Páginas

sábado, 30 de maio de 2015

[8204] - CASA PARA TODOS?!...

Amigos prognostico que  o Projecto Casa Para Todos vai acabar na maior!  Fiasco económico e finaceiro de Cabo Verde, em mais um elefante Branco! Eles sabiam que os cabo-verdianos são quebrados que nem Djosa, não têm salários para pagar estas casas! Quem é que vai pagar esta aventura desaforada de analfabetos económicos? Quem vai pagar aos Bancos portugueses? O Estado Cabo-Verdiano ou o Português?!


      ·
SALÂNDIA - Trabalhadores portugueses abandonam obras do projecto Casa Para Todos em Chã de Matias!
É a segunda construção do projecto habitacional Casa para Todos que estagna na ilha do Sal, por falta de condições financeiras. Um grupo de trabalhadores portugueses regressa ao seu país esta sexta-feira e o seu regresso depende da melhoria das condições.
O Ocean Press esteve no terreno para testemunhar que grande parte dos trabalhadores do projecto Casa para Todos em Chã de Matias, na ilha do Sal, está parado.
A obra devia ter sido entregue em Novembro do ano passado, mas com poucos operários a trabalhar, verifica-se que ainda falta muito para a sua entrega. Acabamentos, pinturas, portais, tectos por colocar, calcetamento por concluir, entre outros...
Devido ao atraso nos acabamentos das casas, os carpinteiros não conseguem avançar com a finalização dos portais e os portugueses que também trabalham nestas habitações vão regressar a Portugal nesta sexta-feira 29, segundo uma fonte que prefere manter o anonimato.
A previsão é para que regressem em Setembro, mas tudo depende da melhoria ou não desta situação.
Sem querer adiantar muito sobre o assunto, o responsável pela obra confirma que “realmente está com atraso mas a situação será revertida brevemente.”  Em poucas palavras remete-nos para o empreiteiro IFH, na Praia...
Daniel Reis, fiscal da obra, avança que “as obras estão atrasadas e a caminhar a um ritmo muito lento”.
Acrescenta que existíam “quatro sub-empreiteiros a trabalhar nas obras, mas que um já abandonou, devido à falta de pagamentos.”
O gestor e  director técnico da IFH, a empresa imobiliária que gere o programa, esteve na ilha do Sal na semana passada para rever o andamento das obras... "No final de Maio, a situação financeira poderá ser resolvida", salientou o engenheiro civil Daniel Reis.
Com os pagamentos em atraso e a redução do numero de trabalhadores, Daniel Reis, afirma que segundo o responsável pela obra “enquanto puderem os trabalhadores vão-se aguentando”.
Sem conseguir contacto com a construtora IFH, a empresa teve que recorrer a um empréstimo bancário para o pagamento dos salários que estavam em atraso.
Recorde-se que, no mês passado, José Maria Neves anunciou que o projecto Casa para Todos iria entregar menos duas mil casas do que o previsto, justificando-se com “alterações no modelo de acesso à banca para os benificiários do projecto e dificuldades de tesouraria do IFH”.
Em curso estão cerca de 30 obras e, segundo os empreiteiros, a dívida acumulada nos trabalhos já realizados ascende a 1.500 milhões de escudos CV, envolvendo cerca de 3.500 trabalhadores em todo o país.
Gilda dos Santos

Cidade e Município de Santa Maria 27 Maio 2015

1 comentário:

  1. Prognostico que o Projecto Casa Para Todos vai acabar no maior Fiasco económico financeiro de CV, em mais um Elefante Branco da longa lista. Eles sabiam que o cabo-verdianos são 'quebrados que nem Djosa', não têm salários para pagar estas casas. Quem é que vai pagar esta aventura desaforada de analfabetos económicos? Quem vai pagar aos Bancos portugueses? O Estado de CV ou o de PT?
    Em 2010 estava em SV e um amigo político me informou do projecto Casa para Todos como um grandioso/maravilhoso projecto 'socialista' que estava a arrancar e eu perguntei-lhe. Onde há dinheiro para isso? Ele respondeu-me os Bancos Portugueses Amigos!!! Retorqui-lhe: Olha que isso pode acabar mal, pois estamos em plena Crise Casa para Todos, o SubPrime Americano!!!! Aparentemente ele estava pouco ao corrente desta Crise.
    Isto tudo para concluir que a propaganda política só engana os incautos pois o inferno está cheio de boas intenções!! Se os cabo-verdianos continuarem a ser assim enganados, então eles merecem pior !!

    ResponderEliminar