAS...

O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, encabeçou esta terça-feira, 19, na Assembleia Municipal da Praia, o acto solene de comemorações do Dia do Município da Praia. Passou em revista os desafios que enfrenta a capital do país, elegeu o Estatuto Especial como um elemento fundamental nas questões cruciais para o desenvolvimento sustentado da capital do país. Criticou ainda a classe política nacional por estar a fazer deste instrumento “letra morta”.
http://www.asemana.publ.cv/spip.php…

...oooOooo...

O Presidente Jorge Carlos Fonseca, volta e meia, insiste no Estatuto Especial para a Praia, algo que os Regionalistas rejeitam categoricamente. 
Porquê mais Estatutos Especiais se há uma percepção generalizada de ele já existir na prática e de ser incompreensível e insuportável?
Num país democrático não pode haver estatutos especiais, nem cidadãos especiais (como existe com a atribuição de regalias e pensões especiais a certos cidadãos que ,inclusivamente, compraram no Mercado dos Valores do Tráfico de Influência e dos Partidários), sobretudo inscritos na constituição. Como foi possível pensar numa tal aberração de atribuir tais especialidades e regalias, é que não percebo !
A pergunta que se coloca é porque razão Mindelo não pode ter Estatuto Especial? Temos carradas de razão e argumentos para defender esta tese e até podemos reclamar a franquia da cidade do Mindelo. Isto é para verem as dificuldades com que se debate a questão da Regionalização. Para os Regionalistas, não se mexe em mais nada enquanto a questão da regionalização não for devidamente abordada e tratada !
Os Estatuto Especiais da Praia e de Santiago só podem ser definidos no quadro de uma Regionalização Global do país, que deve ser geral, sem excepções e especialidades. Por favor não tentem tirar as castanhas do lume!...
(José Fortes Lopes)

2 comentários:

  1. O Estatuto Especial é uma redundância um luxo de meninos mimados.
    O que se pretende com este estatuto especial? Arrecadar mais dinheiro do orçamento do estado? Não vejo outra explicação!!!!
    Observa-se que nenhum país do Mundo tem uma capital com estatuto especial, pois o facto de ser capital já é um Estatuto Especial.
    Portanto isto é mais outra invenção típica desta nomenclatura da capital que não sabe mais o que fazer e anda a girar em cícrculos.
    Se Santiago quer ter 2 Regiões porque raio é que para além disso quer mais um Estatuto Especial?
    Qual é a opinião dos intelectuais e fazedores de opinião sobre esta matéria ou nesxte assunto ninguem pia?
    Bom a minha opinião é clara e nítida sou absolutamente contra !!!!

    ResponderEliminar
  2. Não é por acaso que este estatuto especial para cidade da Praia vem sendo mastigado á vários anos sem possibilidade de ser engolido. É nosso "organismo" tem alguma dificuldade em engolir certas coisas que a priori lhe pode causar algum MAL. Esta no nosso subconsciente.

    ResponderEliminar