Um engenheiro de segurança que trabalha há 31 anos numa refinaria, decidiu partilhar no seu perfil de Facebook algo que está a ser uma sensação, sendo mesmo um dos posts mais partilhados e comentados. Tudo, devido ao tema escolhido: truques de poupança na hora do abastecimento de um veículo.
1.º Truque:
Encher o tanque sempre pela manhã, o mais cedo possível.
A temperatura ambiente e do solo é mais baixa. Todas os postos de combustíveis têm os seus depósitos debaixo terra. Ao estar mais fria, a terra, a densidade da gasolina e do diesel é menor.
O contrário se passa durante o dia, quando a temperatura do solo sobe, e os combustíveis tendem a expandir-se.
Por isso, se você enche o tanque ao meio dia, pela tarde ou ao anoitecer, o litro de combustível não será um litro exatamente.
Na indústria petrolífera a gravidade específica e a temperatura de um solo tem um papel muito importante. Onde eu trabalho, cada carregamento de combustível nos auto-tanques é cuidadosamente controlado no que diz respeito à temperatura, para que, cada galão vertido no depósito do camião seja exato...
2.º Truque:
Quando for pessoalmente encher o depósito, não aperte a pistola ao máximo (pedir o mesmo ao abastecedor, no caso de ser servido).
Segundo a pressão que se exerça sobre a pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta. Prefira sempre o modo mais lento e poupará mais dinheiro. Ao encher mais lentamente, cria-se menos vapor e a maior parte do combustível é aproveitado de forma mais eficaz.
Todas as mangueiras de combustível devolvem o vapor para o tanque da gasolineira...
Se encherem o depósito apertando a pistola ao máximo, uma percentagem do precioso líquido que entra no seu veículo transformando-se em vapor de gasolina, já contabilizado, volta pela mangueira de combustível para o depósito da estação. Isso faz com que os postos consigam recuperar parte do combustível vendido e o cliente acaba pagando como se tivesse recebido a quantidade medida, mas recebe menos combustível no depósito, pagando mais dinheiro.
3. º Truque:
Encher o depósito antes que este fique baixe da metade. Quanto mais combustível tiver no depósito, menos ar haverá dentro do mesmo.
O combustível evapora-se mais rapidamente do que você pensa. Os grandes depósitos cisterna das refinarias têm tectos flutuantes no interior, mantendo o ar separado do combustível, com o objectivo de manter a evaporação ao mínimo.
4.º Truque:
Não encher o depósito quando o posto de combustíveis estiver a ser reabastecido, nem imediatamente a seguir...
Se você chegar ao posto de combustíveis e vir um camião-tanque abastecendo os depósitos subterrâneos do mesmo, ou os acaba de reabastecer evite, se puder, abastecer no dito posto, nesse momento.
Ao reabastecer os depósitos, o combustível é jorrado sob pressão para dentro dos depósitos, o que faz com que o combustível restante nos mesmos seja agitado e os sedimentos depositados no fundo acabam ficando em suspensão por um tempo e você corre o risco de abastecer o seu depósito com combustível sujo!
Colabor. de Adriano M. Lima
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